Qual framework para java mais simples e fácil de aprender ?

Boa noite estou voltando a programar em java depois de um ano com php e codeIgniter.

(Gostaria de um framework simples, pois um cadastro de currículos não tem muito segredo, mas gostaria que o framework por exemplo fizesse como no codeIgniter que quando a gente clica no botão submit e se tiver alguma informação errada ele deixa os campos já corretamente preenchidos do jeito que estava, não precisando do usuário digitar todos os campos novamente.)

Tenho um sistema com java swing para desktop pronto.

Não gostei do JSF, PRIMEFACES, ICEFACES, RICHFACES. Estes frameworks aí achei muito complexo.

Agora vou fazer uma versão web com JSP, HTML 5, CSS 3, BOOTSTRAP, JPA-2, HIBERNATE, SERVLETS, JFREECHART, ITEXT.

Qual framework para java mais simples e fácil de aprender para fazer um sistema web (com as tecnologias: JSP, HTML 5, CSS 3, BOOTSTRAP, JPA-2, HIBERNATE, SERVLETS, JFREECHART, ITEXT).?

1 curtida

Simplicidade anda longe do Java, mas a stack Spring costuma oferecer o possível para tentar simplificar. Pesquise sobre Spring Boot.

1 curtida

Ok

É pesquisei e vi vários códigos e exemplos na web, Java simples e fácil de aprender na web não tem jeito, só desktop mesmo. A não ser que trabalhe com jsp e servlets somente.

Esse é um exemplo bem próximo de JSP http://blog.algaworks.com/spring-boot/

Não esqueça que sistemas de informação desktop estão em desuso. Java não é a única opção para web, tem ASP.NET, PHP, etc.

Estou desenvolvendo um versão Desktop Java com o objetivo de utilizar em nuvem ou utilizar docker.

O Spring boot caso eu consiga aprendê-lo vou pegar a versão desktop e fazer com spring boot e jsp.

Caso não consiga aprender o Spring Boot, vou desenvolver em php e codeIgniter que já tenho uma certa experiência.

1 curtida

Java tem um legado forte !!!

Legado com certeza, vai depender do que ele busca.

Não tem muito o que fazer, Java é complexo não é fácil e as tecnologias são mais complexas ainda se tratando de Web, não tem muito pra onde correr, Frameworks são uma abstração o uso de xhtml entre outras tecnologia são pertinentes e constantes , hoje o mercado procura back-end e front-end , existe um mix de tecnologia e temos que conhecer de tudo um pouco pra sobreviver !!!

1 curtida

Concordo que web no browser não tem por onde correr no front-end, talvez com WebAssembly a coisa melhore. Mas de todas as tecnologias back-end que trabalhei, Java é a que possui mais complexidade desnecessária, somado a cultura da comunidade que prega por complicações.

1 curtida

Tem razão eu sozinho aqui pra tentar fazer um departamento pessoal com folha de pagamento que é complexo também. É melhor eu fazer em PHP, CodeIgniter, mesmo.