Qual seria uma boa trajetoria para ser desenvolvedor Android?

Atualmente na empresa onde trabalho estou atuando como facilitador. Na empresa onde trabalho eu confecciono apostilas para treinamento interno na empresa, hoje estou concluindo uma apostila de Android voltado para certificação. E procurei me informa bastante de como tirar certificação em Android, e tem várias informações para passar sobre esse assunto.

1. A prova para certificação em Android é um plugin que você vai importar para o Android Studio que você terá 8 horas para concluir.
  2. O plugin se trata de um projeto inacabado que precisar ser concluído, e através desse projeto conseguirá cobrir com todos os requisitos que a certificadora deseja que os candidatos alcance.
  3. Em seguida o candidato será submetido a uma entrevista técnica.

Muitos que já passaram na certificação Android me recomendaram o curso da Udacity, porém o curso deles é muito caro, custa em média 10 mil reais, é muito caro!
Meu objetivo é deixar o meu emprego e conseguir trabalhar como PJ como desenvolvedor Android, e para alcançar meus objetivos pretendo antes terminar a apostila de Android, a noite irei estudar inglês pelo italki, depois de 3 meses iria me inscrever no curso do aluno, para quando for depois conseguir desenvolver 4 projetos diferentes e coloca-los no playStore para servir de portfólio. Depois que eu conseguisse cumprir com todas essas etapas ai sim começaria a procurar oportunidade de trabalho como desenvolvedor Android como PJ mesmo sendo inexperiente.
O que vocês acharam do meu planejamento?

Gostaria de salientar que estou com 41 anos, mas eu acho isso não seria impedimento, não é?

O Java - Android, hoje conta com duas linguagens de programação. Kotlin e Java, Kotlin é uma linguagem baseada em Java que utiliza JVM também…

Enfim, a linguagem oficial hoje é Kotlin, e é um tanto quanto diferente do que estamos acostumados a ver em Java, exemplo:

Em Java:

public static void main(String[] args){
    System.out.println("Olá Mundo");
}

Em Kotlin

fun main() {
    println("Olá Mundo")
}

É interessante você escolher uma linguagem antes de começar, eu gosto muito de Java, mas, o Kotlin está muito bom também, e por ser uma linguagem oficial, é interessante começar por ela (até pq ela opera na Web, Mobile e Desktop e tem total flexibilidade com o Java).

Só cuidado com esses projetos. Se for um projeto muito simples, com o design muito simples, ou sem muito contexto, pode acabar mais prejudicando suas chances, para usar como portfolio, é bom colocar sempre no GitHub.

Um grande exemplo de design é o do Instagram, que era bem precário, e hoje está MUITO legal.

Enfim, boa sorte, metas são interessantes, mas nada te impede de ir assistindo umas aulas no Youtube (eu aprendi por lá, e hoje desenrolo muito bem no Android).

*A idade nunca atrapalha ninguém de começar ou recomeçar :grinning:

1 curtida

Acho errado. Avalie essas oportunidades hoje pra saber se realmente existem fácil e se valem a pena. Ainda mais sendo PJ não deveria escolher tecnologia antes de avaliar as condições das oportunidades, por não ser algo fixo.

1 curtida

Sua sugestão foi bastante valida na minha opinião, muito obrigado.

Eu achei esse vídeo interessante, dá uma olhadada.

Interessante pra que?

Eu estava pensando em modelos de projetos para colocar no github, até que encontrei os vídeos de rapaz, me ajudou muito a ter várias ideias e estou compartilhando porque achei muito importante as orientações dele, e isso pode com certeza ajuda a tirar a se recolocar no mercado de trabalho como desenvolvedor Android.