Bom, gostaria de saber de vcs sobre qual o SO - entre windows e ubuntu - é melhor para o desenvolvedor java web?
E considerando outros sistemas além do windows e do ubuntu, qual seria melhor?
Estou começando com o ubuntu e surgiu tb a duvida se eu posso desenvolver um sistema web no ubuntu
para um cliente que utiliza o windows? Na lógica eu sei que pode, mas gostaria de saber a opnião de alguém com experiência.
Qualquer sistema operacional é bom para desenvolver web. O que vocẽ tem que pensar é qual você gosta mais de usar e conhece melhor. No meu caso eu trabalhava com OS/2 e logo depois fui para Linux (Conectiva, Redhat e agora Fedora) e por isso não conheço NADA de Windows. Obviamente eu jamais usaria Windows.
Por isso cabe a você usar o que você acha melhor de usar, pois em ambos você terá o mesmo resultado.
[quote=garcia-jj]Qualquer sistema operacional é bom para desenvolver web. O que vocẽ tem que pensar é qual você gosta mais de usar e conhece melhor. No meu caso eu trabalhava com OS/2 e logo depois fui para Linux (Conectiva, Redhat e agora Fedora) e por isso não conheço NADA de Windows. Obviamente eu jamais usaria Windows.
Por isso cabe a você usar o que você acha melhor de usar, pois em ambos você terá o mesmo resultado.[/quote]
concordo, cabe a você experimentar os SOs para ver qual lhe agrada mais!
Bom, vendo pelo lado comercial da coisa, Desenvolver em windows ( em minha opnião) ainda sofre algumas vantagens, pois mt gente ainda usa o IE como padrão ( bancos, corretoras, etc…), sendo assim temos grandes legados que utilizam dll’s e outras coisitas nativas do Ruwindows.
Eu utilizo mac e linux, default e quando preciso windows (VM), para meus projetos pessoais.
– mas em um futuro proximo creio que não averá mais vantagens, alias para nós o que menos importa é o SO.
Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[quote=roland]Bom, gostaria de saber de vcs sobre qual o SO - entre windows e ubuntu - é melhor para o desenvolvedor java web?
E considerando outros sistemas além do windows e do ubuntu, qual seria melhor?
Estou começando com o ubuntu e surgiu tb a duvida se eu posso desenvolver um sistema web no ubuntu
para um cliente que utiliza o windows? Na lógica eu sei que pode, mas gostaria de saber a opnião de alguém com experiência.
Valew[/quote]
Não existe melhor ou pior. Existem diferenças
Windows: Ambiente mais simples de instalar (faz download, executa, next-next-finish)
Ubuntu: Mais fácil de instalar (apt-get install xxx)
Em termos de desempenho, isso varia de versão a versão.
O Windows 7 está muito bom, estável.
O ubuntu 9.10 está excelente.
Uso ambos, mas prefiro o Ubuntu ainda.
Com relação ao cliente, se você não usar recursos específicos de um SO sua aplicação web vai rodar em qualquer cliente (menos no IE6 hehehehe).
Pessoal to aprendendo a mexer com o ubuntu, e esta é a minha primeira experiência com
SO Linux. Sinceramente to achando melhor que o windows 7. Claro que da alguns trabalhos a mais,
mas falando de desenvolvedor para desenvolvedor é mto mais prático. Pelo menos me pareceu a primeira vista.
Quanto a minha duvida, ficou esclarecida (na prática realmente não muda nada o SO do desenvolvedor ser diferente
do SO do cliente, a não ser em casos em que a app vai usar recursos do SO como citou a amigo numa msg anterior).
E agradeço a todos pelas respostas.
[quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]
Se for o que eu estou pensando, sao problemas do GTK.
Solução temporaria: export GDK_NATIVE_WINDOWS=true
[quote=psyltrance][quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]
Solução temporaria: export GDK_NATIVE_WINDOWS=true[/quote]
Há algum tempo lí um artigo que mostrava uns benchmarks que mostravam que o Eclipse possui um desempenho melhor no Windows por usar SWT. Já o Netbeans tinha um desempenho muito maior no Linux.
Há algum tempo lí um artigo que mostrava uns benchmarks que mostravam que o Eclipse possui um desempenho melhor no Windows por usar SWT. Já o Netbeans tinha um desempenho muito maior no Linux.
Porém não achei mais esse link.[/quote]
Eu não sei, eu testei o Eclipse só no Linux(UBUNTU). Agora o Netbeans eu tenho certeza que tem melhor desempenho no Linux.
Mas independente um Core 2 duo com Ubuntu faz funcionar os 2 bem rápido. A diferença entre Windows e Linux deve ser mínima nesse caso.
[quote=M3g4d3th][quote=psyltrance][quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]
Quais bugs?[/quote]
Alguns botões de confirmação como ‘OK’, em algumas janelas, não funcionam
[quote=psyltrance][quote=M3g4d3th][quote=psyltrance][quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]
Quais bugs?[/quote]
Alguns botões de confirmação como ‘OK’, em algumas janelas, não funcionam[/quote]
Nossa eu nunca tive problema, eu uso o Galileo.
Abraço.
só para ressaltar um problema no linux (que não é no linux na verdade), é que os clientes normalmente pedem compatibilidade com o IE… nesse caso você vai precisar (na melhor das hipóteses) de um plugin do firefox que simula o IE, interpreta html, javascript, etc o mais próximo do que o IE faz, ou melhor ainda se tiver uma virtualização de windows, ou um a outra partição. Eu recomendaria ter os dois, considero que para desenvolver seja melhor linux, mas você ainda vai precisar testar no IE, sendo assim no windows na maioria dos casos.
A maioria dos sistemas desenvolvidos em linux e testados no firefox / chrome rodarão sem problema no Ie7 e Ie8. Apenas o famigerado e moribundo IEca6 que não é compatível. Recomendo que, ao formalizar o projeto, diga que apenas é garantido compatibilidade com browser FF3 e IE7 ou superiores.