Qual ideia posso usar para substituir while?

GALERA, qual ideia posso usar para substituir esse meu While em meu código, queria ele continuasse pedindo permissão de eu continuar cadastrando Cliente ou nao.

#code
public class MenuCadastraCliente {

// CADASTRO DE CLIENTE
public static void cadastroCliente() {
	int cadastrandoCliente = 1;

while (cadastrandoCliente == 1) {
		// SELECIONANDO TIPO CLIENTE
		SelecionandoTipoDeCliente.selecionandoTipoCliente();

// CONTINUAR CADASTRANDO CLIENTE
		String continuarCadastrandoCliente = TextInput
				.textInput("CONTINUAR CADASTRANDO CLIENTE ? SIM [1] / NÃO [2]");

if (continuarCadastrandoCliente.equalsIgnoreCase("1")) {

} else if (continuarCadastrandoCliente.equalsIgnoreCase("2")) {
			System.out.println("CADASTRO DE CLIENTE FINALIZADO COM SUCESSO !\n");
			cadastrandoCliente = 2;
		}
	}
}

}

Cara, explica melhor, pois, se o objetivo é repetir o trecho de código enquanto uma condição não é satisfeita, o while é fundamental.

é meio que assim… esse é um pedaço de um projeto que estou fazendo, o que seria esse projeto, ele é uma Locadora de Veículos, onde eu faria o Cadastro de Cliente,Veículo, Pedido, etc etc etc. Como foi dito eu teria de fazer um Cadastro de Cliente, e fiz, no caso esse código a cima, porém sempre quando vou fazer meu Cadastro de Cliente, ele entra dentro desse While, e queria saber tinha alguma forma, ou Padrão de Projeto eu poderia utilizar para tentar substituir esse meu While, para alguma outra forma. Mas acredito eu que nao é possível, mas queria ter certeza.

substituir esse laço de repetição.

Cara, em geral, o ideal é você manter um laço para o sistema. Especificamente, as opções de um sistema, o menu, digamos assim.
Afinal, você não pega e cadastra todos os clientes de uma vez, nem todos os veículos, nem nada assim. Vai rolar de cadastrar um cliente, um veículo, efetuar uma locação. Então, o ideal seria isolar essas ações distintas em elementos específicos e só exibir o menu. Conforme as ações fossem necessárias, chamar a funcionalidade correspondente.

Tá bem rudimentar essa forma de fazer o cadastro.
Usando uma interface grafica tudo ficará mais intuitivo usando eventos.
Mas você pode usar eventos mesmo sem usar a biblioteca grafica.
O While, for, do while, são recursos que quase sempre a gente recorre a eles.
Mas nessa sua logica parece que a coisa está meio que em forma de teia de aranha.
E tambem em uma tela de cadastro, você fica nela até o usuario resolver sair , pra isso
Voce disponibiliza uma opão de [SAIR]

Provavelmente ele esteja iniciando e este seja um dos primeiros projetos nesse sentido, daí a ausência de uma GUI.

entao mano… pq foi pedido pra ser feito em Via Console. Mas a ideia esta sendo perder o costume de ficar usando While ou For, esse é o motivo da pergunta.

então eu iria tentar fazer com o GUI , mas como foi passado pra fazer Via console mesmo para focar em treinar a Orientação Objeto então estou fznd no Via console mesmo… até pq isso é um pedacinho do código, porque o programa em si é muito grande.

em outras palavras eu usar Interfaces Gráficas seria a melhor forma para substituir esse costume de While no meu cadastro ?

Em tese sim, porque na biblioteca grafica está facil chamar eventos, mas a questão em sí são os eventos e não necessariamente a parte grafica.