Qualquer um com a senha do meu mysql pode fazer o que quiser no banco?

Olá, eu sou iniciante no mysql, eu estou trabalhando com mysql e java, no futuro também pretendo trabalhar com php e mysql, eu tenho uma dúvida desde quando comecei a aprender, eu estou usando o usuário root para trabalhar com java, e a senha desse usuário está no código fonte do projeto, claro, no futuro pretendo criar um usuário só pra isso, mas minha dúvida é, como a senha está no código fonte do projeto, qualquer pessoa que ver o código e ver a senha poderá fazer o que quiser no meu banco de dados?

1 curtida

Sim, se ele tiver as credenciais e esse banco acessível na rede, sim ele pode.

Ok, muito obrigado por responder minha dúvida, só que me veio outra agora, se como você disse é possível que qualquer pessoa acesse meu banco, como que grandes serviços se protegem disso, não há mecanismos de segurança ou maneiras de evitar isso no mysql?

1 curtida

Sim, claro que existe várias formas de proteger a rede ou banco ou sistemas de acessos a intrusos, e as grandes empresas já fazem isso a muito tempo. Só que não existe sistema perfeitos, você mesmo pode perceber noticias de hacker invadindo sistemas por brechas deixadas por desenvolvedores. O código compilado (executável) não lhe dá 100% de que o cara não possa gerar o reverso, então, um exemplo são politicas de senhas para determinados usuários só leiam seu banco de dados, outros leiam e gravem e assim por diante.

Nada no mundo da informática é 100% seguro, mas, você como desenvolvedor pode tornar isso quase 100%, com politicas, regras, padrões, normativas, linguagens, etc.