Todos já vimos que quando se fala em java sempre aparecem termos do tipo:jre, jdk, jvm entre outros… Minha dúvida é, quando sai uma nova versão do kit de desenvolvimento java(jdk) nós sabemos que é o kit de ferramentas que possibilita novos meios de se trabalhar com java, agora e quando aparece termos do tipo "…jse, j2me, j2ee… entre outros
que não me lembro agora, qual é a diferença entre jdk e esse tipos que vemos? E quando nós utilizamos um jdk estamos utilizando qual dessas versões (jse, j…) ? Eu nunca entendi direito o porque eles lançam o jdk e depois lançam esses negócios…
bom o sdk refere-se como já diz ao kit de desenvolvimento java
seria um “pacote” com alguns suportes a mais alem do runtime java
para o desenvolvimento ( se não me engano entre esses suportes a mais do sdk está o de debbug )
jse, jee e jme referem-se as áreas de aplicação/desenvolvimento do java
que no caso são 3…
jme :arrow: trata-se do java para dispositivos móveis
jse :arrow: é o geral focado em desktop
jee :arrow: refere-se ao java para sistemas web em geral
onde cada um tem uma estrutura, no caso o jme é uma estrutura java mais reduzida, mais especificamente quanto ao runtime para consumir menos recursos nos dispositivos móveis
o jse seria o Runtime geral padrão instalado em qq computador normal
já o jee não é diretamente relacionado a apenas o Runtime, pois na máquina terá o runtime jse, porem conterá tambem um servidor de apps java que muito possivelmente terá implementação de alguma das especificações definidas no jee
Eh, mas olha só, veja se você me entende? Eu hoje estou estudando Servlets (ou seja, web), tenho na minha máquina instalado o jdk1.6 e uso o netbeans 5.5, e ano passado eu fiz uma aplicação para desktop (a nível acadêmico) utilizando bd mysql. Agora vem a pergunta: Eu trabalhei com o que? Jee,jse,…?
Dependendo da IDE ela já faz isso automaticamente pra você, dependendo não. Aì, você tem que fazer tudo no braço.
O Netbeans por exemplo, dependendo da versão que você pega, já vem com o JEE, e pra você programar para dispositivos móveis, vai precisar de um plugin, aí, nesse plugin já vem o JME, em outros casos, ele vem com toda a estrutura pronta para desenvolver em qualquer plataforma, mas se você não tiver o JME instalado por exemplo, o Netbeans não vai funcionar para o desenvolvimento de dispositivos móveis dizendo que está faltando alguma coisa.
Agora quanto ao banco de dados, isso não tem nada a ver. Você pode fazer um programa para desktop (JSE) com acesso a BD.
Vc pode fazer uma aplicação Web (JEE) que tb acesse esse BD.
Quanto a numeração das versões, isso é relacionado a correção de bugs, melhorias, novas funcionalidades, etc…Aí tem toda uma regra para mudança desses números…