Qual tipo de Camada de Apresentação é mais apropriada para uma determinada solução?

E aew pessoal.

Bom, para começar esse post, já vou deixar claro que não quero discutir quem é o melhor, se é WEB ou DESKTOP.
O meu objetivo é discutir qual é a melhor em determinadas situações.
Hoje, nós temos um mercado totalmente voltado pra WEB. Mas eu acredito que a WEB, utilizada como camada de apresentação, é mais usada meio que por um padrão de mercado. Claro, faz com que todo mundo em qualquer lugar possa acessar a aplicação, mas por exemplo, em um ambiente empresarial, aonde todos tem acesso ao servidor, porque não Desktop?

A questão é: quais são os pontos necessários que eu preciso avaliar para decidir se, em um ambiente empresarial, eu devo usar web ou desktop?

Claro que exponho a questão ciente de que o design da minha aplicação tem que estar desacoplado da view, ou seja: independentemente de ter uma camada de apresentação desktop ou web, o meu design permite que qualquer um dos dois seja implementado.

Pesquisei bastante sobre o assunto, mas não achei muita coisa esclarecedora, achei mais discussões do que é melhor ou não é, não em qual contexto o tipo de apresentação é mais viável.
Alguns links aqui do GUJ:
http://www.guj.com.br/java/19168-java-para-desktop-ou-web-eis-a-questao/
http://www.guj.com.br/java/14066-java-desktop-ou-web/

Valew galera!

Esses são alguns pontos que costumo a olhar:

1. O aplicativo faz acesso a hardware (impressoras, placas de vídeo, portas seriais, etc)? Desktop;
  2. Você não quer gastar com instalação e distribuição, e quer garantir que seus clientes só usem versões atualizadas do sistema? Web;
  3. O aplicativo é de tempo real? Desktop;
  4. A informação que seu sistema gerencia é centralizada, necessita de backup e confidencialidade? Web;
  5. Você precisa de uma interface gráfica extremamente rica e responsiva? Desktop;
  6. Você quer poder aumentar a capacidade de processamento do seu sistema, de forma transparente? Web.
  1. Segurança? Desktop.
  1. Portabilidade? Web

Acho que ficou muito amplo. Segurança em que sentido? E para quem?

Valew ViniGodoy, ajudou bastante aqui na linha de raciocinio!