Bom dia a todos.
Estou envolvido em um projeto porém estamos com a seguinte dúvida: Afinal qual linguagem utilizar?
É um sistema de inicio relativamente simples, porém que tende a ganhar complexidade com o decorrer do seu desenvolvimento. Por que?
A idéia é criar um cadastro de pessoas onde qualquer pessoa pode se cadastrar através do site, que é feito em PHP porém pretendemos criar uma área à parte para esta funcionalidade.
Após este cadastro um responsável faz um filtro destes cadastros aprovando ou não.
Se for aprovado este usuário vai receber uma senha e um novo questionário mais amplo, com pontuação para questões e etc.
A idéia é de que também possamos fazer um esquema de vendas on-line em tempo real, como um leilão virtual mesmo.
Fui apresentado a um Framework PHP chamado Yii, me pareceu muito simples trabalhar com ele, boa documentação e tudo o mais.
Porém ainda estou em dúvidas sobre o que realmente usar, já que possuímos um setor de desenvolvimento que trabalha com .NET, C# e FLEX. EU particularmente trabalho com Java.
Gostaria de opiniões a respeito disto, para que possa fazer uma melhor escolha já que este é o primeiro projeto que participo de forma efetiva, e com isso acabam surgindo várias dúvidas.
Espero que possam me ajudar.
Carinha, não existem respostas prontas para a sua pergunta. Mas, para ser sustentável, o site tem que utilizar tecnologias amplamente conhecidas e com bons profissionais no mercado.
Por exemplo, se você utilizar Struts 48 no seu site, ninguém vai saber mexer, porque Struts 48 não existe (ainda).
Qual o nível de integração que você espera obter entre esta nova funcionalidade e o que já existe no site? Muito da escolha das tecnologias vai depender das interfaces: como partes de uma aplicação se relacionam com outras, e como esta interface é implementada.
Você fala em usar o tal Yii: eles possuem “white papers” de sites que foram implementados com este framework? O que o pessoal acha deste framework? Estão utilizando ele “a sério”.
Vou contar uma experiência “ruim” que tive: fui implementar um site, usando MVC, e, em 2007, MVC era coisa pra Struts. Porém, existiam duas versões no mercado, o Struts 1.3 e o Struts 2.0. O “Mané” aqui resolveu pegar o Struts 2.0 porque a versão era “melhor”, por ser “mais nova”. O que eu não percebi na época é que o struts 1.3 é completamente diferente do struts 2.0. E não tinha ninguém que sabia usar struts 2.0. Aí fiquei programando sozinho no framework. E pra completar, nesta época ainda existiam alguns bugs que atrapalhavam bastante.
Eu tive a oportunidade de trabalhar com o framework Yii a pouco tempo em um projeto até parecido com o seu, relacionado a questionários e etc, particularmente eu o recomendo pois é um framework de alta produtividade. Posso citar por exemplo que nosso projeto foi desenvolvido por dois programadores em cerca de 20 dias e ficou com uma ótima performance, funcional, etc.
Mas tudo depende do contexto da sua aplicação, nós utilizamos o Php pois precisávamos de algo com bastante agilidade de desenvolvimento e manuseio por parte do cliente, claro que com Java ou .NET você poderia fazer algo mais robusto e etc…
Pensei nas seguintes ferramentas.
JBOSS;
JAVA;
FLEX;
HIBERNATE;
BLAZEDS;
Acredito que isso irá resolver nossos problemas.