Oi.
Atualmente trabalho com Flex + Java, porem isso exige alem de estudar as marcações de flex, etudar o AS3.
gostaria desaber em qual compensa investir?
Grato
Oi.
Atualmente trabalho com Flex + Java, porem isso exige alem de estudar as marcações de flex, etudar o AS3.
gostaria desaber em qual compensa investir?
Grato
São ferramentas diferentes. O GWT gera código javascript para o browser enquanto o Flex gera Flash.
Eu, pessoalmente, prefiro evitar flash sempre que possível. Há quem goste.
Questao de peso do código, o flash pesa mais ne?
É sempre importante pensar no objetivo para escolher… não conheço muito sobre GWT mas o Flex é muito bom, e cada vez vem ganhando mais espaço
Atualmente estou trabalhando com flex e java, já trabalhei com o richfaces, e achei o flex bem mais produtivo, quanto ao gwt não sei te dizer porque nunca usei.
O flex está ganhando mercado, acho que vale a investida.
Sem duvida GWT.
Depende cara. Se fosse for usar “GWT Puro”, você vai se quebrar um pouco, pois ele tem poucos componentes próprios e muita coisa deve ser implementada “na mão”. Ele tem componentes mais básicos(na verdade tudo que o HTML tem nativamente, mais um DatePicker). E você vai ter que manjar de CSS(ou ter alguém na equipe que saiba) para alterar a aparência da aplicação. Mas caso queira coisa mais prontas, você pode utilizar GWT com alguma biblioteca de componentes para o próprio. Eu recomendo o SmartGWT e o Ext-GWT(ou GXT, e não confunda com GWT-EXT. Passe longe do GWT-EXT. hehehe). Com qualquer uma das 2 você vai ter uma riqueza de componentes incrivel, e uma grande facilidade do programação. Vai parecer que está desenvolvendo para desktop. Se você já sabe Java e já trabalhou com Swing ou SWT, vai ser bem fácil de se adaptar.
Já no caso do Adobe Flex, você vai ter que aprender uma nova linguagem, o ActionScript 3, que não é dificil. E também ele tem alguns componentes mais simples e alguns avançados em sua distribuição padrão. Se não me engano a parte de Charts é paga. Mas é muito bom, mas você fica dependendo do plugin da Adobe. Eu não vejo tanto problema nisso, mas tem gente que vê. No caso do GWT, como tudo no final vira Javascript, você não depende de plugin nenhum.
Eu já trabalhei com as 2 ferramentas, e trabalho faz 2 anos com GWT. Eu gosto bastante da framework. Gosto bastante do Flex também. Mas pessoalmente eu escolheria o GWT para um projeto.
Mas se for olhar para o mercado em geral, vale mais a pena se dedicar ao Adobe Flex acredito eu.
Ps e Jabá.: E para o pessoal que reclama que no GWT tem que escrever código para criar telas, tem uma novidade. O UIBinder. È uma forma declarativa de desenvolver as telas, que no fim, fica bem parecido com o que o Flex faz com seus MXML’s. Escrevi um artigo sobre a algum tempo. Quem ficar curioso, dê uma olhada aí: http://serathiuk.com/blog/?p=130
E quando se trata de apoio da comunidade e a durabilidade da tecnologia?
Sobre comunidade, o GWT é código aberto e tem total suporte do Google. O Google utiliza muito ele em suas aplicações. Dos produtos do Google que vi que são desenvolvidos em GWT, se destacam o Orkut, Analytics, Sitemap, o gerenciador do Adsense e o Google Wave(inclusive as apps deles utilizam essa tecnologia). O desenvolvimento sempre está ativo e tem uma lista de discussão de suporte onde os próprios desenvolvedores da ferramenta participam. Sobre as bibliotecas de terceiros, o Ext-GWT tem um desenvolvimento crescente e eles dão um bom suporte a ferramenta. O fórum deles são bem esclarecedores, quase tudo que você tem duvida normalmente já está respondido lá ou demora pouco tempo para responderem. O SmartGWT tem um forum bem ativo também. O Adobe Flex tem bastantes foruns sobre o assunto espalhados por aí e tem uma excelente documentação da Adobe. Sobre comunidade e documentação, o Flex ganha bonito do GWT. È bem mais fácil achar artigos e discussões sobre Flex.
Sobre durabilidade da tecnologia, ambas tem grandes empresas por trás, e empresas que acredito que não abandonariam ou fariam uma grande alteração no licenciamento do projeto de uma hora para outra. O GWT está sempre em manutenção e evolução. Tanto que desde que comecei a utilizar, a ferramenta evoluiu muito. Posso dizer a mesma coisa do Flex. Ele começou a evoluir muito desde que leva o nome da Adobe e o código da SDK foi aberto. Acho que com qualquer uma das duas vai estar bem servido. E sobre o GWT, uma coisa interessante, é que desde a primeira versão que utilizei, ele evoluiu, mas não teve alterações que quebrassem compatibilidade. Até mesmo a versão 2.0(que está no Milestone 2), não quebra compatibilidade com versões mais antigas.
Particularmente acho GWT mais fácil de utilizar do que Flex e gosto mais do GWT. E me agrada não precisar de plugins para rodar a aplicação.
Mas vai de fazer os testes básicos e ver o que te agrada mais.
Se a pessoa se aprofundar bem em JavaScript, Ajax e Jquery faria a mesma coisa?
Isso sem dúvidas que sim.
Mas o público alvo do GWT e do Flex é os desenvolvedores que querem desenvolver aplicações de internet rica sem se preocupar com Javascript, e sem se preocupar se no navegador X ou Y o negócio vai funcionar direito. Claro que no caso do desenvolvimento com JQuery você elimina grande parte desse problema, mas ainda sim deve se preocupar com ele.
Já caso do GWT, você programa em Java e quando for “compilar” a aplicação ele gera um código específico para cada navegador, sem nenhum tipo de workaround(e/ou POG).
Já no caso do Flex, é tudo SWF e funciona via plugin, abstraindo o navegador.
Na minha opinião, seria muito mais interessante aprender XHTML, CSS e JS com jQuery BEM do que aprender GWT…
Eu estava pensando nisso também. Mas o JS é bem lerdo para produzir um único componente, não é?
Com GWT a produtividade aumenta??
Concordo. Se for para ter uma ordem de prioridades do que aprender, acho que aprender XHTML, CSS e JS é bem mais vantajoso, pois você entende o que o GWT ou qualquer outra framework baseada em componentes que você pode utilizar vai fazer por “baixo dos panos”. Isso eu acho essencial entender. Mas sobre o que usar em um projeto, eu acho que o GWT é mais produtivo do que um projeto com jQuery. Mais isso vai de cada pessoa e de cada projeto.
Eu atualmente desenvolvo um componente mais rapidamente com GWT do que com jQuery. Mas o problema(pode ser problema para algumas pessoas) em desenvolver um componente para o GWT, seria que o componente ficaria específico ele. Se você quisesse usar em um projeto JSF, você não conseguiria sem quebrar um pouco a cabeça.
Mas nada impede que você implemente um componente com o jQuery e o utilize com o GWT, criando um wrapper para ele. Assim o componente em JS poderia ser usado em outros projetos com outras tecnologias. O SmartGWT funciona assim. Ele não é nada mais que um wrapper para as classes Javascript da biblioteca Smartclient. O finado GWT-EXT também fazia a mesma coisa, mas era um wrapper para o ExtJS. Se ficar interessado por essa parte dos wrappers para componentes JS, dê uma estudada sobre JSNI.
Eu vi nos sites demonstrativos do GWT vários componentes legais. Se aprender somente Xhtml Css e JS com Jquery é possivel fazer os mesmos componentes?
Trabalho a 2 anos com JAVA e a 1 ano com flex 3, a curva de aprendizagem para o flex é muito grande para quem ja sabe java, por isso eu acho que flex é mais fácil.
Isso é possível sim. Mas acredito que tenha que se aprofundar bastante nessas essas tecnologias para desenvolver uns componentes mais complexos. E no caso do jQuery, tem muita coisa pronta por aí para ser usada.
Isso é possível sim. Mas acredito que tenha que se aprofundar bastante nessas essas tecnologias para desenvolver uns componentes mais complexos. E no caso do jQuery, tem muita coisa pronta por aí para ser usada.[/quote]
Qual que dá mais trabalho de aprender ou usar?
Faz o seguinte: aprende XHTML, CSS e Javascript, depois jQuery. Depois, você entende um pouco do GWT. Nem tudo que tem no GWT você vai usar… Sabendo das coisas que tem nele, quando você precisar você corre atrás… Digo isso porque acho que é muito mais provável que você vá usar mais XHTML, CSS e JS do que os componentes do GWT em si.
Uma boa pedida é o ICEFaces também… Eu achei que ele já montava interfaces bem bonitas, como acontece com o Flex, mas vi que dá pra manter a simplicidade total com ele. Gostei bastante.
[quote=Andre Brito]Faz o seguinte: aprende XHTML, CSS e Javascript, depois jQuery. Depois, você entende um pouco do GWT. Nem tudo que tem no GWT você vai usar… Sabendo das coisas que tem nele, quando você precisar você corre atrás… Digo isso porque acho que é muito mais provável que você vá usar mais XHTML, CSS e JS do que os componentes do GWT em si.
Uma boa pedida é o ICEFaces também… Eu achei que ele já montava interfaces bem bonitas, como acontece com o Flex, mas vi que dá pra manter a simplicidade total com ele. Gostei bastante.[/quote]
Acho que vou fazer isso mesmo. Xhtml e Css tenho boa base, preciso me aprofundar em JS. Tenho aplicações em Java+Flex, porem unica dificuldade que tive foi ter de aprender AS3. Nunca me dei bem com flash.