Qual linguagem aprender para desenvolvimento web mobile?

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de uma troca de experiência por parte de quem conhece/trabalha com web para Android. Eu sou totalmente leigo no quesito web, minha experiência é restrita a Java (Básico) e Android. O que vocês poderiam me recomendar para aprender web mobile? Linguagens, cursos, livros? Já vi opiniões entre PHP e HTML5, e no fim acabou me deixando um pouco confuso os artigos que li.
Ah e um ponto, uma linguagem que se adapte bem a mobile, mas que eu também possa trabalhar com ela sem ser em dispositivos móveis, que tenha mercado de trabalho inclusive.

Vi esse livro na Casa do Código:
http://www.casadocodigo.com.br/products/colecao-webdesign

Alguém recomenda para o que eu preciso? Vale a pena?

Muito obrigado!

[quote=bgomes06]Pessoal, boa tarde!

Gostaria de uma troca de experiência por parte de quem conhece/trabalha com web para Android. Eu sou totalmente leigo no quesito web, minha experiência é restrita a Java (Básico) e Android. O que vocês poderiam me recomendar para aprender web mobile? Linguagens, cursos, livros? Já vi opiniões entre PHP e HTML5, e no fim acabou me deixando um pouco confuso os artigos que li.
Ah e um ponto, uma linguagem que se adapte bem a mobile, mas que eu também possa trabalhar com ela sem ser em dispositivos móveis, que tenha mercado de trabalho inclusive.

Vi esse livro na Casa do Código:
http://www.casadocodigo.com.br/products/colecao-webdesign

Alguém recomenda para o que eu preciso? Vale a pena?

Muito obrigado![/quote]

Principalmente JavaScript, algum framework JavaScript (como Knockoutjs ou Angular), JQuery e claro Html 4/5. A parte de design CSS3. O lado servidor pode pesquisar sobre REST e usar a tecnologia servidor que avaliar mais adequada, seja PHP, Java, .Net ou outra. Dê uma lida também sobre PhoneGap se atende seus objetivos. Ou fale melhor do caso que deseja criar na prática para ter uma resposta mais exata.