O melhor mesmo é o Vaadin, deixa qualquer outro framework web no chinelo.
Cara,to olhando aqui, show de bola esse framework, baixando aqui pra testar, você usa ele?
Não querendo dizer qual a melhor Framework usar, mas eu estou usando JSF com uma framework chamada PrimeFaces que tem a base de JQuery e estou achando muito interessante. Tem muitas facilidades na validações os codigos não são muito complexos.
Bom fica ai uma dica então.
Eu acho que não pelo que entendi JSF é uma especificação e não um framework propriamente dito. JSP é uma tecnologia não dar para comparar as duas coisas.
JSF é uma especificação (JSR - 314) e ainda não entendi pq a maioria da galera o chama de framework.
http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/javaserverfaces-139869.html
[quote]
VRaptor + JSP + JQuery + CSS3
[]s [/quote]
Cara, se tivesse o botão curtir, eu curtiria isso, rrsrs
Eu estou finalizando um projeto pessoal, e utilizo
JBoss + JSP + JQuery + CSS
Muito bom. Simples. Tirando que a especificação JEE6 vem me poupando muito trabalho, por causa das annotations.
Sobre o tópico em si, prefiro JSP por causa do “custo”. Não preciso administrar uma carroça depois. Tenho vontade de experimentar o Primme Faces depois. Curti bastante.
Abraço!
Boa discussão pessoal…
O JAVA oferece tantas opções que isso acaba se tornando um problemão rsrsrs.
Estou entrando em um projeto novíssimo, e estou querendo apostar nessa combinação sugerida pelo Luiz (VRaptor + JSP + JQuery + CSS3), mas confeço que estou com receio de precisar de algum componente que o JSF oferece com facilidade e eu não ter isso com a minha combinação de frameworks…
Vou precisar de calendário, árvore, etc… tudo que tem de direito…
Compartilho da sua preocupação também Luciano…
Resposta simples (em alternativa ao depende):
*Vai desenvolver aplicações web completa (Gerencia de pessoas, dados, manipulação de informações e logística)?
-JSF + PRIMEFACES OU RICHFACES OU ICEFACES (questões de performance não são o problema pois podem ser contornadas com o uso dos frameworks certos, ARQUITETURA do sistema correta e PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO corretas… Recomendo o primefaces por ser o mais bonito, legal e moderno dos três, porém você irá sofrer com a falta de documentação. Pode começar com os outros e depois pular…) + (outros frameworks java que irão resolver seu problema)
*Vai desenvolver outro tipo de sistema, portal, site, sistema baseado em uma funcionalidade principal (por exemplo, o 4shared que é uma página simples onde faço um upload de um arquivo…)?
-JSP + VRAPTOR + HTML5 + CSS3 + JQUERY + (outros plugins e frameworks Java e Javascript que resolverem seu problema).
Espero ter ajudado. Valeu!
Outra coisa, ao contrário do que eu vi aqui, é muito bom sim usar JQUERY + JSF, frameworks ricos como os que acabei de citar (prime, etc…) apenas minimizam o uso de javascript e tão dá tudo pronto, mas vai ter coisa que só no braço mesmo e o jquery é ótimo pra isso.
Apenas para citar…
Uma combinação que gosto bastante é:
Servlet + Jsp + CSS3 + Jquery + DWR
Pode-se trocar o Servlet pelo Vraptor dependendo do caso, mas as vezes em um portal web é preciso tratar todo e qualquer tipo de URL com algoritimos muito especificos e acho mais facil usar servlet e implementar o velho pattern front controller. Dependendo do caso, trocá-lo por um Vraptor é legal.
A internet é feita de HTML + CSS e Javascript. Se você adota qualquer coisa que não mexe diretamente com isso, ou você fica muito limitado, ou senão acaba tendo que fazer diversos “malabarismos” para não dar outro nome, para realizar tarefas simples.
O DWR é muito legal pois ele faz a parte suja do ajax, facilita demais o desenvolvimento da páginas dinâmicas e fica um canhão na hora de medir a performance. Nos testes de stress o resultado costuma ser compensador.
Enfim é um modelo que gosto quando se fala “em termos de site”, e o que tem por trás pode ser qualquer outra coisa, EJB, Spring, Hibernate, JDBC, etc… é uma discussão a parte.
Outra linha interessante é do GWT. Mexi pouco com ele, mas gostei.
JSF também mexi pouco e não tive boas experiências… coisas estranhas aconteciam e era preciso ficar olhando debaixo do tapete, além dos “malabarismos” pois a aplicação era uma mistura de site internet com sistema.
Como já falaram minha opnião também é que depende muito do projeto. Só temos que tomar cuidado para não engessar demais e o sistema se tornar “velho e obsoleto” rapidamente.
99% dos “problemas” de performance e “incompatibilidade” do JSF 2.0 poderiam ser resolvidos se quem usa soubesse só um pouquinho como funciona e como realmente usar ele.
Você le um tutorial “Jsf + Primefaces + JPA” e ja sai fazendo, não sabe como funciona os ciclos de vida e depois reclama que JSF é lento, que é difícil de customizar… Não, não é lento e nem difícil de customizar é VOCÊ que não sabe usa-lo.