Qual a diferença entre essas versões?

Todos já vimos que quando se fala em java sempre aparecem termos do tipo:jre, jdk, jvm entre outros… Minha dúvida é, quando sai uma nova versão do kit de desenvolvimento java(jdk) nós sabemos que é o kit de ferramentas que possibilita novos meios de se trabalhar com java, agora e quando aparece termos do tipo "…jse, j2me, j2ee… entre outros
que não me lembro agora, qual é a diferença entre jdk e esse tipos que vemos? E quando nós utilizamos um jdk estamos utilizando qual dessas versões (jse, j…) ? Eu nunca entendi direito o porque eles lançam o jdk e depois lançam esses negócios…

Desde já agradeço a resposta!

opa blz?

bom o sdk refere-se como já diz ao kit de desenvolvimento java
seria um “pacote” com alguns suportes a mais alem do runtime java
para o desenvolvimento ( se não me engano entre esses suportes a mais do sdk está o de debbug )

jse, jee e jme referem-se as áreas de aplicação/desenvolvimento do java
que no caso são 3…

jme :arrow: trata-se do java para dispositivos móveis
jse :arrow: é o geral focado em desktop
jee :arrow: refere-se ao java para sistemas web em geral

onde cada um tem uma estrutura, no caso o jme é uma estrutura java mais reduzida, mais especificamente quanto ao runtime para consumir menos recursos nos dispositivos móveis

o jse seria o Runtime geral padrão instalado em qq computador normal

já o jee não é diretamente relacionado a apenas o Runtime, pois na máquina terá o runtime jse, porem conterá tambem um servidor de apps java que muito possivelmente terá implementação de alguma das especificações definidas no jee

:wink: espero ter ajudado :grin:

Eh, mas olha só, veja se você me entende? Eu hoje estou estudando Servlets (ou seja, web), tenho na minha máquina instalado o jdk1.6 e uso o netbeans 5.5, e ano passado eu fiz uma aplicação para desktop (a nível acadêmico) utilizando bd mysql. Agora vem a pergunta: Eu trabalhei com o que? Jee,jse,…?

bom quando vc desenvolveu para desktop é JSE

porem quando vc desenvolveu para web é JEE

e caso um dia desenvolva algo para dispositivo móvel será JME

:wink:

[quote=“Erko”]bom quando vc desenvolveu para desktop é JSE

porem quando vc desenvolveu para web é JEE

e caso um dia desenvolva algo para dispositivo móvel será JME

:wink:[/quote]

Então quer dizer que isso “muda automático” conforme o que eu for desenvolver?

Dependendo da IDE ela já faz isso automaticamente pra você, dependendo não. Aì, você tem que fazer tudo no braço.

O Netbeans por exemplo, dependendo da versão que você pega, já vem com o JEE, e pra você programar para dispositivos móveis, vai precisar de um plugin, aí, nesse plugin já vem o JME, em outros casos, ele vem com toda a estrutura pronta para desenvolver em qualquer plataforma, mas se você não tiver o JME instalado por exemplo, o Netbeans não vai funcionar para o desenvolvimento de dispositivos móveis dizendo que está faltando alguma coisa.

Agora quanto ao banco de dados, isso não tem nada a ver. Você pode fazer um programa para desktop (JSE) com acesso a BD.
Vc pode fazer uma aplicação Web (JEE) que tb acesse esse BD.

Quanto a numeração das versões, isso é relacionado a correção de bugs, melhorias, novas funcionalidades, etc…Aí tem toda uma regra para mudança desses números…

Abraço!

Acho que deu pra entender! Depende da aplicação que estamos fazendo a IDE muda sozinha para a versão, hum…Ok, obrigado pelas respostas!!

A propósito sou estudante de C.Computação em MG.

Opa…legall…Que cidade que vc estuda??
Eu me formei em 2006 na PUC aqui de Poços de Caldas.

Até!

Estudo em Formiga na Unifor - MG