Pessoal, estou enfrentando uma pequena dificuldade, no que diz respeito à qual diagrama criar, pra me ajudar no desenvolvimento da seguinte situação:
Eu preciso criar uma classe, que receba uma imagem e teste se essa imagem possui as dimensões permitidas, antes de inserir no banco.
Antes de verificar as dimensões, eu preciso testar se esse arquivo é realmente uma imagem.
Eu tenho algumas outras situações também, pois pretendo usar essa mesma classe pra pegar um InputStream, converter pra Image, etc.
Eu queria algo que conforme eu fosse modelando, eu fosse vendo que há necessidade de fazer uma validação antes. partindo daí eu analisaria, qual a melhor forma de validar isto. Sem ter que codificar antes e refatorar depois.
Bom vou imaginar que você esteja usando uml:
Você pode criar um diagrama de atividade , onde você cria todo o fluxo da sua lógica de negócio, deve te ajudar com certeza.
E porque não fazer o código logo de uma vez ? Ou você tem a esperança de que desenhando o diagrama você vai fazer certo de primeira ?
E porque não fazer o código logo de uma vez ? Ou você tem a esperança de que desenhando o diagrama você vai fazer certo de primeira ?[/quote]
Não necessariamente, a idéia seguindo o diagrama proposto pelo Aleksandro é eu ter algo parecido com isso aqui abaixo. Já ajuda bastante na primeira implementação, mesmo sabendo que provavelmente irei refatorar o código futuramente.
[quote=wilsontads]Pessoal, estou enfrentando uma pequena dificuldade, no que diz respeito à qual diagrama criar, pra me ajudar no desenvolvimento da seguinte situação:
Eu preciso criar uma classe, que receba uma imagem e teste se essa imagem possui as dimensões permitidas, antes de inserir no banco.
Antes de verificar as dimensões, eu preciso testar se esse arquivo é realmente uma imagem.
Eu tenho algumas outras situações também, pois pretendo usar essa mesma classe pra pegar um InputStream, converter pra Image, etc.
[/quote]
Qual elemento da UML engloba coisas como regras de negócio, requisitos funcionais e não funcionais, fluxos principal e alternativos?
Se tua resposta foi “Especificação de Caso de Uso” a resposta está correta.
Logo, não há um diagrama que possa descrever estas coisas.
Ao meu ver, isto estaria mais adequado na especificação de casos de uso.
Já isto aqui
Tem mais a ver com os digramas de classes e de sequência, uma vez que determinam quais classes estão envolvidas e em que momento isso irá ocorrer.
Cara, escrever código é como escrever uma dissertação. Dificilmente você vai acerter de primeira, você tem que revisar, melhorar, isso é a coisa mais normal do mundo. Usar diagramas UML para modelar regras de negócio, dentro de um projeto de software é uma coisa. Usar UML para descrever algoritmos, é um exagero. Agora, se você gosta de rabiscar um pouco pra clarear as idéias (assim como eu gosto) faça um desenho livre com papel e lápis mesmo.
Além disso, não pense com a metodologia em cascata, onde cada etapa deve ser iniciada, desenvolvida e concluída, para você passar à próxima ou corrigir a anterior. Este modelo de desenvolvimento vem caindo em desuso, por não ser adequado e por ser antiquado.
Pense no todo, se for preciso, volte e corrija os diagramas.
Muito obg. a todos, com certeza terei uma visão diferente a partir de agora rs