Alô criançada, o bozo chegou…
[quote=lazaropj]Tem sim…
é só importar pro JSP
<%@ taglib uri="http://primefaces.prime.com.tr/ui" prefix="p" %>
[/quote]
Ja tentei fazer isso mas não deu certo não,como você conseguil?Posta um exemplo aqui se possivel
[quote=lazaropj]Tem sim…
é só importar pro JSP
[/quote]
Cara, até onde eu sei, o Prime usa todo o Core do JSF, todos as fases do ciclo de vida, etc.
Acho que isso não é possível não… tens algum Case ???
Abs []
[quote=lazaropj]Tem sim…
é só importar pro JSP
[/quote]
Uma coisa é você utilizar o JSP (ao invés de Facelets) como view handler no JSF. Aí é lógico que é possível, pois está sendo usado JSF.
Agora, o que eu acredito que o colega esteja querendo saber, é se é possível utilizar o PrimeFaces sem utilizar JSF.
Este caso já não é possível, pois como o colega adriano_si falou, o PrimeFaces trabalha em cima do JSF.
Abraço
[quote=Cristiano de Barros][quote=lazaropj]Tem sim…
é só importar pro JSP
[/quote]
Uma coisa é você utilizar o JSP (ao invés de Facelets) como view handler no JSF. Aí é lógico que é possível, pois está sendo usado JSF.
Agora, o que eu acredito que o colega esteja querendo saber, é se é possível utilizar o PrimeFaces sem utilizar JSF.
Este caso já não é possível, pois como o colega adriano_si falou, o PrimeFaces trabalha em cima do JSF.
Abraço[/quote]
Deixa ver se entendi, o prime por padrão trabalha com jsf, para eu usar em jsp tenho que criar um projeto usando jsf, é isso?
O PrimeFaces só trabalha com JSF.
O JSF utiliza um mecanismo chamado ViewHandler, que pode ser o JSP.
Se você for utilizar JSF em uma versão anterior ao 2.0, o view handler padrão é o JSP, ou seja basta você criar um projeto JSF e dentro dele criar uma página JSP.
A partir da versão 2.0 o view handler padrão passou a ser o Facelets que utiliza as extensões XHTML ou JSPX, logo, com o JSF 2.0 você terá que trabalhar seguindo as regras do Facelets.
[quote=Cristiano de Barros]
O PrimeFaces só trabalha com JSF.
O JSF utiliza um mecanismo chamado ViewHandler, que pode ser o JSP.
Se você for utilizar JSF em uma versão anterior ao 2.0, o view handler padrão é o JSP, ou seja basta você criar um projeto JSF e dentro dele criar uma página JSP.
A partir da versão 2.0 o view handler padrão passou a ser o Facelets que utiliza as extensões XHTML ou JSPX, logo, com o JSF 2.0 você terá que trabalhar seguindo as regras do Facelets.[/quote]
Não entendi essa parte (desculpa desviar a discussão).
Pelo que eu sei, no JSF 1.2 ele nada mais é que usar o JSTL pra criar tags novas, tanto que no Netbeans eu consigo ver o JSP gerado pela minha página, que obviamente é mais complexo do que se eu usasse o JSP direto.
Pelo que você falou, o JSF 2 não gera um JSP e não usa o mecanismo do Java pra JSP/Servlets?
Desculpe, quando você utiliza a palavra “ele”, você está se referindo ao que? Ao próprio JSF? Ao Facelets?
Ele não utiliza o mecanismo de JSP/Servlets, pois este mecanismo é voltado basicamente a gerar conteúdo dinâmico, enquanto o JSF utiliza toda uma árvore de componentes, que podem ser renderizados em fases diferentes, e tem um ciclo de vida mais complexo. O Facelets foi criado pensando no modelo baseado em componentes do JSF, por isso ele ofererece uma melhor integração, uma série de vantagens e uma performance em torno de 30% a 50% melhor que o JSP.
Abaixo alguns links que mostram por que o JSP não se “encaixa” muito bem com o JSF, e mostram também, as vantagens do Facelets em relação ao mesmo:
http://www.springwebdevelopment.com/jsf-and-facelets
http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-facelets/
Ao JSF. O facelets do JSF 1.2 também faz isso ou é só o do JSF 2.0?
Valeu pelos links.
Se você adicionar o Facelets na sua aplicação, ele irá funcionar da mesma maneira sim.
O detalhe é que nas versões anteriores ao JSF 2.0, o Facelets não está incorporado ao JSF. Portanto, para utilizá-lo, é necessário baixar seu jar, adicionar ele na sua aplicação e configurar corretamente o faces-config.xml.
Já na versão 2.0 não é necessário baixar nem configurar nada para que ele seja utilizado.
O que Cristiano falou é verdade, ele (JSF) pode ser utilizado em dois padrões de renderização diferentes, inclusive, mesmo na 1.2, você pode optar por não escolher vai JSP (que é o que fiz).
Voltando ao foco do tópico.
Essa discussão é vaga, pois depende de sua necessidade, repare que JSP é como se fosse o “cru” da programação de apresentação web em Java, enquanto o JSF segue uma especificação internacional que faz com que várias implementações diferentes sejam criadas (a exemplo do RichFaces e Primefaces), o seu propósito não é para fazer sites lightware e bem focados no visual, na verdade, se trabalhar com visual no JSF pode se tornar um parto se você quiser customizar bastante a aparência do site, mas veja que, a sua necessidade é outra, para portais pode se optar para coisas que dependam menos de componentes a exemplo do Play Framework.
Ao invés de JSF vocês não preferem utilizar jQuery não?
Muito mais leve, roda do lado do cliente e de fácil utilização… estou gostando bastante.
[quote=jaboot]Ao invés de JSF vocês não preferem utilizar jQuery não?
Muito mais leve, roda do lado do cliente e de fácil utilização… estou gostando bastante.[/quote]
Eu prefiro.
O que impede de rodar JSF + JQuery…
Achei muito sem fundamento essa afirmação… Até onde sei os Objetivos são completamente diferentes…
Abs [] e bons estudos…
O JQuery é uma biblioteca Java Script, e o JSF um franework para desenvolvimento de aplicações web, ou seja, são coisas totalmente diferentes, com objetivos diferentes também.
[quote=Grinvon]O que Cristiano falou é verdade, ele (JSF) pode ser utilizado em dois padrões de renderização diferentes, inclusive, mesmo na 1.2, você pode optar por não escolher vai JSP (que é o que fiz).
Voltando ao foco do tópico.
Essa discussão é vaga, pois depende de sua necessidade, repare que JSP é como se fosse o “cru” da programação de apresentação web em Java, enquanto o JSF segue uma especificação internacional que faz com que várias implementações diferentes sejam criadas (a exemplo do RichFaces e Primefaces), o seu propósito não é para fazer sites lightware e bem focados no visual, na verdade, se trabalhar com visual no JSF pode se tornar um parto se você quiser customizar bastante a aparência do site, mas veja que, a sua necessidade é outra, para portais pode se optar para coisas que dependam menos de componentes a exemplo do Play Framework.[/quote]
Quer dizer que aplicações desenvolvidas com JSF dão trabalho para serem customizados (a parte do View, suponho)?
Em outras palavras, se você quiser customizar uma página JSF, precisa refazê-la todinha?
E a parte do código em Java? É mais complexo, mais simples, é igual (ou quase)?
O que dizer da manutenção dos programas e páginas JSF? É mais trabalhoso e/ou complicado que as feitas com JSP?
Qual e melhor ?
Depende da sua necessidade.
Eu ja decidi depois de mexer um pouco, vou usar o jquery, é um pouco no “braço” mais a nivel de personalização é melhor que o prime,pelo menos eu achei
Mas não acabam fazendo a mesma coisa no final, tipo no caso de validação de campos por exemplo?
Mas não acabam fazendo a mesma coisa no final, tipo no caso de validação de campos por exemplo?[/quote]
Jamais.
Javascript é client side, pra começar.
JSF server side.
Javascript tem limitações e não mapeia o managedBean (atributos e métodos), por exemplo. Coisas que o JSF faz.
Só para citar exemplos básicos