Existem alguns programas que os desenvolvedores gostam que é o eclipse - www.eclipse.org , o websphere que nada mais é do que o eclipse com uns plugins muito bons para desenvolvimento para web e clients com swt - software pago da ibm, tem o netbeans - www.netbeans.org - que é da sun,
muito bom agora na versão 4, até um tempo atrás não gostava dele pq era
mto pesado…
tem tbm o JBuilder que é pago, o IntelliJIdea, tbm pago, tem um da Oracle,
que é o JDeveloper…
Todos esses vc consegue criar aplicativos, tanto para ambientes standalone
como ambientes web, complexos com EJB, acesso a banco de dados e mto
mais coisas… Baixe o eclipse e o netbeans e veja oq acha…
O pessoal do fórum tbm irá indicar outras IDE’s de desenvolvimento,
mas particularmente gosto desses programas.
Para inciante recomendo o notepad ou semelhantes. No máximo um JEditor. É bom sofrer com a sintaxe no começo, aprender a ler as exceções do compilador, organizar pacotes etc.
Para iniciantes realmente iniciantes eu diria que o melhor é editar o texto com um editor comunzão e compilar com o javac, assim vc entende melhor o que está acontecendo…
tbm acho q um editorzaum é bom pra kem ta no começo, aaí vc compila com o javac, mas usar o bloco de notas tbm, é osso d+, recomendo vc baxar um editorzinho mto bakana e mt leve (cerca d 500k), q é mto parecido com o bloco de notas, mas ele dexa seu codigo colorido, facilitanto visualizar bem os laços, e eos metodos… é o context…da um googlada q vc acha fácil…flw {}'s
Fala Pessoal,
sei que minha opinião não vai ajugar muito, pelo que vi o pessoal já debulhou, maneiro.
No começo usava o notepad, tinha que compilar com java…, coisa do passado, vi o eclipse e não queria saber de outro programa… EXCELENTE!
Já testei tb o netbeans, mais acho muito pesado, demora a carregar, tem seu lado bom, mas com rapidez e eficiência o eclipse barra…