Qual linguagem aprender para desenvolvimento web mobile?

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de uma troca de experiência por parte de quem conhece/trabalha com web para Android. Eu sou totalmente leigo no quesito web, minha experiência é restrita a Java (Básico) e Android. O que vocês poderiam me recomendar para aprender web mobile? Linguagens, cursos, livros? Já vi opiniões entre PHP e HTML5, e no fim acabou me deixando um pouco confuso os artigos que li.
Ah e um ponto, uma linguagem que se adapte bem a mobile, mas que eu também possa trabalhar com ela sem ser em dispositivos móveis, que tenha mercado de trabalho inclusive.

Vi esse livro na Casa do Código:
http://www.casadocodigo.com.br/products/colecao-webdesign

Alguém recomenda para o que eu preciso? Vale a pena?

Muito obrigado!

[quote=bgomes06]Pessoal, boa tarde!

Gostaria de uma troca de experiência por parte de quem conhece/trabalha com web para Android. Eu sou totalmente leigo no quesito web, minha experiência é restrita a Java (Básico) e Android. O que vocês poderiam me recomendar para aprender web mobile? Linguagens, cursos, livros? Já vi opiniões entre PHP e HTML5, e no fim acabou me deixando um pouco confuso os artigos que li.
Ah e um ponto, uma linguagem que se adapte bem a mobile, mas que eu também possa trabalhar com ela sem ser em dispositivos móveis, que tenha mercado de trabalho inclusive.

Vi esse livro na Casa do Código:
http://www.casadocodigo.com.br/products/colecao-webdesign

Alguém recomenda para o que eu preciso? Vale a pena?

Muito obrigado![/quote]

Principalmente JavaScript, algum framework JavaScript (como Knockoutjs ou Angular), JQuery e claro Html 4/5. A parte de design CSS3. O lado servidor pode pesquisar sobre REST e usar a tecnologia servidor que avaliar mais adequada, seja PHP, Java, .Net ou outra. Dê uma lida também sobre PhoneGap se atende seus objetivos. Ou fale melhor do caso que deseja criar na prática para ter uma resposta mais exata.

Minha experiencia com HTML5 e jQuery para mobile foi péssima haha. Ficou muito lento, mas como fiz só para aprender, devo ter feito muita coisa errada.
O primefaces também tem uma versão mobile. Muito fácil de usar, mas só rodei no pc mesmo.

Acredito que pra mobile o caminho é utilizar a linguagem padrão do Smartphone mesmo.

Quando era java 1.3, fazia e me divertia com os joguinhos. Pra android eu não curti muito, agora como to trabalhando com .net, vou tentar fazer algo pro Windows Phone.
Dou a dica para seguir esse rumo. Desenvolver usando a lingua nativa do aparelho mesmo.

Do lado servidor, PHP e Java são as mais utilizadas.
Alguma é melhor? Não!

Quanto a interface, pesquise por JQuery, HTML5, Primefaces, Bootstrap e outras bibliotecas/Framework que podem te ajudar.

Obrigado javaflex, ErickRAR e Artur Bernardo pelas respostas!
A idéia de mobile para web veio de um projeto meu que foi cancelado no meio por conta de não ser “portável” para IPad e PC, e vi que tinha a necessidade de aprender Web e me integrar nesse meio. E também de todos os aplicativos que já vi para celular que interagiam com páginas web.
Deste aplicativo era algo simples, login, seleção de dados, lista de componentes com botões de imagem, info, e um checkbox. Nada extraordinário, mas falhou por não ser multiplataforma.
Uma dúvida que surgiu, o que seria Lado servidor e interface?

Mais uma vez obrigado pelas respostas!

Pode ser feito com JSF + Primefaces Mobile

Sua aplicação vai funcionar offline ou online? Fale melhor onde vai ser mantido os dados dessa aplicação.

Lado servidor da aplicação é onde vai ser responsável por validar, gravar e ler informações do banco de dados, se for o caso. Interface gráfica é onde o usuário vai interagir com a aplicação localmente.

Para esta exigência o PhoneGap pode ser uma boa escolha para aplicativos web mobile, consulte suas possibilidades em relação aos requisitos. E por outro lado se não precisar ser um aplicativo usando recursos específicos do celular e bastar ser um site com layout adaptado, pode pesquisar sobre layout responsivo, Bootstrap por exemplo facilita o uso dessa técnica.

Olá Javaflex!

Trabalhamos em duas frentes:
A minha parte:
A aplicação de checklist rodaria offline, gravará os logs em arquivo texto/xml, aí entraria a parte online: ele deve enviar a um servidor via wireless.

A parte que me derrubou:
A aplicação rodar online pelo navegador, acessando um endereço interno e criar a página web com o check list. Foi onde eu caí e onde eu quero aprender.

Ah beleza, entendi a diferença, teria que aprender os dois.

Vou procurar alguns tutoriais de Phonegap, já vi como integrar com o Eclipse, mas só uma pergunta: no meu Eclipse estou com a IDE para Android, instalar a do PhoneGap junto pode gerar algum problema? Seria melhor criar uma cópia do Eclipse e usar só a IDE do PhoneGap?

Valeu!

Ah, mais uma pergunta, eu li que pré requisito para PhoneGap é HTML5+CSS3+Javascript, confere?

Valeu!