Qual linguagem estudar?

++

Estude Logica de Programação…[/quote]

Capacidade Lógica é a habilidade mais importante que um programador deve possuir. Eu apreendi muita lógica nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral e Física quando fazia engenharia! Não acredito em apreender lógica! Lógica vem da experiência de resolver problemas sejam matemáticos, físicos, quebra cabeças ou qualquer outro. Se você não tem essa capacidade não deve nem começar a programar, pois não vai conseguir resolver os problemas mais básicos e vai ficar frustrado.

O que eu mais vejo são programas que possuem lógica, mas não são estruturados adequadamente, onde uma função tem centenas de linhas!!! Programas Pseudo Orientado a Objetos, onde as classes são utilizadas como estruturas de dados. Por isso insisto tanto que os programadores conheçam os paradigmas de programação!

Para saber sobre Pseudo Orientação a Objetos Leia: http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php/Fantoches
Escrevi um post no meu blog sobre linguagens de programação no meu Blog: http://tekhton.blogspot.com/2011/01/melhor-linguagem-de-programacao-do.html[/quote]

Oi x@ndy,

Sem duvida aprender os paradigmas de programação é muito importante.

Ao meu ver Lógica de programação,pode-se aprender sim e digo mais,é essencial ver lógica antes de uma linguagem,como o colega acima citou,se vc sabe a lógica,pode aprender qualquer linguaguem,se tiver interesse,claro.

Mudando de assunto,acabei de baixar o Firebird e o Delphi 7,apesar de sempre ler que está ultrapassado quero aprender,porque aqui na região é muito usado,acho importante levar em consideração que linguagem é usada onde vc mora ou pretende trabalhar…

Dei uma olhada no seu blog,está bem legal seu post…

Se vc quer arranjar um estágio, escolha um dos números e estude:

  1. Java Web (e seus frameworks… Hibernate, Struts etc)
  2. C# e SQL Server
  3. PHP e MySQL

Acho que o número 2 e 3 são mais fáceis, infelizmente Java Web eles pedem alguns frameworks além do Java em si, com C# e PHP isso não é comum.
Você não precisa saber tudo a fundo, mas SQL Server e MySQL o básico (criar uma tabela, inserir, editar, excluir e consultar dados na tabela) etc.

Sim, no meu ver antes de começar a pensar em programar deve se conhecer lógica! Só que, como disse antes, não acredito em “lógica de programação” por que a programação trata-se de resolver um problemas do mundo real. São diferentes tipos de problemas que envolvem lógica, e não somente lógica de programação. A meu ver a lógica de programação é uma forma de transformar um problema lógico qualquer em lógica de programação ou seja em um programa!

O Delphi 7 é só a interface. Você pode usar uma interface mais nova, alias é bem mais produtiva. O Delphi mantém muito a compatibilidade entre as versões. Parabéns pela iniciativa. Sempre é bom conhecer uma linguagem nova. Delphi é ótimo para trabalhar com a API do Windows. Já trabalho com ele a 6 anos.

Obrigado

Sim, no meu ver antes de começar a pensar em programar deve se conhecer lógica! Só que, como disse antes, não acredito em “lógica de programação” por que a programação trata-se de resolver um problemas do mundo real. São diferentes tipos de problemas que envolvem lógica, e não somente lógica de programação. A meu ver a lógica de programação é uma forma de transformar um problema lógico qualquer em lógica de programação ou seja em um programa!

O Delphi 7 é só a interface. Você pode usar uma interface mais nova, alias é bem mais produtiva. O Delphi mantém muito a compatibilidade entre as versões. Parabéns pela iniciativa. Sempre é bom conhecer uma linguagem nova. Delphi é ótimo para trabalhar com a API do Windows. Já trabalho com ele a 6 anos.

Obrigado[/quote]

ok :wink:

Sim, no meu ver antes de começar a pensar em programar deve se conhecer lógica! Só que, como disse antes, não acredito em “lógica de programação” por que a programação trata-se de resolver um problemas do mundo real. São diferentes tipos de problemas que envolvem lógica, e não somente lógica de programação. A meu ver a lógica de programação é uma forma de transformar um problema lógico qualquer em lógica de programação ou seja em um programa!

O Delphi 7 é só a interface. Você pode usar uma interface mais nova, alias é bem mais produtiva. O Delphi mantém muito a compatibilidade entre as versões. Parabéns pela iniciativa. Sempre é bom conhecer uma linguagem nova. Delphi é ótimo para trabalhar com a API do Windows. Já trabalho com ele a 6 anos.

Obrigado[/quote]

O que ela quis dizer com lógica de programação foi “algoritmos”. Isso é a essência da ciência da computação. A computação é uma ciência que visa a pesquisa de algoritmos e a otimização deles. É uma ciência exata.

Assim sendo, a lógica de programação é uma lógica voltada a resolver problemas do mundo real. Isso é o que distingue ciência da computação das outras ciências exatas e da engenharia.


http://algo.inria.fr/AofA/
http://algo.inria.fr/AofA/

Partindo do princípio que você já saiba programação e quer escolher uma linguagem pra emprego, verifique sua região. Aqui em Uberlândia, por exemplo, tem muito mais vaga pra Java que pra C# e quase não tem vaga pra PHP. Delphi também é comum e paga bem porque quase não acha mais gente.

Em outras cidades pode acontecer um cenário totalmente diferente.

[quote]O que ela quis dizer com lógica de programação foi “algoritmos”. Isso é a essência da ciência da computação. A computação é uma ciência que visa a pesquisa de algoritmos e a otimização deles. É uma ciência exata.
[/quote]

É , levando em consideração que hoje não vejo ninguem que utilize C# ou java vá utilizar Quick ou Bubble sort … beleza xD

Aqui em sp é bem variado…
Java paga mais , porém o numero de vagas é menor e os requisitos são longos.

Onde eu moro , na baixada santista , é so PHP mesmo …

Mas o objetivo não é você implementar isso, é desenvolver a capacidade de programação. Nesses e outros algoritmos e estruturas de dados estão os conceitos que separam alguém que realmente programa daquele que coleta componentes, clica, arrasta, pequisan o Google e faz um CRUD. Nem precisa falar onde estão os melhores salários.

[quote=juliocbq]

O que ela quis dizer com lógica de programação foi “algoritmos”. Isso é a essência da ciência da computação. A computação é uma ciência que visa a pesquisa de algoritmos e a otimização deles. É uma ciência exata.

Assim sendo, a lógica de programação é uma lógica voltada a resolver problemas do mundo real. Isso é o que distingue ciência da computação das outras ciências exatas e da engenharia.


http://algo.inria.fr/AofA/
http://algo.inria.fr/AofA/[/quote]

Isso mesmo… :wink:

[quote=marcosalex]Partindo do princípio que você já saiba programação e quer escolher uma linguagem pra emprego, verifique sua região. Aqui em Uberlândia, por exemplo, tem muito mais vaga pra Java que pra C# e quase não tem vaga pra PHP. Delphi também é comum e paga bem porque quase não acha mais gente.

Em outras cidades pode acontecer um cenário totalmente diferente.[/quote]

Fiquei batendo o pé que queria programar em java,mas aq na região a realidade é outra… :wink:

[quote=marcosalex][quote=DenysNunes]

É , levando em consideração que hoje não vejo ninguem que utilize C# ou java vá utilizar Quick ou Bubble sort … beleza xD
[/quote]

Mas o objetivo não é você implementar isso, é desenvolver a capacidade de programação. Nesses e outros algoritmos e estruturas de dados estão os conceitos que separam alguém que realmente programa daquele que coleta componentes, clica, arrasta, pequisan o Google e faz um CRUD. Nem precisa falar onde estão os melhores salários.

[/quote]

Mas isso a gente aprende por default , é pré requisito …
Eu aprendi no meu técnico , 1 ano inteiro só de algoritmo

Na minha humilde opinião , os melhores salários estão com a aqueles que não se acomodam…
Não importa se vc clica e arrasta ou se vc é criador de framework.

Essa questão é totalmente relativa , podemos pegar cientistas que passaram 4 anos vendo algoritmos e que não sabem fazer um CRUD e tem Analistas de sistemas que fazem 2 anos de facu e ja sabem bastante coisas apenas no e-learning.
Na minha opinião qualquer pessoa que pretende entrar um curso superior na area da TI , tem que primeiro fazer um técnico (digo aqueles tipo IFSP) que ai ou o cara aprende ou desiste …

Já citei várias vezes que o técnico é mais dificil do que faculdade,é como vc disse,a pessoa aprende e sai de lá sabendo ou desiste no meio do caminho.
Fico boba com algumas duvidas de quem esta fazendo seu TCC,alguns não sabem o basico.Ai pode ser tanto falha da faculdade ou do aluno…

Então , o bom de cursos em escolas federais é isso,fica quem sabe o que ta fazendo.
Quando entrei na area sabia o caminho das pedras e não está sendo facil até hoje.

Estou no segundo ano de analise de sistemas (particular) e teve nego no TCS do primeiro ciclo que fez um tema sobre utilização do mercado livre …
é deplorável…

São eventos como esse que fazem os profissionais que ainda não se formaram ter má fama…

Só uma observação,quando falo que curso técnico é mais dificil que faculdade,estou me referindo a algumas faculdades particullares,é claro que fazer uma boa faculdade compensa e muito… :wink:

[quote=DenysNunes][quote]O que ela quis dizer com lógica de programação foi “algoritmos”. Isso é a essência da ciência da computação. A computação é uma ciência que visa a pesquisa de algoritmos e a otimização deles. É uma ciência exata.
[/quote]

É , levando em consideração que hoje não vejo ninguem que utilize C# ou java vá utilizar Quick ou Bubble sort … beleza xD

Aqui em sp é bem variado…
Java paga mais , porém o numero de vagas é menor e os requisitos são longos.

Onde eu moro , na baixada santista , é so PHP mesmo …[/quote]

Levando-se em conta que implementar um bubblesort não é fazer análise de algoritmos. Sem falar que isso se aprende em algoritmos 1 na escola(E tem gente que não sabe implementar).

Como a anime citou logo acima, um bom curso de uma boa faculdade, se for verificar ciência da computação você nem tem disciplinas de linguagem. Só se estuda exatas e algoritmos. A principio, quando um dos primeiros cursos de ciência da computação apareceu no brasil, se não me engano na unicamp(que é polo e lado a lado com o mit) seguia esse modelo. O aluno estudava qualquer linguagem a sua escolha em paralelo e por conta própria.

[quote=DenysNunes]Estou no segundo ano de analise de sistemas (particular) e teve nego no TCS do primeiro ciclo que fez um tema sobre utilização do mercado livre …
é deplorável…

São eventos como esse que fazem os profissionais que ainda não se formaram ter má fama…

[/quote]
Concordo. Vou fazer meu primeiro TCC em Análise (no meu curso são 2) somente no próximo semestre, mas já estou buscando material. Fui ver algumas bancas e me apavorei. O pessoal encarava como trabalho de final de semestre e o pior é que passavam!!! Teve um que falou no seu artigo que utilizou XP no seu trabalho, ai um professor da banca perguntou quais práticas XP havia aplicado e ele não sabia, teve que enrolar!!! Absurdo total!!!

O que vejo é que os alunos não estão nem ai! Claro que a qualidade do curso depende dos professores também, mas programação é uma coisa que não se apreende na faculdade, cabe ao professor ensinar os caminhos das pedras mas o apreendizado depende muito da dedicação do aluno! Comecei a programar quando fazia engenharia, o melhor conselho que recebi de um professor foi “Programe muito! Quer apreender a programar em C? Compre o livro C Completo e Total do Herbert Schildt, leia e faça todo o tipo de software que puder. Não importa de que tipo. Pratique muito, muito mesmo!” Se não fosse isso não teria apreendido! O que eu apreendi nos livros e correndo atrás foi maior que todas as cadeiras de programação e lógica que já tive na faculdade!

Outro problema são as cadeiras dadas em Análise de Sistemas! Na minha turma da engenharia de 60 que entraram sobraram 30 após o primeiro semestre!!! Eu nunca havia rodado em toda minha vida e rodei em Física e Cálculo, pois estava acostumado a estudar nas vésperas da prova e Cálculo e a Fisica da engenharia não se apreende assim não! Tem que estudar muito! Na Analise eu vejo que tudo meio nas coxas (pelo menos no meu curso) a única cadeira que eu vi rodar muita gente foi na de Organização de Computadores que não tinha nada de mais e reprovou 60% da turma, porque o professor era rígido. Como um cara que não entede como funciona uma porta lógica quer ser programador!? A meu ver o nível de cobrança do curso deveria ser mais alto para eliminar já nos primeiros semestres os programadores arrastadores de botão e os analistas que acham que análise não tem nada haver com programação!

Cara , não vou mentir … eu era péssimo com algoritimos kkkkk …
Era bom em lógica , DFD e aqueles Portuguol da vida … mas em algoritmos (a bebida falava mais alto … na verdade ela gritava kkk)

Certeza , pior que isso é os profs que dão aula de Delphi e C++ builder (aulas de IDE)
Mostrando como se deixa o painel em relevo ou como deixa o Label em dock … é froid …
Tive aula de C++ esse semestre , fiquei com pena do pessoal que não sabe … o cara não deu nada de linguagem … no maximo laços e variaveis…

Agora , analíse não é soh programação mesmo …

Se é pra dar aula de IDE , da uma aula decente , nen acesso a dados o cara fez … me revoltei …
Ainda disse que nesse semestre vai ser só O.O. em java … ja que a “lógica” ele ja deu …

Na moral … aqui na baixada :
Ciencias da Computação + Analise de Sistemas + Engenharia da Computação < Técnico em Desenvolvimento de Sistemas …
Não to generalizando , mas no tecnico que eu fiz a maioria dos profs dão aula nas facus daki…

Acho que se vc quer trabalhar com hardware , nanotecnologia e afins … engenharia e ciencia vai … agora pra ser programador … faça um técnico e analise (que é soh 2 anos)…
Tanto que se vc entrar na apinfo/catho e afins … pouco tão se importanto com o que vc fez …

Cara , não vou mentir … eu era péssimo com algoritimos kkkkk …
Era bom em lógica , DFD e aqueles Portuguol da vida … mas em algoritmos (a bebida falava mais alto … na verdade ela gritava kkk)

Certeza , pior que isso é os profs que dão aula de Delphi e C++ builder (aulas de IDE)
Mostrando como se deixa o painel em relevo ou como deixa o Label em dock … é froid …
Tive aula de C++ esse semestre , fiquei com pena do pessoal que não sabe … o cara não deu nada de linguagem … no maximo laços e variaveis…

Agora , analíse não é soh programação mesmo …

Se é pra dar aula de IDE , da uma aula decente , nen acesso a dados o cara fez … me revoltei …
Ainda disse que nesse semestre vai ser só O.O. em java … ja que a “lógica” ele ja deu …

Na moral … aqui na baixada :
Ciencias da Computação + Analise de Sistemas + Engenharia da Computação < Técnico em Desenvolvimento de Sistemas …
Não to generalizando , mas no tecnico que eu fiz a maioria dos profs dão aula nas facus daki…

Acho que se vc quer trabalhar com hardware , nanotecnologia e afins … engenharia e ciencia vai … agora pra ser programador … faça um técnico e analise (que é soh 2 anos)…
Tanto que se vc entrar na apinfo/catho e afins … pouco tão se importanto com o que vc fez …

[/quote]

-_-’

Olha, vou dar a minha humilde opinião sobre o assunto.

Se você quer digitar código para algum arquiteto, não dê importância as disciplinas como algoritmos 1,2,3 ; metemática computacional e outras relevantes a computação em geral. Digitar código não é desenvolver software nem criar nenhuma tecnologia. Ao meu ver ignorar isso é como jogar fora um leque de possibilidades incrível e no final não compensa estudar 5(ou até mesmo 1 ano) se não for para aprender.

Os algoritmos te dão a característica analítica para resolver problemas reais. Isso quer dizer olhar para uma fila desorganizada em um banco e enxergar a solução ali. Com a solução em mente a linguagem de programação é um mero detalhe e posso te dizer de antemão que não existe linguagem ruim ou ótima e sim a que você gosta.

[quote=juliocbq]

Olha, vou dar a minha humilde opinião sobre o assunto.

Se você quer digitar código para algum arquiteto, não dê importância as disciplinas como algoritmos 1,2,3 ; metemática computacional e outras relevantes a computação em geral. Digitar código não é desenvolver software nem criar nenhuma tecnologia. Ao meu ver ignorar isso é como jogar fora um leque de possibilidades incrível e no final não compensa estudar 5(ou até mesmo 1 ano) se não for para aprender.

Os algoritmos te dão a característica analítica para resolver problemas reais. Isso quer dizer olhar para uma fila desorganizada em um banco e enxergar a solução ali. Com a solução em mente a linguagem de programação é um mero detalhe e posso te dizer de antemão que não existe linguagem ruim ou ótima e sim a que você gosta.[/quote]

++ :wink:

Em momento nenhum discordei de você que é importante a gente aprender algoritmos.
Estou dizendo que na área não é só isso.
E passar 4 anos em uma faculdade e sair sem saber o que é regra de negócio é froid.

Se quer ser cientista , vá para o MIT e depois vá trabalhar pra Intel/AMD ou sei la trabalhar em alguma fábrica de processadores. (coisa que é lenda no brasil)
No brasil, TI é negócio e não desenvolvimento.
Se realmente quer trabalhar em alta tecnologia, suma daqui ! (rsrs)
Que pra min é o foco de Ciências (nen tanto) e Engenharia.

Se você tambem não conhecer analíse de requisito, regra de negócio, modelagem, patterns é certeza que você também será um escriba de código.
Considero essas matérias muito mais importantes para o desenvolvimento de um sistema.
Não quer ser escriba de código ? Estude e vire um engenheiro de soft ou arquiteto. (por isso digo que os melhores salários estão com os que não ficam conformados com seu bacharelado)

Acho que as instituições brasileiras de cursos superiores de TI ainda estão perdidas sobre o foco dos cursos.
Deveria acabar com todos os cursos e fazer igual a algumas modalidades que em determinado semestre ou ano o cara escolhe
sua especialidade.

Alguem pode me dizer em qual curso do brasil é pelo menos citado sobre padrões de projeto ou modelagem multidimensional (meu prof de bd mal sabia o que era isso) ?

Pelo menos O.O. eles passam um pouco … é por isso que temos mais programadores procedurais do que O.O.