Qual a melhor forma de mapear todas as url de ajax do projeto

Eu estou trabalhando em um projeto .net core o projeto é dividido por areas ex (fiscal, estoque, compras, vendas…), ás paginas são .cshml em cada página eu tenho várias requisições ajax ex.

$.ajax({
         type: "post",
         url: '@Url.Action("Metodo", "Controller", new { area = "Area" }})',
         success: function(data) {}
      });

As url são criadas dessa forma ‘@Url.Action(“Metodo”, “Controller”, new { area = “Area” }})’, que quando compilado vira ‘/Area/Controller/Metodo’, o problema é que tive que trocar alguns controllers de area com isso eu tive que entrar em cada pagina para alterar as url, eu pensei em duas coisas.

1- Criar um arquivo .js com um obj e dentro desse obj as urls e acessar por exemplo assim : urlUtil.Controller.Metodo e com isso se trocar algum controller de area somente tenho alterar nesse aquivo.

2- Criar um arquivo .json com as urls ai se algum controller trocar de area somente tenho que alterar nesse arquivo.

Qual é a melhor forma de resolver este problema pensando na manutenção, esses exemplos que pensei são plausíveis ou existe uma melhor forma de se fazer isso.

Melhor nao burocratizar. Não é tipo de coisa que vai ficar mudando depois que definir pra valer como vai ficar organizado o projeto.

Bom pode acontecer isso em um projeto novo, ou até mesmo no mesmo projeto pode ser que mude novamente e manutenção é algo bem demorado e tem que refazer todos os testes de tela…, sem contar que não é a primeira vez que acontece acho que é a quarta ou quinta é porque o controlle de acesso da arquitetura do ssitema é feito com base nas area ai para funcionar cada controller tem que ficar dentro de sua area, ai o pessoal troca os menu de local que não sabe dessa questão ai não funcionar mais.

Se Area está te engessando, nao usa. Eu não uso.

Trocar um menu de lugar dentro do html é tarefa que deveria ser bem simples sem precisar impactar url.

Independente do que fizer, importante é não criar mais complexidade pra problemas que não deveriam existir.