Qual linguagem estudar?

Eu estou na fazendo o curso de Engenharia da Computação, e me apaixonei por programação e pretendo trabalhar nessa área após me formar. Mas ainda não sei em qual área me especializar, web, jogos, softwares, mobile, não faço idéia AINDA. Mas tenho uma boa base em Java,e vi de forma rápida na universidade as linguagens C e C++. Estou estudando no Alura vários cursos de Java disponíveis porque realmente adoro essa linguagem. Mas após terminar os estudos dessa linguagem no Alura (que incluem desenvolvimento mobile e web, já que eu gosto tando de java, talvez essas sejam as áreas que eu venha a me interessar, nunca se sabe…) não sei qual linguagem aprender. Sendo Java uma linguagem pra back-end e tal, e já que eu pretendo aprender a fundo sobre essa linguagem, acham que seria bom aprender um pouco mais sobre front-end?
Enfim, quais linguagens me recomendariam e para quais as áreas da programação essas linguagens são mais utilizadas?

*** No Alura tem uma gama muito grande de cursos C# (principalmente usando o framework.Net, em desenvolvimento web) , oque acham dessa linguagem (e framework) ?

Assim como Java tem um ótimo mercado e usado em grandes empresas, mas é bem mais produtivo do que Java.

• Qual linguagem você sabe programar? ou ainda está escolhendo?
  • Já tentou programar em Java, C#, VB.Net, Phython etc … alguma você se identificou-se?

C# é uma linguagem do momento, na verdade a plataforma NET CORE é do momento, um arquitetura Open Source, que funciona Linux, Windows e MAC é isso é uma maravilha.

Mas pra mim existe a tal da identificação e acredito que falte isso em você, precisa buscar.

Eu ainda não me identifiquei com nenhuma área específica, pois o curso de Engenharia da Computação são só 30% programação, assim só tive contato com o básico da programação, por exemplo (lógica de programação (em C), Orientação a Objetos (C++ e Java) e Estrutura de dados( Java), por isso estou estudando por conta própria no Alura.

Então precisa fazer dois ou mais cursos e ai se direcionar em qual vai ramificar.

Faça:

• C#
  • Java
  • PHP

Sendo esses um curso básico de aprendizagem. Depois decida em aprender um deles a fundo ou até dois a fundo …

Eu quero perguntar: será que não está na faculdade errada? ou você quer tudo …

Sou do DF, e aqui a linguagem mais utilizada no mercado é Java. Tem muitas vagas e poucos profissionais qualificados para preencher. Veja qual linguagem tem mais demanda ai no seu estado, pois não adianta ser o mago do c# ou Java e não ter vaga para os programadores das mesmas. Abraços

Programar somente pelo dinheiro. Eu não gosto desse aspecto, paga o leite das crianças, mas cria muitos frustados no nosso meio, sabe porque não tem profissionais qualificados e tem vagas ( que na verdade é um elefante branco, onde você precisa ser um Guru de todas as áreas) porque as vagas são de um modo geral para resolver todos os problemas da empresa e por isso o povo corre principalmente pelos baixos salários, não existe carreiras e você se torna algo avulso, descartável e obsoleto.

É um opinião mediante fatos ocorridos comigo e com amigos da área, vale lembrar que toda regra existe exceção e tem 1 no meio de milhões ganhado razoável.

2 curtidas

Quando estiver sem nada pra fazer, estuda LISP que vai te dar uma visão bem diferente sobre programação.

Aprenda Java a fundo …
Não pule de galho em galho enquanto vc não trabalhar no mercado, acredito que se vc gosta de Java vc vá trabalhar no mercado corporativo então praticamente, oque vai fazer diferença vai ser sua exp com a linguagem e não um stack de tecnologia variada, e sim frameworks em Java que vc sabe de verdade.

Frontend sempre bom saber o basico html, css e o javascript da mamãe e se for para aprender algum framework JS estude Angular que é o mais utilizado no mercado corporativo e nunca se esqueça do bom e velho jQuery pois existe muito codigo legado em jQuery caso precise dar manutenção …

Resumindo Aprenda Java e seus frameworks, aprenda o frontend e depois que vc se tornar pleno estude outra linguagem, pois só de vc estudar tudo isto vc tera pelo menos uns 2 anos de estudos

1 curtida

Discordo 100%. O cara ainda não sabe qual linguagem escolher, não deveria estudar outra “no tempo livre”.

2 curtidas

No tempo livre dos estudos, quando acabar de estudar o básico e estiver com tempo. Só uma sugestão.