Qual Sistema Operacional?

Bom, gostaria de saber de vcs sobre qual o SO - entre windows e ubuntu - é melhor para o desenvolvedor java web?
E considerando outros sistemas além do windows e do ubuntu, qual seria melhor?
Estou começando com o ubuntu e surgiu tb a duvida se eu posso desenvolver um sistema web no ubuntu
para um cliente que utiliza o windows? Na lógica eu sei que pode, mas gostaria de saber a opnião de alguém com experiência.

Valew

Qualquer sistema operacional é bom para desenvolver web. O que vocẽ tem que pensar é qual você gosta mais de usar e conhece melhor. No meu caso eu trabalhava com OS/2 e logo depois fui para Linux (Conectiva, Redhat e agora Fedora) e por isso não conheço NADA de Windows. Obviamente eu jamais usaria Windows.

Por isso cabe a você usar o que você acha melhor de usar, pois em ambos você terá o mesmo resultado.

[quote=garcia-jj]Qualquer sistema operacional é bom para desenvolver web. O que vocẽ tem que pensar é qual você gosta mais de usar e conhece melhor. No meu caso eu trabalhava com OS/2 e logo depois fui para Linux (Conectiva, Redhat e agora Fedora) e por isso não conheço NADA de Windows. Obviamente eu jamais usaria Windows.

Por isso cabe a você usar o que você acha melhor de usar, pois em ambos você terá o mesmo resultado.[/quote]
concordo, cabe a você experimentar os SOs para ver qual lhe agrada mais!

vlw

Bom, vendo pelo lado comercial da coisa, Desenvolver em windows ( em minha opnião) ainda sofre algumas vantagens, pois mt gente ainda usa o IE como padrão ( bancos, corretoras, etc…), sendo assim temos grandes legados que utilizam dll’s e outras coisitas nativas do Ruwindows.

Eu utilizo mac e linux, default e quando preciso windows (VM), para meus projetos pessoais.

– mas em um futuro proximo creio que não averá mais vantagens, alias para nós o que menos importa é o SO.

mac os snow leopard

Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.

[quote=roland]Bom, gostaria de saber de vcs sobre qual o SO - entre windows e ubuntu - é melhor para o desenvolvedor java web?
E considerando outros sistemas além do windows e do ubuntu, qual seria melhor?
Estou começando com o ubuntu e surgiu tb a duvida se eu posso desenvolver um sistema web no ubuntu
para um cliente que utiliza o windows? Na lógica eu sei que pode, mas gostaria de saber a opnião de alguém com experiência.

Valew[/quote]

Não existe melhor ou pior. Existem diferenças

Windows: Ambiente mais simples de instalar (faz download, executa, next-next-finish)

Ubuntu: Mais fácil de instalar (apt-get install xxx)

Em termos de desempenho, isso varia de versão a versão.

O Windows 7 está muito bom, estável.

O ubuntu 9.10 está excelente.

Uso ambos, mas prefiro o Ubuntu ainda.

Com relação ao cliente, se você não usar recursos específicos de um SO sua aplicação web vai rodar em qualquer cliente (menos no IE6 hehehehe).

No mais, vai do prazer que o SO te proporciona :wink:

Cara, eu mudei a alguns meses 100% para linux, mas tanto faz com qual você vai desenvolver.

Pelo o que pesquisei, o Eclipse e o Netbeans são mais rápidos no linux.

Se não tiver muita noção de linux, comece com o ubuntu, é bom pra aprender bastante coisa, e se quiser um programa a maioria tem nos repositórios.

Abraço.

Pessoal to aprendendo a mexer com o ubuntu, e esta é a minha primeira experiência com
SO Linux. Sinceramente to achando melhor que o windows 7. Claro que da alguns trabalhos a mais,
mas falando de desenvolvedor para desenvolvedor é mto mais prático. Pelo menos me pareceu a primeira vista.
Quanto a minha duvida, ficou esclarecida (na prática realmente não muda nada o SO do desenvolvedor ser diferente
do SO do cliente, a não ser em casos em que a app vai usar recursos do SO como citou a amigo numa msg anterior).
E agradeço a todos pelas respostas.

[quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]

Se for o que eu estou pensando, sao problemas do GTK.
Solução temporaria: export GDK_NATIVE_WINDOWS=true

[quote=psyltrance][quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]

Solução temporaria: export GDK_NATIVE_WINDOWS=true[/quote]

Quais bugs?

ubuntu…

Há algum tempo lí um artigo que mostrava uns benchmarks que mostravam que o Eclipse possui um desempenho melhor no Windows por usar SWT. Já o Netbeans tinha um desempenho muito maior no Linux.

Porém não achei mais esse link.

Há algum tempo lí um artigo que mostrava uns benchmarks que mostravam que o Eclipse possui um desempenho melhor no Windows por usar SWT. Já o Netbeans tinha um desempenho muito maior no Linux.

Porém não achei mais esse link.[/quote]

Eu não sei, eu testei o Eclipse só no Linux(UBUNTU). Agora o Netbeans eu tenho certeza que tem melhor desempenho no Linux.

Mas independente um Core 2 duo com Ubuntu faz funcionar os 2 bem rápido. A diferença entre Windows e Linux deve ser mínima nesse caso.

Uso linux mais por gosto.

Abraço.

[quote=M3g4d3th][quote=psyltrance][quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]

Quais bugs?[/quote]

Alguns botões de confirmação como ‘OK’, em algumas janelas, não funcionam

[quote=psyltrance][quote=M3g4d3th][quote=psyltrance][quote=fvslistas]Eu usava o Eclipse (ganymede) no Ubuntu e no windows. No ubuntu apareceram uns bugs no eclipse que não aparecem no windows. Talvez em outra versão de linux o eclipse funcione melhor mas como eu não podia perder tempo com isto, mudei para o windows e tá indo tudo muito bem.
[/quote]

Quais bugs?[/quote]

Alguns botões de confirmação como ‘OK’, em algumas janelas, não funcionam[/quote]

Nossa eu nunca tive problema, eu uso o Galileo.
Abraço.

Ubuntu e MacOS, confesso que prefiro o segundo, mas sou applemaníaco …não conta :slight_smile:

só para ressaltar um problema no linux (que não é no linux na verdade), é que os clientes normalmente pedem compatibilidade com o IE… nesse caso você vai precisar (na melhor das hipóteses) de um plugin do firefox que simula o IE, interpreta html, javascript, etc o mais próximo do que o IE faz, ou melhor ainda se tiver uma virtualização de windows, ou um a outra partição. Eu recomendaria ter os dois, considero que para desenvolver seja melhor linux, mas você ainda vai precisar testar no IE, sendo assim no windows na maioria dos casos.

Ie4linux [http://www.tatanka.com.br/]

A maioria dos sistemas desenvolvidos em linux e testados no firefox / chrome rodarão sem problema no Ie7 e Ie8. Apenas o famigerado e moribundo IEca6 que não é compatível. Recomendo que, ao formalizar o projeto, diga que apenas é garantido compatibilidade com browser FF3 e IE7 ou superiores.

Muitas dores de cabeça a menos.