e… para ser um programador eu tenho que fazer uma faculdade apenas, ou seria bom eu fazer algum curso antes da faculdade?
Normalmente eu diria para fazer uma faculdade E se achar necessário, um curso - isso depende do que você já sabe.
Ajuda bastante na faculdade se vocè já souber programar um pouco, mas não é algo absolutamente indispensável.
Eu diria que é um pouco diferente de uma faculdade de música.
Para entrar em uma faculdade de música, você não pode ser totalmente leigo - na verdade, em várias faculdades há um exame prático para você poder entrar nelas, para que os caras que não sabem absolutamente nada de música não atrapalhem os que já sabem.
Mas em uma faculdade que dá algum curso de TI (como Análise de Sistemas ou Ciências da Computação), não se supõe que você já saiba programar.
Entretanto, ajuda bastante, já que a faculdade NÂO VAI LHE ENSINAR A PROGRAMAR profissionalmente; ela vai lhe ensinar um monte de outras coisas que são úteis para você na sua vida profissional.
Sua pergunta não é de Java Básico deveria ter postado isso no forum de Assuntos Gerais…
Bom amigo, estou no 5º Semestre na faculdade, sou Desenvolvedor Java em uma empresa privada, e te garanto que a faculdade não vai lhe ensinar a programar…
Assim como a faculdade de música não lhe ensina a tocar um instrumento.
É exatamente a mesma coisa.
Na faculdade de música, você aprende um monte de outras coisas, mas supõe-se que você saiba pelo menos tocar uns dois instrumentos antes de entrar nela.
Eu aprendi a programar por conta própria, lendo livros sobre o assunto e baixando apostias e cursos na internet. Sou formado em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas, nada a ver com TI ou Programação, mas sempre gostei do fascinante mundo da informática, desde a época do velho e bom DOS com seu QBasic. O que realmente é necessário é vc gostar de programar, aprender coisas novas, trocar exeriências e superar desafios. A cada obstáculo superado durante o processo de programação é uma euforia só. Vc se sente estimulado a aprender cada vez mais. Assim como qualquer profissão, para programar é necessário você gostar (e saber um pouco de informática ajuda bastante) mas a prática vc só adquire colocando a mão na massa, e faculdade nenhuma vai te oferecer isso, vc é que tem que correr atrás por sua conta e risco. Boa sorte!
bom, se sua pergunta é pra sabre pré-requisitos, você não precisa de nenhum dos 2 pra ser programador, material gratuito é o que não falta.
mas existem detalhes:
Na faculdade eu aprendi sobre estruturas de dados, algoritmos, coisa conceitual mesmo, que posso aplicar no trabalho, posso usar as “outras coisas” como disse o entanglement que por sinal, não são nem um pouco menos importantes. Na faculdade você pode aprender coisas que são essenciais para ser um desenvolvedor.
E quanto a cursos, eu nunca tinha feito um curso, e já trabalhava profissionalmente, recentemente fiz um curso e gostei bastante. Não quer dizer que você vai aprender melhor e nem nada, mas ter um professor que possa tirar suas duvidas pontuais na hora, é algo muito bom.
Curso de Tecnlogo…
Lembrando que tecnologo é curso superior, mas é mais focado numa area especifica…
Depois faz pós em alguma coisa…
Há vários cursos…
Não precisa de faculdade alguma, só precisa gostar de programar e praticar por conta própria, não dependa da faculdade para isso, porque se depender você irá se surpreendere com o pouco que se aprende.
Baixe apostilas, instale uma IDE em sua máquina e começe a codar.
Entrei no tecnologo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas sem sabe programar.
Agora estou no 5º semestre e trabalhando (programando) a 1 ano e meio.
Discordo e concordo com o que foi dito.
No meu caso aprendi a programar sim na faculdade, porem a faculdade passa muito pouco conteúdo, quando você começa a trabalhar percebe que o que você aprendeu na facul é quase nada.
Nas férias entre o 1º e 2º semestre fiz um curso de javaEE, o que me deu mais experiencia do que a faculdade, mas acho que se tivesse feito antes desse primeiro semestre da facul não teria valido a pena pois é preciso já ter uma base (lógica de programação/algoritmos) para absorver o conteúdo.
Tem grandes empresas que só contratam se o profissional tiver faculdade e correlativa ao campo de trabalho, logo cursos como
Sistemas de Informação; Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou algo do tipo.
Honestamente, se eu pudesse voltar no tempo, tendo o conhecimento de mercado que eu tenho hoje, com certeza não faria faculdade de título Bacharel ou Licenciatura, mas sim Tecnólogo e terminado, subsequentemente engraçaria numa pós-graduação, focando em paralelo no inglês. Ou talvez, cursasse algo como Psicologia ou Marketing e em paralelo faria um curso especialista em programação destas escolas reconhecidas por serem direto ao que interessa, que tem aqui em São Paulo…