Qual liguagem de programação seria melhor para programar para android e IOS

Qual liguagem de programação seria melhor para programar para android e IOS e porque?
Existe alguma framework que de para programar para as duas plataformas usando uma só codificação?

Boa tarde,pelo pouco que sei,a maioria das plataformas de desenvolvimentos híbridas usam HTML como codigo para programação,acho que é usado por ser mais leve e compativel,

Ja que vc quer para android e IOS,recomendo usar o IONIC framework que foca somente em android e IOS.
De uma olhada no site:
Site IONIC framework .

1 curtida

Muitas vezes a melhor linguagem é a que sabe.
O que vc manja ?

Se for de C# tem o Xamarin.
Se preferir Java veja o RoboVM.

Contudo, essas duas plataformas são pagas, mas sei que o Xamarin tem uma versão que permite testar gratuitamente e tal, dá uma olhada.

Se preferir algo free e open source veja o Cordova que usa HTML, CSS e JavaScript. O Ionic que o @Igor_Fachini citou usa ele.

Prefiro Java (facil, moderno…)

Não desenvolvo para android, mas li por ai que Angular JS esta crescendo muito nessa quesito.

Caso queira programar apenas para Android, estude Java. Se quiser impressionar o pessoal, ou gostar de estudar linguagens, estude Kotlin (linguagem bem legal criada pelo pessoal da JetBrains, pais do Android Studio).

Se quiser desenvolver aplicativos apenas para iOS, estude Objective-C ou Swift. Minha sugestão é conhecer os fundamentos do iOS usando Objective-C e depois, só depois, partir para Swift (já que tem muita coisa parecida com Objective-C).

Caso queira desenvolver aplicativos híbridos, temos dois “ramos” diferentes:

1. Tecnologias que geram aplicativos que rodam no navegador (os chamados webapps)
  2. Tecnologias que geram código nativo a partir de um único código escrito

Para o ramo 1, é necessário conhecimento de HTML, CSS, Javascript e contém a família de softwares como PhoneGap, Cordova, Intel XDK, Ionic…

Para o ramo 2, temos o Xamarin (que requer conhecimento em C#).

Logo, respondendo diretamente a sua pergunta: recomendo o Xamarin.