Qual Pos Graduação tem mais peso no mercado

Iae Pessoal, gostaria de saber quais dessas pos de Engenharia de Software tem mais peso no mercado ATUALMENTE.

PUC - http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/193

FIAP - http://www.fiap.com.br/mba/mba-em-engenharia-de-software-orientada-para-servicos-soa/sobre-o-curso/

Na PUC ela está como Especialização e na FIAP esta como MBA, qual a diferença?

Grato

Já tentou ver a diferença aqui???

ok, voltando a principal pergunta…

Sinceramente, essa questão eu achei subjetiva demais. Se sua dúvida era a diferença entre MBA e Especialização eu até entendo, agora a diferença no mercado entre 2 cursos de instituições de ensino diferentes, acho muito difícil alguém conseguir te responder.

Existe 2 tipos de Pós Graduação que tem carga horária mínima de 360hs e acho que máxima deve ser 420hs.

A pós graduação pode ser Lato Sensu, que possui matérias de metodologia cientifica e trabalho final de conclusão (TCC) que deverá se apresentado.
É muito útil para você seguir na carreira acadêmica e até mesmo para tentar um Mestrado.

O MBA geralmente é mais técnico, voltado para o trabalho fora da carreira acadêmica. Geralmente não tem matérias de de metodologia cientifica e nem trabalho final de conclusão.

Mas você verá também, as vezes, especializações chamadas de MBA que são do tipo Lato Sensu.

Depende especificamente do que você quer. Se pretende apenas trabalhar na iniciativa privada, faça qualquer uma das 3 opções que vai ter a mesma validade.
Mas se pretende de alguma forma usar o titulo como um porta na carreira acadêmica, faça então a Lato Sensu.

[quote=ErickMacedo]Iae Pessoal, gostaria de saber quais dessas pos de Engenharia de Software tem mais peso no mercado ATUALMENTE.

PUC - http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/193

FIAP - http://www.fiap.com.br/mba/mba-em-engenharia-de-software-orientada-para-servicos-soa/sobre-o-curso/

Na PUC ela está como Especialização e na FIAP esta como MBA, qual a diferença?

Grato[/quote]

Posso falar isso com propriedade, pois conheço muito bem ambas as instituições:

FIAP é maior reconhecida\muitíssimo mais renomada no âmbito de Tecnologia\Informática no mercado, na cidade de São Paulo. Já teve o prestígio de ser citada pela revista Você S\A (se não me engano) como tendo um dos melhores MBAs, atrás apenas da FGV (se não me engano), afirmo categoricamente que ela é sinônimo de qualidade no que tange à professores, infra-estrutura e “excelente” atendimento ao aluno, diferente de algumas fábricas, que não é o mérito, mas resisto em citar como a UNIBAN…

PUC é com certeza mais reconhecida em nível nacional (Brasil), no contexto de Tecnologia\Informática tem mais peso se você pretende seguir área acadêmica (pesquisador, cientista, professor etc) ou está fora de São Paulo pois provavelmente as pessoas irão ter ouvido falar da PUC muitíssimo mais do que da FIAP…

Especializaçã vs. MBA

No final acaba sendo utilizado o título mais como marketing do que outra coisa, embora não devesse… Veja, conheço muitas universidades, faculdades, instituições etc que vendem seus cursos como MBA mas que na prática não formam um verdadeiro acadêmico com visão de administração de negócios em sua especificidade de estudos como farmácia, TI ou por exemplo controladoria, como sugere o título MBA, diferentemente de schools norte-americanas que são top no mundo inteiro, conforme divulga o jornal Financial Times, já vi reportagens diversas sobre MBAs nos EUA, lá eles costumam ter por padrão na grade de disciplinas, matérias comuns para quaisquer cursos, se forem MBAs, como Motor de operações e Empreendedorismo… Diferentemente do que ocorre no “Brasil”…

Em resumo, teoricamente um MBA deveria ser muitos estudos de caso, o professor usaria a multidiciplinalidade, isto é, as pessoas da sala advindas de áreas diferentes, como ferramenta para provocar dinâmicas, troca de experiência e muito networking. Já uma especialização um estudo bem teórico.

Sinceramente, essa questão eu achei subjetiva demais. Se sua dúvida era a diferença entre MBA e Especialização eu até entendo, agora a diferença no mercado entre 2 cursos de instituições de ensino diferentes, acho muito difícil alguém conseguir te responder.[/quote]

Não é tão difícil como parece, vou exemplificar (São Paulo):

Se o assunto é farmácia ou química - A Oswaldo Cruz é referência.
Se o assunto é marketing - A ESPM é referência.
Se o assunto é TI- A FIAP é referência.
Se o assunto é administração - A FGV é referência.

Se o assunto é mestrado\doutorado - Geralmente universidade pública é referência.
Se o assunto é ser professor da USP - Geralmente ter formação acadêmica em escola público e no exterior fazem diferença, uma exemplificação é entrar no portal da USP ou na plataforma Lattes e observar a formação escolar dos professores.

E por aí vai…

EDIT 1:
Fontes: Networking, Revistas etc…

Não concordo. Acredito que o MBA mesmo na área acadêmica tem muito mais peso… Visto que assumi-se em escola de prestígio um determinado tempo de experiência na área para cursá-lo, o que não ocorre numa especialização… Até porque que tem e soa muito mais forte o título de MBA do que especialização…

andredecotia

é resposta deste tipo que eu gostaria de ver

Obrigado

[quote=ErickMacedo]Iae Pessoal, gostaria de saber quais dessas pos de Engenharia de Software tem mais peso no mercado ATUALMENTE.
[/quote]

No mercado ? Vc quer mesmo saber ?
Nenhuma.

É indiferente o que vc estudou ou saber. Infelizmente por aqui , hoje em dia, importa o que vc diz que faz e o como vc vende o que faz. Mesmo fazendo a porcaria mais porca possivel tem muita gente vivendo bem no ramo da informática.

A universidade, a pós, o conhecimento académio em geral é muito bom. Mas é bom só para si. A empresa não compra isso. Os seus futuros colegas não compram isso.
Na prática, as equipes são formadas com pessoas de niveis bem diferenciados em termos académicos. Isto é mau porque faz a equipe se arrastar mais do que deveria, mas é o que temos.

Como já foi dito o MBA é mais volta a negócios e administração no sentido de vc saber vender sua empresa ( sua imagem, etc…) e não tanto a como realizar o trabalho real.
A especilização pode ser demasiado generalista quando deveria ser especifica e não o prepara realmente para nada. Lógica, raciocinio, abstração , identificação de padrões são as capacidades mais importantes no ramo do desenvolvimento de software e não são coisa que se possam ensinar na escola. No máximo vc vai aprender processos ( tudo ultrapasado), linguagens ( do temo do seu avô), e alguma que outra IDE. Tudos coisas irrelevantes.

Que entrar no mercado ? Pegue um trabalho de nivel de entrada (estagiário, aprendiz…) e comece a trabalhar. O resto vc pode aprender lendo livros sem ter pagar para que lhe expliquem.

[quote=sergiotaborda][quote=ErickMacedo]Iae Pessoal, gostaria de saber quais dessas pos de Engenharia de Software tem mais peso no mercado ATUALMENTE.
[/quote]

No mercado ? Vc quer mesmo saber ?
Nenhuma.

É indiferente o que vc estudou ou saber. Infelizmente por aqui , hoje em dia, importa o que vc diz que faz e o como vc vende o que faz. Mesmo fazendo a porcaria mais porca possivel tem muita gente vivendo bem no ramo da informática.

A universidade, a pós, o conhecimento académio em geral é muito bom. Mas é bom só para si. A empresa não compra isso. Os seus futuros colegas não compram isso.
Na prática, as equipes são formadas com pessoas de niveis bem diferenciados em termos académicos. Isto é mau porque faz a equipe se arrastar mais do que deveria, mas é o que temos.

Como já foi dito o MBA é mais volta a negócios e administração no sentido de vc saber vender sua empresa ( sua imagem, etc…) e não tanto a como realizar o trabalho real.
A especilização pode ser demasiado generalista quando deveria ser especifica e não o prepara realmente para nada. Lógica, raciocinio, abstração , identificação de padrões são as capacidades mais importantes no ramo do desenvolvimento de software e não são coisa que se possam ensinar na escola. No máximo vc vai aprender processos ( tudo ultrapasado), linguagens ( do temo do seu avô), e alguma que outra IDE. Tudos coisas irrelevantes.

Que entrar no mercado ? Pegue um trabalho de nivel de entrada (estagiário, aprendiz…) e comece a trabalhar. O resto vc pode aprender lendo livros sem ter pagar para que lhe expliquem. [/quote]

Infelizmente, sou tendencioso a concorda…

Na época em que pensei em entrar na pós-graduação me questionei e muito quanto ao curso, a instituição, os ganhos, custos, o mercado e os porquês…

Resumindo, “minhas opinião” é, se você quer dar uma redirecionada na carreira, a pós-graduação é um caminho… Se você já trabalha na área que gostaria de estudar, no caso se já trabalha com Java, fazer uma pós-graduação em Java pode não ser um investimento tal rentável financeiramente e curricularmente, claro que cada espera alguma coisa com a pós-graduação, uns agregação de conhecimento, outros etc… No meu caso penso Salarialmente rs… PS: Tou inventando palavras, né?!

Particularmente hoje em dia eu não faria pós-graduação em Engenharia de Software e nem em nenhuma linguagem de programação… Pq? Conheço caras sêniors com Mestrado ganhando 50-60 a hora e conheço caras sêniors sem mestrado ganhando 50-60 a hora.

No meu caso eu ja estou no mercado, e a questão não seria se é uma boa fazer uma pós ou não, a questão é qual fazer.
Sempre é bom agregar valor.

Obrigado a todos