Boa noite caros amigos do GUJ , pesquisando pelo forum , pensando na vida e na minha futura carreira , me deparei com este POST :
http://www.guj.com.br/java/227321-preciso-de-um-mentor-para-tracar-meu-plano-de-carreira
Acredito que não seja este exatamente meu caso , mas possuo as mesmas duvidas (talvez receio) do nosso amigo igor972 …
Acompanho já a algum tempo o fórum , e admito que aprendi muito com todos amigos da comunidade . OBRIGADO
Hoje trabalho com Eletrônica e um pouco de programação em C .
Eu já iniciei 3 faculdades ,Matemática ,Banco de Dados e Sistemas de Informação está ultima tive a oportunidade de participar como
Estagiário JAVA em uma ótima empresa de TI aqui na minha cidade, onde consegui aprender muito , porem não consegui associar meu Emprego CLT 23:00 - 07:00 +
Meu estagio 08:00 - 15:00 e ainda ir para a faculdade … Acreditem eu fiz esta vida por 3 meses e amava (ficava morrendo pois dormia cerca de3 - 5 horas a tarde + umas 2h de madrugada no Horário destinado a refeições no trabalho noturno ) , realmente descobri que quero trabalhar com TI ! ,
Porem era um processo seletivo muito rigoroso onde foi oferecido um ótimo treinamento pela empresa neste período e fui eliminado na ultima prova (É eu sei … ) porem eu sou bolsista na faculdade e também não podia jogar tudo para o alto, e infelizmente não consegui conciliar tudo, querendo ou não meu emprego CLT é que paga minhas contas e eu não estava sendo lá o funcionário exemplar…
Hoje acredito que conheço um pouco de cada coisa , no estagio e em outro curso que fiz em escola particular + estudos de apostilas e talz Aprendi Servlets+JSP , JSF2.0 , Hibernate e alguns outros frameworks e a própria linguagem em si , tenho uma noção legal de OO , porém fiquei em um nível que com plena humildade e consciência não posso afirmar
Sou Programador Java , porém gosto muito e acredito que também não sou leigo no assunto…(UFFA ACABEI !)
Eis a questão , e agora ?
Lendo e acompanhando o fórum vi que as certificações principalmente no meu caso (iniciantes na área) , é um grande diferencial , sei que não são garantia de emprego , porem estou estudando para SCJP (adiada para novembro =\ ) , cursando faculdade , tenho um nível intermediário de Inglês (estudando intensamente tbm) com isto da para almejar uma vaga de JR pelo menos ?
Se não , como posso me qualificar para isto , conciliando meus compromissos atuais, mais certificações ajudariam ? OCWCD ? SCBCD ?
Estou pensando o seguinte como já estou em um ritmo de estudo intenso , após a SCJP deveria dar continuidade nos estudos e já focar nessas outras 2 … Compensa?
O meu medo é que por enquanto não tive retorno algum deste aproximadamente 1 ano de estudo (tirando os 3 meses de estagio que recebi em media 1500 no total) , onde gastei com livros ,Cursos, Notebook novo (meu pc travava com eclipse…xD) , certificação SCJP $125 , video-aulas , etc… Tenho medo de ralar pra caramba para ser um profissional qualificado (certificado …) e não conseguir oportunidades por não ter muita experiencia …
Minha realidade é que não posso abandonar meu emprego e também não da para estudar e trabalhar em 2 lugares …Experiencia própria ! Mas não quero esperar mais 3 anos até terminar a faculdade para trocar de emprego e finalmente começar a atuar na área …
Preciso mais uma vez da ajuda,opinião e experiencia de vocês amigos !
Estou traçando a linha certa? Será este o caminho ? Devo ou Não investir tanto nesta carreira mesmo sem ter retorno imediato visto que tudo é muito caro , provas , livros etc… Com esta qualificação voce’s contratariam um JR. ( 1k5 ± ) ?,
Já pensei até em procurar algum consultor sei lá e realizar um estagio não remunerado porem Flexível Home-Office , assim eu conseguiria a tal da experiencia !
Sei que são muitas perguntas , mas fico muito grato pela ajuda e atenção de todos…