Qual a maneira certa de fazer certas coisas

Boa tarde pessoal,

Estou começando em Java e quebrando a cabeça pra entender onde colocar cada coisa, considerando uma abordagem MVC.

Sendo assim, suponha que seja requerida uma interface com o usuário com botões de navegação do tipo “Primeiro”, “Próximo”, “Anterior” e “Ultimo”.

Eu criei a interface grafica (esse seria meu componente View ?) que utiliza um objeto do tipo Usuario e seta cada JTextField com o valor do atributo correspondete do objeto, esse valor do é acessado através de um método getXXXX (esse objeto Usuário seria meu Controller ?).

Bom, se eu não estiver falando muito bobagem e esquecenco do Model por enquanto tudo parece bem. Agora o dúvida:

Considerando que cada um dos meus botões de navegação, “Primeiro”, “Próximo”, “Anterior” e “Ultimo”, possuem um método do tipo:

private void btPrimeiroActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                           
//Esse médoto deveria retornar ou atualizar a interface com o primeiro 
//elemento da tabela Usuario

}                                     

O que devo colocar nesse método para que, mantendo a estrutura MVC, eu retorne respectivamente o primeiro, próximo, anterior e último elemento da minha tabela ?

Será que alguem vai entender a minha dúvida ?!

É que sou meio enrolado mesmo…

De qualquer forma, obrigado.

Um abraço a todos