:arrow: Pessoal, acho que isso já foi bem discutido aqui, mas queria retomar o assunto, porquê tenho conhecimento em Struts, Hibernate, Banco de dados MySQL, Aplicações J2SE(Swing) e sofro no assunto procurar emprego. Creio que minha cidade não abre as portas para este tipo de profissional.
:arrow: Atualmente estou trabalhando, mas já fico pensando que quando o projeto terminar… vou ter que suar muito pra conseguir outra vaga.
Gostaria que a galera falasse como anda o mercado da sua cidade! será que meu conhecimento em Java ainda é pequeno demais?
Eu acho que pra se dar bem em Java com um emprego, é preciso conhecer outras tecnologias também rs… outras linguagens, metodologias de desenvolvimento e um pouco de experiência.
IMHO quando vc sabe como resolver o problema já é meio caminho andado.
O patrão fala: “Quero q vc faça uma aplicação q se o usuário errar a senha, vem um atirador de elite e dá um red shot nele”
Vc não necessáriamente precisa saber como fazer isso, mas se vc souber como pesquisar para resolver o seu problema as coisas ficam beeeeeeeeeem mais faceis. Vc nunca vai saber tudo, mas se vc souber aprender e aplicar BEM o seu conheçimento, vc faz qualquer coisa
puts cara… a cidade tem tudo a ver… tem lugar q o cara tem de se limitar a fazer programinhas pra mercadinhos… mas eu achoq o fundamental do bom programador é ser autodidata e saber se comunicar… e se precisar de apoio saber a quem perguntar… eu achoq sabendo isso vc consegue se virar bem…
Todo profissional da informática, que quer se dar bem, em primeiro lugar, tem que aprender a aprender, isso mesmo, aprender a aprender…
A tecnologia se desenvolve em uma velocidade incrível, o cara tem que estar sempre ligado e aprendendo o que vem surgindo para estar preparado sempre…
Além de tudo que o pessoal falou nos posts acima, fazer um bom curso para aprender alguma língua estrangeira pode ajudar muito! Que tal começar por inglês? Se vc já domina o InglÊs, que tal espanhol ou francês?
Outra coisa que ajudaria, que tal estudar para certificação SCJP? Tira algumas certificações de acordo com o andamento de sua carreira para demarcar sua carreira profissional.
:arrow: Pragmatismo ou Objetividade (procure não se enrolar enquanto programa)
:arrow: Simplicidade do seu código (KISS = Keep it simple stupid)
:arrow: Velocidade de programação (comece aprendendo datilografia!)
:arrow: Capacidade de escrever bug-free code (get it right the first time / programe defensivamente)
:arrow: Domínio dos conceitos de OO (na prática e não na teoria)
:arrow: Boa formatação do seu código (não há nada mais irritante que código mal formatado / existe um padrão para isso que deve ser seguido / procurem um programinha chamado Jacobe )
// vc pode ser um gênio, mas se vc programa assim eu não gostaria de trabalhar com vc...
if (a==1)
{
String s=new String("sergio");
if (b==2)
sayHello();
if (b==3)
{
// whatever
}
}
Áreas quentes:
:arrow: NIO
:arrow: Multithreading
:arrow: Networking
:arrow: Web Development (sempre enquanto a Internet existir)
O que seria da Apple se, mesmo eles tendo um ótimo produto, não tivessem a equipe de marketing que possuem? Talvez o problema também não seja a sua cidade, mas a forma que você está tentando vender seu peixe. Uma boa refatorada no currículo sempre ajuda. Um bom currículo é o primeiro passo para conseguir um emprego.
Dica: pegue o currículo de pessoas com mais experiência (e que estam bem colocados no mercado) e tente copiar algumas boas idéias.
Como o pessoal ja falou, talves vc não esteja vendendo seu peixe da melhor maneira.
Aqui em Porto Alegre, alguem com seus conhecimentos e uma razoavel networking, so fica sem trabalho por mais de 30 dias se quiser tirar umas ferias… :mrgreen: