Boa tarde a todos,
Aqui na empresa em que trabalho, a diretoria teve a ideia de melhorar o layout do sistema.
Hoje nosso sistema é um ERP muito completo, 100% desktop com as GUIs feitas usando Swing.
Eu tive a ideia de usar JavaFX, mas dois aqui já foram contra falando que é tenso mexer com isso e tal.
Alguém tem alguma ideia de como deixar o layout do sistema mais bonito? Pode ser usando outra coisa ao invés do Swing ou até melhorando algo no Swing mesmo.
Olá TerraSkilll, o motivo é apenas ficar mais bonito mesmo. Hoje são telas cinzas, ultrapassadas, parecem até Delphi.
Um dia esse ERP vai ser migrado pra WEB, mas não se sabe ao certo quando.
Sobre o Swing, que é o que usamos hoje, estamos testando os look and feel dele. Acho que vai ser o mais rápido e prático. Estamos até pensando em alguns look and feel pagos.
Realmente é que nem o amigo falou javaFX é muito bonito mesmo, tem funções incriveis que eu sofri para conseguir efeito parecido no swing, ja tive q mudar um sistema de Controle de Estoque para javaFX, é dificil, mas na minha opinião valeu muito a pena.
Aqui na empresa quando resolvemos migrar nossas aplicações para java partimos direto para o JavaFX, mas chegamos a testar o Swing, no Swing a programação é meio parecida com a do android de conteineres e tudo o mais, no JavaFX a programação é toda MVC. O design da tela vc faz em XML, e tem uma IDE muito boa pra isto o Scene Builder. Utilizando bem a OO dá pra fazer maravilhas em JavaFX, o código fica muito mais organizado que em Swing. Hoje considero que além da parte gráfica, ganha-se em organização do código com JavaFX. Logo, eu consideraria migrar.
Não vale a pena migrar para JavaFx, é uma tecnologia fora de cogitação.
Se a aplicação não utiliza recursos de hardware avançados, ou que sejam impossíveis de fazer via browser, então é melhor migrar para web.
Havendo algum módulo que faça acesso avançado ao hardware, separe em módulo específico para desktop de acordo com o setor da empresa. Sem falar que acessar recursos nativos do SO já é complicado com Java, não fazendo sentido usar Java em desktop.
Oi Robson, poderia compartilhar sua experiência? Estou começando um projeto acadêmico, em um curso que estou fazendo, e penso que JavaFx seria uma boa opção. (Multiplataforma, comunidade extensa, muitas libs, etc…)
Realmente o código fica bem mais bonito, ao migrar um sistema de Controle de Estoque e afins, ate me assustei com a organização e a diminuição no código, quando era swing tinha muito código para tabela, codigo e mais código para fazer funções, no javaFX ficou tudo mais “fácil” e limpo de se fazer! eu Recomendo!
cara a tecnologia javaFX não é fora de cogitação, na minha opinião, vai depender da função, ou caso. Toda linguagem, ou tecnologia tem seus proprios pós e contras. Vai depender do caso de uso!
Também não concordo que JavaFX seja uma tecnologia fora de cogitação, é obvio que exista uma tendência de migração para aplicativos Web, mas milhões de empresas ainda tem a necessidade que os aplicativos sejam desktop, pequenos comércios e tal. E a oracle tem incentivado o uso, e a cada dia a ferramenta ganha mais adeptos. Hoje por exemplo, já se pode rodar aplicativos FX em aparelhos mobile, e se não me engano até na WEB será possível.