Qual a melhor área da programação atualmente: Desenvolvimento desktop/sistemas comerciais ou web

Aprendi o básico de Java e agora irei aprender OOP em Java, mas antes gostaria de saber qual area é melhor atualmente no mercado de TI: desenvolvimento de aplicações desktop Java ou desenvolvimento de sistemas web?
Eu acho que o desenvolvimento web é mais usado e melhor, porque não precisa instalar nada e um sistema web pode ser acessado de qualquer dispositivo. Mas quero confirmar: ser um web developer vale a pena? ou é melhor ser programador Java mesmo?

Java também é web.

Atualmente quase não há vagas para desenvolvimento desktop, então se o que define melhor ou pior é a quantidade de vagas, então web é melhor. De qualquer forma, o forte do Java nunca foi desktop, mas sim web.

Web é um mundo gigantesco, quando você entrar nele vai ficar perdido no início, mas com tempo e estudos, você se enquadra.

O que o java normalmente vai fazer em sistemas web, é disponibilizar serviços rest para o front-end consumir, em outras palavras e de maneira curta: vai fornecer uma url que quando acessada poderá enviar ou receber dados. Por exemplo: Enviar dados do formulário e então cadastrar o cliente na base de dados ou enviar dados de um campo de texto (com objetivo de consulta) e receber informações sobre aquela palavra digitada, como uma lista de produtos, etc

A melhor “área” de desenvolvimento hoje em dia é ser desenvolvedor fullstack. Hoje em dia isso é extremamente valorável, busque uma stack popular e foque nela, uma dica: NodeJS, HTML, CSS, TypeScript, React e ReactNative.

Dominando esta stack você pode trabalhar em quase todas as áreas. Porém, existem muitas outras basta você buscar o que mais lhe agrada.

Eu li num comentário de um site que desenvolvedores full stack não são valorizados e alguns ganham mal. Mas pensando bem, isso não faz sentido né, pois essa pessoa sabe muita coisa, tem muito conhecimento. Eu já sei java, posso usar isso no back end, ou até aprender PHP, que é mais fácil. Vou pensar nisso, e um dia eu já pensei em começar no front end e me tornar full stack depois. Enfim, obrigado pela resposta.

Fuja de fullstack, é o nome bonito para o “faz tudo”. Acontece mais em empresas pequenas, onde as responsabilidades nao sao bem divididas.

1 curtida

Em fábricas de software também e algumas são bem grandes (+ de 1000 funcionários).

Isso não é de todo verdade. Aliás, não acredite em tudo o que dizem. Você já deve ter lido ou lerá que há profissionais ganhando muito e outros que ganham mixaria. É como pesquisar a qualidade de uma empresa considerando só as reclamações no reclame aqui.

Já sabe tudo de java? Meus parabéns, fera.
Não subestime PHP ou qualquer linguagem. Aprender a programar em alto nível, seguindo boas práticas pode ser um tanto quanto trabalhoso.

Sobre o tópico: pense em teus amigos. Quantos deles (exceto os fanáticos por jogos de PC) pensam em comprar um computador (desktop ou notebook) e quantos pensam em um celular melhor.
Óbvio que, numa empresa, o computador vai ser a escolha. Porém, quantos sistemas ainda são desktop? De simples sistemas de contas a pagar, até ERPs e CRMs já são web, mesmo que rodem numa intranet.
Considerando isso, só vejo que:

• Desenvolvimento desktop ainda vai existir por um bom tempo. Porém, quase tudo será legado, manutenção no que já existe.
  • Web é e se tornará muito mais forte
  • Mobile vai sobrepor as duas.

Nesse caso sim, também fugir de fábrica de software independente do tamanho.