Com o lançamento do JAVA 6 pergunto qual a melhor linguagem de script utilizar?
Estou em duvida entre, Ruby, JavaScript, BeanShell e Groovy.
Porque você me recomenda uma e não as outras?
Quais as vantagens de uma sobre a outra?
Com o lançamento do JAVA 6 pergunto qual a melhor linguagem de script utilizar?
Estou em duvida entre, Ruby, JavaScript, BeanShell e Groovy.
Porque você me recomenda uma e não as outras?
Quais as vantagens de uma sobre a outra?
Não entendi a relação do lançamento do Java 6 com as linguagens script, mas tudo bem.
Que tal Python? Tem maior market share que o Ruby, está presente em qualquer instalação linux padrão, é possível transformá-lo em binário de Windows, ou seja, é extremamente portátil, tanto para pequenas funcionalidades que você precise, até para processos complexos.
Eu recomendo!
Abraços!
LuaJava
Lua é excelente… é a melhor linguagem de script que conheço, pelo menos é a mais fácil de aprender e tem muita documentação, e é usada em grandes plataformas… como NASA, CryTek(FarCry), LucasArts, etc… é feita por brasileiros e pela PUC/RJ, já é uma linguagem que tem uns bons anos de vida, muito robusta…
LuaJava é excelente… se não conhece… vale a pena dar uma olhada…
:arrow: http://www.keplerproject.org/luajava/
Qualquer dúvida sobre LuaJava é só dizer…
É considerada a melhor linguagem de script para utilização com engines 3D, mais usada até que o Phyton nesta área…
Estou usando Groovy aqui no meu trabalho e estou plenamente satisfeito! Ele permite um nível extremamente alto de controle. Também é muito fácil transformar um objeto Java em Groovy e vice versa. Fizemos também um “proxy” em Groovy para qualquer objeto…
Outra coisa legal é que as classes Groovy viram .class normais, podem até ser carregados para dentro do Java com um classloader! Mais importante que isso, reflexão funciona nessas classes.
Em resumo, é uma linguagem e tanto! E o melhor, feita para Java desde o início.
Bem, alguns exemplos de empresas que usam Python:
Google
Nasa
Yahoo
Modelagem 3D? Python tambem tem, Blender, que tal?
Jogos? Python também tem, PyGame.
GUI? Python também tem TKInter, WxPython
Mais um abaixo que usa Python… um sitezinho chamado YouTube, alguém conhece ?
“Python is fast enough for our site and allows us to produce maintainable features in record times, with a minimum of developers.”
--Cuong Do, YouTube.com
Casos de sucesso Python:
Abraços!
Antes do Groovy, tentamos usar o Jython. A experiência foi péssima.
Era dificil integrar com Java, a documentação das classes Java era totalmente pobre, o projeto parecia completamente abandonado (sem updates, sem novidades, etc).
Reflexão não funcionava. Ter esse recurso seria muito interessante. Fazer uma classe Java virar Jython? Um stress total.
A única coisa legal é que de Phython em si existe bastaaaannnnte documentação. Mas só isso.
Tomara que na nova plataforma do Java 6 isso realmente venha melhorado. Mas ainda não gosto da idéia de um import no script fazer o código de meu usuário sair rodando… Muito propenso a erros, já que o legal do script é embarca-los e utiliza-los num ambiente mais controlado.
Olá,
A relacao que ele deve ta fazendo sao as linguagens de scripts aceitas pela JVM agora. Provavelmente ele vai precisar executar intragrado a um programa Java.
]['s
Ah, mencionei sobre utilizar apenas Python! Sem nenhuma integração com Java!
Concordo, Jython não rola!
Abraços!