Qual é o sistema operacional mais utilizado nas empresas de TI?

Boa Tarde

Eu sempre usei o windows xp, nunca usei o Linux ou outras versões do windows, isso pode acabar sendo um ponto a menos para mim como desenvolvedor?
Vocês mais experientes recomendam o uso de outro sistema operacional diferente do xp?

Obrigado pela atenção

Windows XP era o melhor até o 7 sair.

Use diferentes sistemas operacionais, na pior das hipóteses vai fazer você saber trabalhar com diferentes ambientes e não chorar quando a cor da grama mudar.

No meu trabalho “formal” uso win 7, em casa uso o Mac OS e já usei bastante Ubuntu e Fedora. Prefiro o sistema operacional da Apple. Mas isso vai muito do gosto e da necessidade.

Até hoje só trabalhei com linux,

uma vez fiz uma entrevista em uma empresa e eles perguntaram: “aqui é linux, tem problema para vc?”
eu respondi: “tem o eclipse ou alguma outra IDE? se tiver o resto a gente se vira”.

Fui aprovado apesar de ter não ter ido. [=

A empresa esta migrando tudo para Windows 7.

Infelizmente, trabalhei apenas em uma empresa que utilizava Linux no Desktop :cry: :cry:

[quote=jakefrog]Até hoje só trabalhei com linux,

uma vez fiz uma entrevista em uma empresa e eles perguntaram: “aqui é linux, tem problema para vc?”
eu respondi: “tem o eclipse ou alguma outra IDE? se tiver o resto a gente se vira”.

Fui aprovado apesar de ter não ter ido. [= [/quote]

Vou instalar o linux em outra partição na minha máquina. Existe alguma variação do linux mais recomendada para desenvolvimento de software?

Como já mencionado pelos colegas, ter o conhecimento em linux é muito bom.

Quanto a variação, existem várias, de momento me recordo do Red Hat

Abraços.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

Red Hat e Suse são mais usadas por desenvolvedores. Ubuntu é mais usada por usuários comuns (se é que um usuário comum usa Linux).

Independente da distro, aprender ou se familiarizar com o Linux você não perde nada, só ganha. Na pior das hipóteses, vai falar mal dele com conhecimento de causa.

[quote=marcosalex]Red Hat e Suse são mais usadas por desenvolvedores. Ubuntu é mais usada por usuários comuns (se é que um usuário comum usa Linux).

Independente da distro, aprender ou se familiarizar com o Linux você não perde nada, só ganha. Na pior das hipóteses, vai falar mal dele com conhecimento de causa.[/quote]

Instalei o Ubuntu aqui, como ainda não sou um usuário avançado optei por essa.

Alguém poderia me dizer o que exatamente um desenvolvedor de software deve saber no Linux?
Como ainda sou iniciante eu não vejo com clareza os pontos que poderiam me acrescentar positivamente na carreira, alguém tem alguma boa dica?

Eu uso Win7, já testei várias versões do linux mas ainda não me conformo em baixar pacotes para fazer determinado aplicativo funcionar. Gosto muito de fuçar no computador, mas os tais pacotes me fazem perder a excitação.

Entenda como uma dúvida mesmo… Mas no que precisaste baixar pacotes pra fazer funcionar se o gerador de pacotes já baixa todas as dependências pra tí ??? (Isso falando de Distros Debian é claro).

Quanto ao amigo do tópico, 90% do tempo, Windows no trabalho… 90% do tempo Linux em casa… Windows em casa só par alguns games que não rodam Linux nem com reza…

Abs []

Windows 7

Fazem 5 anos que trabalho usando linux…Antes era com Ubuntu…agora mudei para o kubuntu …por causa do Kde…estou pensando seriamente em mudar na minha máquina do trabalho para o open suse já que me parece que o kubuntu vai ser descontinuado…

Até então somente Windows, agora no emprego novo(40 dias de emprego novo), nós do desenvolvimento podemos optar, a maioria usa ubuntu e alguns windows, to gostando disso, bom demais ficar só no linux.

Eu te aconselho a instalar no teu note ou pc de casa, por mais que a empresa use windows como estação, a GRANDE maioria das apps java, rodam em maquinas linux, e saber instalar e configurar, fazer deploy de app e etc, sempre é bom para um desenvolvedor java!

aonda trabalho as estações de trabalho são windows mas tem ambientes em servidores que são linux, ambientes que eu digo são servidores com linux que o pessoal de java basicamente só usa o servidor la mesmo… a maioria do pessoal de C usa como ambiente de desenvolvimento inclusive com uma ferramenta que passa o ambiente grafico, o X da maquina servidora para a local ao abrir a ide…

Acho fundamental você estudar/usar alguma distribuição GNU/Linux, me recordo que o inicio com o Linux foi uma experiencia bastante empolgante e compensadora(o que tornou o Windows um sistema bastante chato diga-se de passagem). Uso Windows(pirata por sinal :oops: ) no trabalho e em casa Ubuntu e OS X-Lion.

Gostaria de apresentar meus amigos .deb e .rpm pra você :smiley:

Alem do mais é até divertido resolver umas dependencias as vezes (feel like a hacker :D)

No meu caso tenho que ter os dois… já que tenho alguns projetos para desktop também… sempre tem algumas peculiaridades específicas de windows e linux… então desenvolvo no linux… e testo tudo no windows… assim não dá problemas no cliente…o chato que agora tem clientes com linux…outros com xp e outros com windows 7 64 bits… he he he…daí o virtual box é uma mão na roda…

Testo nos tres, não por causa do java em si…mas sim por causa de dll ou .so de equipamentos… que muitas vezes os fabricantes não disponibilizam um driver em comum… cada sistema ou arquitetura é um jeito de implementar

Funcionários = Windows / Linux

Criadores e fundadores = MacOS

[quote=Botocudo]Funcionários = Windows / Linux

Criadores e fundadores = MacOS[/quote]

Não concordo…
Ja usei um Mac…e não achei a última bolachinha do pacote… em termos de achar “alguns” (frisando “alguns”) programas não é muito fácil não…
é um sistema operacional como os outros…tem seus prós e contras… existe fanático pra windows…linux…e macOS…isso daria uma grande discussão…
Mas (eu pelo menos) nunca vi uma empresa que tivesse todas as máquinas da apple…servidores… desktops de usuários, desenvolvedores, etc… já nos outros sistemas já vi… pode ser que tenha…mas não devem ser tantas assim…ao menos no Brasil… não acho um sistema superior… claro que não tem muita matação como a gente acha em algumas (frisando “algumas”) funcionalidades do windows…

Nem sempre o mais caro é o melhor…

[quote=leopoldof][quote=Botocudo]Funcionários = Windows / Linux

Criadores e fundadores = MacOS[/quote]

Não concordo…
Ja usei um Mac…e não achei a última bolachinha do pacote… em termos de achar “alguns” (frisando “alguns”) programas não é muito fácil não…
é um sistema operacional como os outros…tem seus prós e contras… existe fanático pra windows…linux…e macOS…isso daria uma grande discussão…
Mas (eu pelo menos) nunca vi uma empresa que tivesse todas as máquinas da apple…servidores… desktops de usuários, desenvolvedores, etc… já nos outros sistemas já vi… pode ser que tenha…mas não devem ser tantas assim…ao menos no Brasil… não acho um sistema superior… claro que não tem muita matação como a gente acha em algumas (frisando “algumas”) funcionalidades do windows…

Nem sempre o mais caro é o melhor…[/quote]

Concordo com quase tudo que falou, menos sobre Linux. Apenas devs usam isso, e olhe lá.

Sobre qual é melhor, isso é relativo. Esse é exatamente o meu ponto.