Qual linguagem estudar?

A lógica é uma forma de estruturar o pensamento. “Como ciência, a lógica define a estrutura de declaração e argumento para elaborar fórmulas através das quais estes podem ser codificados!” (wikipedia)
Uma fórmula é o modelo da minha lógica e não o algorítimo. O processo de resolução da fórmula é o algoritmo!
Lógica não necessita de uma “sequência finita de instruções” eu utilizo uma “sequência finita de instruções” para resolver um problema lógico. Olha confusão ai gente!

Ressucitei meu caderninho,vamos lá…

Lógica-Arte de organizar o pensamento.

Lógica Computação-Arte de organizar o pensamento com a finalidade de elaborar soluções algoritmizalas que facilitem a contrução de programa a serem executados pelo computador.

“Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetiva bem definido”
(FORBELLONE,1999)

“Algoritmo é uma sequência finita de instruções ou operações cuja execução em tempo finito,resolve um problema computacional,qualquer que seja sua instância.”
(SAVETTI,1999)

“Algoritmos são regras(formas)para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema englobando formulas de expressões aritméticas”
(MANZANO,1997).

Pseudocódigo ou Portugol-Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever,por meio de regras para a resolução do problema.

Vantagem-A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programação é quase que imediata,buscando conhecer as palavras reservadas da linguagem de programa que será utilizada.

Obs: Pseudocódigo ou Portugol-É um tipo de algoritimo,vai que tem alguém ai que pense que estou misturando as coisas…rsrs…

[quote=Anime]Ressucitei meu caderninho,vamos lá…

Lógica-Arte de organizar o pensamento.

Lógica Computação-Arte de organizar o pensamento com a finalidade de elaborar soluções algoritmizalas que facilitem a contrução de programa a serem executados pelo computador.

“Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetiva bem definido”
(FORBELLONE,1999)

“Algoritmo é uma sequência finita de instruções ou operações cuja execução em tempo finito,resolve um problema computacional,qualquer que seja sua instância.”
(SAVETTI,1999)

“Algoritmos são regras(formas)para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema englobando formulas de expressões aritméticas”
(MANZANO,1997).

Pseudocódigo ou Portugol-Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever,por meio de regras para a resolução do problema.

Vantagem-A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programação é quase que imediata,buscando conhecer as palavras reservadas da linguagem de programa que será utilizada.[/quote]

Resumindo! Eu utilizo lógica para criar um algoritimo de modo que um algorítmo resolva um problema lógico!
O que faltou ai é como represento um problema lógico? Para mim é a função do modelo, seja ele um modelo matemático, uma função ou a modelagem de um sistema!

A lógica é uma forma de estruturar o pensamento. “Como ciência, a lógica define a estrutura de declaração e argumento para elaborar fórmulas através das quais estes podem ser codificados!” (wikipedia)
Uma fórmula é o modelo da minha lógica e não o algorítimo. O processo de resolução da fórmula é o algoritmo!
Lógica não necessita de uma “sequência finita de instruções” eu utilizo uma “sequência finita de instruções” para resolver um problema lógico. Olha confusão ai gente![/quote]

Pois é isso. A lógica é a nossa abstração da solução do problema.

Quando você tem um bom domínio de algoritmos fica claro implementar essas abstrações. Isso fortalece a sua capacidade de implementar soluções. Não tem confusão nenhuma nisso.

você mesmo me citou - O 1 e o 3 necessitam de uma “sequência finita de instruções” para serem realizados.

No final, os modelos acabam sendo implementações de algoritmos.

[quote=x@ndy][quote=Anime]Ressucitei meu caderninho,vamos lá…

Lógica-Arte de organizar o pensamento.

Lógica Computação-Arte de organizar o pensamento com a finalidade de elaborar soluções algoritmizalas que facilitem a contrução de programa a serem executados pelo computador.

“Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetiva bem definido”
(FORBELLONE,1999)

“Algoritmo é uma sequência finita de instruções ou operações cuja execução em tempo finito,resolve um problema computacional,qualquer que seja sua instância.”
(SAVETTI,1999)

“Algoritmos são regras(formas)para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema englobando formulas de expressões aritméticas”
(MANZANO,1997).

Pseudocódigo ou Portugol-Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever,por meio de regras para a resolução do problema.

Vantagem-A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programação é quase que imediata,buscando conhecer as palavras reservadas da linguagem de programa que será utilizada.[/quote]

Resumindo! Eu utilizo lógica para criar um algoritimo de modo que um algorítmo resolva um problema lógico!
O que faltou ai é como represento um problema lógico? Para mim é a função do modelo, seja ele um modelo matemático, uma função ou a modelagem de um sistema![/quote]

Não entendi,será que está falando de fluxograma… :roll:

O que quer dizer com…O que faltou ai é como represento um problema lógico?

[quote=Anime]Não entendi,será que está falando de fluxograma… :roll:

O que quer dizer com…O que faltou ai é como represento um problema lógico?[/quote]

Bah, Não quero que isso vire um flame então vou tentar cuidar as palavras!

Depende do problema! Ou melhor do Dominio! Um dominio bem simples, posso representar de forma procedural utilizando um fluxograma, ou, melhor, um diagrama de atividades.
Para dominio mais complexos seria necessário um diagrama de classes e diagramas de sequencia de modo que pudesse representar a lógica do domino. Lembrando que isso seria apenas uma forma de comunicação e expressão. Isso tem que ficar bem claro. Até por que diagramas UML não conseguem representar totalmente a lógica embutida em um dominio complexo. Ela é somente uma forma de comunicação! De tentar passar para outra pessoa rapidamente a logica utilizada. O algoritmo seria a implementação do meu “modelo lógico”.

[quote=x@ndy][quote=Anime]Não entendi,será que está falando de fluxograma… :roll:

O que quer dizer com…O que faltou ai é como represento um problema lógico?[/quote]

Bah, Não quero que isso vire um flame então vou tentar cuidar as palavras!

Depende do problema! Ou melhor do Dominio! Um dominio bem simples, posso representar de forma procedural utilizando um fluxograma, ou, melhor, um diagrama de atividades.
Para dominio mais complexos seria necessário um diagrama de classes e diagramas de sequencia de modo que pudesse representar a lógica do domino. Lembrando que isso seria apenas uma forma de comunicação e expressão. Isso tem que ficar bem claro. Até por que diagramas UML não conseguem representar totalmente a lógica embutida em um dominio complexo. Ela é somente uma forma de comunicação! De tentar passar para outra pessoa rapidamente a logica utilizada. O algoritmo seria a implementação do meu “modelo lógico”.[/quote]

Sim sim, isso mesmo. Me corrigindo logo acima…

Mas o estudo de algoritmos é a maneira que você tem para treinar a capacidade de implementar essas soluções. Sem esse estudo o modelo nunca será realizado nem interpretado com perfeição.

[quote=x@ndy][quote=Anime]Não entendi,será que está falando de fluxograma… :roll:

O que quer dizer com…O que faltou ai é como represento um problema lógico?[/quote]

Bah, Não quero que isso vire um flame então vou tentar cuidar as palavras!

Depende do problema! Ou melhor do Dominio! Um dominio bem simples, posso representar de forma procedural utilizando um fluxograma, ou, melhor, um diagrama de atividades.
Para dominio mais complexos seria necessário um diagrama de classes e diagramas de sequencia de modo que pudesse representar a lógica do domino. Lembrando que isso seria apenas uma forma de comunicação e expressão. Isso tem que ficar bem claro. Até por que diagramas UML não conseguem representar totalmente a lógica embutida em um dominio complexo. Ela é somente uma forma de comunicação! De tentar passar para outra pessoa rapidamente a logica utilizada. O algoritmo seria a implementação do meu “modelo lógico”.[/quote]

ahh,isso mesmo,com alguma ressalva…mas deixa pra lá rsrs… :wink:

[quote=juliocbq]Sim sim, isso mesmo. Me corrigindo logo acima…

Mas o estudo de algoritmos é a maneira que você tem para treinar a capacidade de implementar essas soluções. Sem esse estudo o modelo nunca será realizado nem interpretado com perfeição.[/quote]

A meu ver é o um conjunto das três. Lógica é basico, como disse antes, para mim ela vem da prática de resolver diversos problemas. Matemática é ótimo para apreender lógica. Nunca conheci um bom programador que não gostase de matemática. Não necessita ser bom em matemática, tem que gostar, por que mátemática é basiciamente resolver problemas lógicos! Para problemas simples não é necessário modelar, você pode implementar o algoritimo direto, mas para problemas complexos é dificil ver o todo sem modelar antes. Os conhecer os paradgmas de programação também é fundamental para se criar um bom Algoritmo. Eles são as ferramentas que a pessoa vai usar criar o Algoritimo. O problema que eu vejo no ensino de algoritmos é que ele muito básico. Normalmente se resume a resolver problemas simples, que mal da 4 funções (quando se cria alguma função!), pelo menos foi a impressão que tive quando estudei.

[quote=x@ndy][quote=juliocbq]Sim sim, isso mesmo. Me corrigindo logo acima…

Mas o estudo de algoritmos é a maneira que você tem para treinar a capacidade de implementar essas soluções. Sem esse estudo o modelo nunca será realizado nem interpretado com perfeição.[/quote]

A meu ver é o um conjunto das três. Lógica é basico, como disse antes, para mim ela vem da prática de resolver diversos problemas. Matemática é ótimo para apreender lógica. Nunca conheci um bom programador que não gostase de matemática. Não necessita ser bom em matemática, tem que gostar, por que mátemática é basiciamente resolver problemas lógicos! Para problemas simples não é necessário modelar, você pode implementar o algoritimo direto, mas para problemas complexos é dificil ver o todo sem modelar antes. Os conhecer os paradgmas de programação também é fundamental para se criar um bom Algoritmo. Eles são as ferramentas que a pessoa vai usar criar o Algoritimo. O problema que eu vejo no ensino de algoritmos é que ele muito básico. Normalmente se resume a resolver problemas simples, que mal da 4 funções (quando se cria alguma função!), pelo menos foi a impressão que tive quando estudei.[/quote]

Nao creio que seja simples nao. O problema e que ninguem leva a serio mesmo. As grades sao algoritmos 1,2,3 e fora compiladores e integigencia artificial que possuem uma gama complexa deles. Processamento de imagens e computacao grafica. Ninguem da importancia mesmo. O resultado disso e que ninguem consegue implementar solucoes de problemas.

Você esta falando de ciências da computação?

Você esta falando de ciências da computação?[/quote]

sim. Mas essa analise pode ser feita em qualquer curso superior de computaçao. Um curso de computacao sem uma boa base de algoritmos nao pode ser considerado curso de computacao.

Você esta falando de ciências da computação?[/quote]

sim. Mas essa analise pode ser feita em qualquer curso superior de computaçao. Um curso de computacao sem uma boa base de algoritmos nao pode ser considerado curso de computacao.[/quote]

Em Análise não existe uma boa base de algorítmos, mas não creio que isso seja o mais fundamental para um curso, digo isso porque eu fiz engenharia e agora faço a análise e já trabalho com desenvolvimento a uns bons anos. Param mim, o mais importante que a base é tu querer apreender. Se a escola não ensina tu corre atrás (eu apreendi programação assim). O que mais vejo na faculdade é que o pessoal está nem ai para os requisitos de um programa ou para um paradigma ou lógica ou algoritimos. Para eles o mais importante é a linguagem! Assim eles criam aqueles programas escabrosos, com rotinas contendo centenas de linhas (Já vi uma que tinha mais de mil). A meu ver isso ocorre não porque as cadeiras de algoritmos foram fracas, mas mais porque ele não estava nem ai. Quando o professor falou em métodos para ele disse que era para dividir a responsabilidade e permitir a reutilização do código. Agora tu acha que eles prestam a atenção? Não! Ai ficam criando essas monstruosidades!

Certa vez um colega programador me perguntou por que eu lia tanto! Ai falei para ele que havia apreendido a programar assim, que não tinha tempo para fazer cursos e assim eu ia evoluindo! Ai ele me disse que no curso todo da falculdade ele leu apenas 2 livros: Um de Flex e outro de PHP e só por que precisava fazer o seu TCC!

A meu ver um curso tem que ser díficil não porque assim o cara vai apreender! Porque não vai, ele desiste antes! Isso acontece na engenharia, em turmas de 60 alunos as vezes nem 20 se formam! Nos cursos voltados para nossa área não vejo isso! Por isso o mercado está cheio de programadores arrastadores de botão e copiadores de código!

Foi o que eu tava falando pro pessoal , o cara pode ter Calculo 1 ,2 ,3…69 e milhoões de horas de algoritmo …
Se o nego não quiser aprender não adianta … essa area é mto mais auto-ditada do que técnica.
Ele se forma , pega o diplominha dele e acha que é o tal …
Se não gosta de estudar e nen de ler… ja era …

Tem mto rapaz ai com técnico que bota mto analista da IBM (eu ja fiz a prova e é totalmente matematica) no chinelo …
Falo pq conheço …
Tambem dizer que apenas quem manja e gosta de matematica se da bem em programação é totalmente errado.
Falo por experiência própria …

Eu posso dizer que me deu bem , não tenho experiencia nenhuma , apenas meu técnico e minha facu cursando …
Mas trabalhei na HP durante 1 ano e 9 meses em suporte… não fazia nada e aproveitava o tempo pra estudar …
Agora trabalho como Jr com C# e VB nun projeto de modelagem multidimensional(isso é chato).

Foi o que eu tava falando pro pessoal , o cara pode ter Calculo 1 ,2 ,3…69 e milhoões de horas de algoritmo …
Se o nego não quiser aprender não adianta … essa area é mto mais auto-ditada do que técnica.
Ele se forma , pega o diplominha dele e acha que é o tal …
Se não gosta de estudar e nen de ler… ja era …

Tem mto rapaz ai com técnico que bota mto analista da IBM (eu ja fiz a prova e é totalmente matematica) no chinelo …
Falo pq conheço …
Tambem dizer que apenas quem manja e gosta de matematica se da bem em programação é totalmente errado.
Falo por experiência própria …

Eu posso dizer que me deu bem , não tenho experiencia nenhuma , apenas meu técnico e minha facu cursando …
Mas trabalhei na HP durante 1 ano e 9 meses em suporte… não fazia nada e aproveitava o tempo pra estudar …
Agora trabalho como Jr com C# e VB nun projeto de modelagem multidimensional(isso é chato).
[/quote]

Não adianta tapar o sol com a peneira. A computação é área de exatas e quem não gosta disso não deve nem tentar estudar. A maioria das pessoas correm atras de estatus mesmo que isso indique que a área vocacional dela seja outra. Esse é o problema verdadeiro.

Quem entende de exatas sempre é bom(ótimo por senão dizer) programador e dá para citar centenas de profissionais na física e na matemática.

Para se ter uma idéia de como a maioria das pessoas entendem tanto de computação é só ver a quantidade de tópicos de gente falando que uma linguagem escreve software melhor que a outra, sendo que todo compilador vai transformar tudo no mesmo assembly.