Eu tenho uma aplicação de teste para Java Desktop onde o objetivo é ter o Banco de dados em um computador e os outros computadores da rede acessando esse conteúdo. Aplicação Web aqui em minha cidade não compensa muito, porque muitas empresas não tem internet e nem computadores bons. Eu atualmente utilizo o RMI, mas ele só me permite o acesso interno, queria saber se tem alguma alternativa para um acesso esporádico a ele através da internet, com no máximo 2 computadores acessando ao mesmo tempo através da internet, pois estou pensando em refazer toda a aplicação pensando até mesmo em conexões de dispositivos móveis. Eu li um pouco que o LipeRMI foi feito para isso. Alguém conhece e pode me falar se realmente é bom?
Uma opção é o Firebase.
Vou pesquisar mais sobre essa ferramenta, obrigado.
Porque só permite acesso interno?
Quem te disse isso?
Eu até hoje não consegui achar nada mostrando alguma forma de acessar pela internet, desde quando eu aprendi essa ferramenta na faculdade, até em buscas que eu fiz para conseguir esse acesso eu não achei nada. Só consegui fazer com o IP interno da rede. Só achei que faz esse papel uma ferramenta baseada no RMI que chama lipeRMI.
Seu IP e a porta em que o programa RMI está conectado, precisam estar acessíveis de fora, só isso.
Tem que ver a configuração de seu firewall e proxies.
Ai esta mais uma das delicias do Java.
Sim RMI acessa metodos externos da rede, mas depende de configuração. Já tive problemas com isso, na epoca ví o LipeRMI, mas não gostei muito e acabei desenvolvendo um proprio que uso até hoje, não por capricho meu e sim porque os foruns que Eu havia perguntado estavam demorando pra responder e nem sei se responderiam.
Java é profissional, assim como o interessante RMI.
Obrigado pela resposta, vou continuar procurando aqui o que mais se adequa a minha necessidade.