Qual tá sendo o banco mais recomendado pra quem tá começando?

Bom dia pessoal!

Aprendi sobre banco de dados no MySQL Query Browser, e nunca saí dele em minhas aulas, até hoje. Mas como ele é antigo e abandonado, queria migrar pra outro, que tenha mais possibilidades e seja muito usado no mercado atualmente…

Qual voces me recomendam?

Qualquer um. Todos terão coisas mais fáceis e mais difíceis.

Amigo, eu curto MUITO o postgres, ele é muito claro em todas as informações, robusto, é bem completo e não é tão difícil de manusear.

Eu consegui entregar um trabalho com ele e ficou muito bom, fazem alguns meses já e por enquanto ta tranquilo, o sistema não perde em nada de fluídez, enfim, em questão de velocidade de troca de informações com o banco ele é 10.

O único ponto “negativo” é ele ser pesado, nessas últimas versões no caso. Não passa de 500mb, mas o pgAdmin, em sua interface, puxa um pouco de desempenho.

Eu não acho o postgres pesado.
Outro benefício dele é que ele é totalmente free, diferente do Oracle ou do MS SQL Server, que disponibilizam versões “capadas” (oracle XE e MS SQL Server Community), ele pode ser utilizado full.
Ok, o MySQL também, mas, o MySQL é o menos utilizado no mercado.
Sem falar que o PG tem muito do que o Oracle oferece, logo, utilizar o PG é, de certa forma, se preparar para usar Oracle.

1 curtida

Não, ele não é pesado. A interface do pgAdmin que é um pouco pesada, eu testei em alguns pc’s e a interface ficou um pouco “lenta”, mas o postgres é excelente sim, eu por exemplo só uso ele kkkkkk

SGDB Postgres é robusto e leve.

A ferramenta pgAdmin era super leve quando era 100% UI nativa, agora está um lixo.

1 curtida

Esse Postgres criar um banco independente da ferramenta? Por exemplo, crio uma aplicação java e rodo em outro PC, e cria o database sem necessidade de ter o Postgres instalado…

Creio que todas as ferramentas de database devem ser assim, mas n tenho certeza (sou iniciante ainda aushaush)

Quando você cria a conexão (no Java, por exemplo), precisa informar o IP. Ao invés de informar um IP local (localhost, 127.0.0.1), você informa o IP da máquina que está rodando o banco Postgre. Se não houver nenhum impedimento (ex: firewall), deve funcionar da mesma forma que a conexão na mesma máquina.

Abraço.

Não. Isso é uma característica de bancos de dados embarcados, como o h2.
A vantagem é que você não precisa instalar o mesmo fisicamente, a desvantagem é que estes bancos, em geral, são bem limitados.