Bom Dia Guj´s
Alguem Sabe me dizer Qual Framework é melhor jpa-android ou droidPersistence
para persistencia de objetos no SQLite em aplicações Android ???
att…
Bom Dia Guj´s
att…
[quote=RobsonFagundes]Bom Dia Guj´s
att…[/quote]
Sou contrário ao uso de framework em dispositivo móvel.
Malabarismos devem ser deixados para se fazer no desktop.
Em um móvel, a bateria é algo precioso e é sabido que qualquer framework vai adicionar um overhead no processamento, fazendo o consumo da bateria aumentar.
Por isto o ideal é fazer direto na mão, pois o código será bem otimizado, garantindo maior autonomia do equipamento para outras tarefas.
Mas fique a vontade se acha que realmente faz sentido um framework para mobile.
boone vlw pela dica
nao tinha pensado neste detalhe…
acostumado a prog para Web e Desktop acabei nao me preocupando com isso…
t+ vlw
Como em todos os casos, depende, estou desenvolvendo um framework Orm para android (inclusive se quiser contribuir, será muito bem vindo), e fiz alguns testes de performance, e mesmo com a primeira versão beta (nem lançada ainda :oops: ), o desempenho ficou satisfatório.
Aí vai de caso para caso.
Se quiser contribuir, https://github.com/jonatasdaniel/andorm
Olá Jonatas Daniel
é tmb acredito que depende… até fiz um post no meu blog falando sobre isso…
http://twixar.com/Loh1OoTgll
obrigado pelo convite, vou implementar um exemplo de uso do mesmo, qualquer duvida entro em contato ok
Abraço
[quote=RobsonFagundes]Olá Jonatas Daniel
é tmb acredito que depende… até fiz um post no meu blog falando sobre isso…
http://twixar.com/Loh1OoTgll
obrigado pelo convite, vou implementar um exemplo de uso do mesmo, qualquer duvida entro em contato ok
Abraço[/quote]
Ok. Como citei em uma thread aki já, a funcionalidade que estou precisando agora para lançar a beta, é a possibilidade de criar as tabelas a partir da classe-entidade.
[quote=RobsonFagundes]Bom Dia Guj´s
att…[/quote]
Olá Robson. Sou responsável pelo jpa-android (http://code.google.com/p/jpa-android/) gostaria de agradecer pelo seu interesse em usar o framework. Ainda estou desenvolvendo o framework para ele entrar em uma versão beta, portanto sinta-se a vontade para baixar o código como consulta nesse momento. Se seu projeto for urgente recomendo usar um framework que esteja mais amadurecido nesse momento. Caso queira contribuir com o projeto com desenvolvimento, críticas, dicas, etc; sinta-se a vontade.
[]´s
Assis jr.
Olá, o Ajrs666 está certo ,também recomendo o DroidPersistence, ele está mais maduro no momento que o jpa-android.
Quanto ao comentário:
… penso que não se aplica, tudo depende do que vc solicita de informações do banco de dados ou no caso sua classe Manager ,isto não deveria ser considerado como desculpa para aumentar o trabalho que é o que vc terá se optar por não utilizar o framework, além do que ver um monte de sql espalhado pelo código é MUITO feio.
Comecei fazendo desta forma todos os DDLs sendo montados num List para criação de banco, para update,para inserts e tudo mais, joguei fora esta parte e usei o framework do Dougla, nota 10.
Abraço! :)
[quote=Ajrs666][quote=RobsonFagundes]Bom Dia Guj´s
att…[/quote]
Olá Robson. Sou responsável pelo jpa-android (http://code.google.com/p/jpa-android/) gostaria de agradecer pelo seu interesse em usar o framework. Ainda estou desenvolvendo o framework para ele entrar em uma versão beta, portanto sinta-se a vontade para baixar o código como consulta nesse momento. Se seu projeto for urgente recomendo usar um framework que esteja mais amadurecido nesse momento. Caso queira contribuir com o projeto com desenvolvimento, críticas, dicas, etc; sinta-se a vontade.
[]´s
Assis jr.[/quote]
Olá Ajrs666
Estou engatinhando no desenvolvimento para android e acabei de entrar em contato com a existência desses frameworks. O que me deixou bem curioso, tendo em vista a arquitetura de uma aplicação android.
Vejo que muito desenvolvedor (principalmente java) corre de sql como o diabo corre da cruz (e, sinceramente, não vejo real motivo para isso) e talvez por isso tenha surgido essa necessidade. Mas, como já foi falado, acredito que como os recursos de um dispositivo móvel sao preciosos, não sei até que ponto é necessário ou possível soluções semelhantes.
Tenho visto também muitas implementações utilizando uma camda DAO como uma forma de isolar o acesso aos dados, coisa que também (ainda) não consigo compreender quando penso no resto da arquitetura android.
Minhas dúvida é, como isso tudo se integra com o ciclo de vida da Activite e,principalmente, do ContentProvider? O sistema android continua responsável por gerenciar o ciclo de vida, correto?
E como ficam os Filter Intent para tipos de dados especificos - ou como o ContetntProvider se relaciona com estes DAOS?
Pergunto sobre a responsabilidade por gerenciar o ciclo de vida, pois sei que o sistema android tem uma atividade intensa sempre alocando e relocando recursos para cada componente que está sendo utilizado. No caso, a recriação na memoria de cada objeto responsavel por realizar a operação de acesso aos dados ( por exemplo, eu abrir uma nova Activite sem deixa-la visivel e retornar novamente para ela, necessitando carregar novamente os dados) poderia consumir bastante recurso, dependendo do tanto de relacionamento e dependencias existentes entre as classe.
Ainda não testei seu framework ( como disse, acabei de saber da existencia desse tipo de solução), mas gostaria de saber como faz para contornar esse tipo de problema, ou se isso nem chega a ser problema.
E ai pessoal,
Desenvolvo o DroidPersistence e não vejo problemas em utilizar frameworks desde que não façam “mágica”, sugiro que aprendam como fazer na mão mesmo as classes de mapeamento de tabelas primeiro, depois a utilização de frameworks, seja o DroidPersistence, o jpa-android e o androrm do Jonny que está pra fechar uma versão. Acho que cada um destes 3 atendem bem o que pregam.
O mais importante é saber o que a ferramenta faz, principalmente quando ela é open source e enriquecer seu projeto ou seus métodos de codificação.
Respondendo a pergunta, claro que não hipocritamente, qualquer uma das ferramentas já podem agilizar o processo de mapeamento de classes persistentes e não dar nenhum “susto” no produto final.
Abraços
[quote=doug.cav@ig.com.br]E ai pessoal,
Desenvolvo o DroidPersistence e não vejo problemas em utilizar frameworks desde que não façam “mágica”, sugiro que aprendam como fazer na mão mesmo as classes de mapeamento de tabelas primeiro, depois a utilização de frameworks, seja o DroidPersistence, o jpa-android e o androrm do Jonny que está pra fechar uma versão. Acho que cada um destes 3 atendem bem o que pregam.
O mais importante é saber o que a ferramenta faz, principalmente quando ela é open source e enriquecer seu projeto ou seus métodos de codificação.
Respondendo a pergunta, claro que não hipocritamente, qualquer uma das ferramentas já podem agilizar o processo de mapeamento de classes persistentes e não dar nenhum “susto” no produto final.
Abraços[/quote]
Concordo, tenho projetos que o cliente não se importa em carregar o celular todo dia se for preciso, ele quer que entregamos as features no prazo, só.
E muito do processamento que o framework faz, vc teria que fazer no braço, então não creio que tenh um custo tão elevado assim.
Mas aí vai de cada caso, as opções estão aí disponíveis.
Falando nisso, saiu a versão beta do AndOrm
http://www.guj.com.br/java/246907-lancado-versao-beta-do-andorm-framework-orm-para-android
Olá, immortalSoul, kra desculpa a demora na resposta. O doug.cav@ig.com.br respondeu muito bem a pergunta e a complementação do j0nny, também foi boa.
Em relação ao jpa-android, meu objetivo não é fazer um frame mágico e sim criar uma solução que nao agregue peso e q tenha uma interface parecida com a do jpa, facilitando todos que já conhecem a especificação.
Também estou aceitando participantes, para ajudar a construir o framework!
[]´s.
Eu consigo usar mais de uma tabela com esse framework, Jonatas Daniel.
Olá,
O jpa-android é interessante.
Já escrevi um pequeno framework ORM para Android que utilizo na empresa onde trabalho e acabo de perceber que os conceitos que usei são bem parecidos, se não iguais, aos do jpa-android. Obtive grande desempenho, utilizando caches para acesso. Também implementei cerca de 15 métodos genéricos que são padrão de todos os DAO’s utilizados. Tudo funcionou muito bem e o pessoal utiliza bastante por aqui, pois antes o desenvolvimento era bastante complexo, com muito código no DbHelper. Creio que vale muito o uso de um framework assim, minha experiência foi bacana
Estou procurando um frame para Android, darlanmoraes pode me ajudar?
Opa,
Pode mandar aí cara
Tem Skype?
meu skype é frederico.brigatte@itelefonica.com.br. Qual é o seu? Me passa o seu que add aqui. O meu a foto é um avião, rs.