Quais são os requisitos mínimos para trabalhar como programador jr?

Eai blz???

Pessoal, gostaria de saber quais são os requisitos mínimos para entrar em uma empresa como programador jr. Estou querendo sair da empresa onde trabalho atualmente e buscar entrar no mercado de programação, detalhe, estou estudando Java, estou no início ainda, mas tenho facilidade em aprender, tenho muita vontade de iniciar no mercado de programação, mas ainda não tive coragem de meter as caras no mercado pra tentar buscar uma vaga nessa área, acredito que se eu conseguir entrar em uma empresa, mesmo que sendo para estagiário vou ter mais oportunidades de aprender do que no meu atual emprego. Então para que eu possa me preparar melhor, o que vocês me recomendariam aprender para entrar em uma empresa para trabalhar como programador jr?

Valeu, vai ser de muita² ajuda pra mim!

Saber bem orientação à objetos e conhecer com bom nível as APIs do Java SE.
Conhecer um pouco da plataforma web também seria bom, em algumas empresas vão exigir isso, em outras não.

[]s

Se prepare para estudar muito
e receber propostas pagando pouco.

Mas você terá que estudar a linguagem java,
estudar JSPs, Servlets, Struts, JSF, JPA, EJB.

Estudando isso é mais que suficiente para alguma empresa te contratar,
mas a grande maioria das empresas, por mais capacitado que você seja,
irá fazer de tudo para pagar o menor valor possivel.

[quote=Rafael Mesquita Moura]Eai blz???

Pessoal, gostaria de saber quais são os requisitos mínimos para entrar em uma empresa como programador jr. Estou querendo sair da empresa onde trabalho atualmente e buscar entrar no mercado de programação, detalhe, estou estudando Java, estou no início ainda, mas tenho facilidade em aprender, tenho muita vontade de iniciar no mercado de programação, mas ainda não tive coragem de meter as caras no mercado pra tentar buscar uma vaga nessa área, acredito que se eu conseguir entrar em uma empresa, mesmo que sendo para estagiário vou ter mais oportunidades de aprender do que no meu atual emprego. Então para que eu possa me preparar melhor, o que vocês me recomendariam aprender para entrar em uma empresa para trabalhar como programador jr?

Valeu, vai ser de muita² ajuda pra mim![/quote]
[i]
Para começar é necessário deixar claro que existe uma diferença grande entre programadores Juniors e estagiários.
Eu definiria o estagiário como uma pessoa que sabe lógica de programação e tem uma pequena noção do que é o Java. Já um programador Jr já sabe criar páginas, fazer consultas no banco,
usar alguns benefícios da orientação a objetos, conhece tb as principais bibliotecas, etc…

Após definir qual dos perfis acima vc se encaixa, diga em qual área do java vc quer seguir JSE, JEE, ou JME???
Ai será mais fácil ajudá-lo.
[/i]

Os requisitos mínimos variam de empresa pra empresa e “ganha” o que souber mais conhecimento, partindo do princípio que nos aspectos pessoais (comunicação, proatividade, etc) se igualem.

Como o mercado está bom de vagas, não está difícil encontrar colocação, o difícil é adequar o salário, já que um junior não tem tanto poder de barganha.

[quote=el_loko][quote=Rafael Mesquita Moura]Eai blz???

Valeu, vai ser de muita² ajuda pra mim![/quote]
[i]
Para começar é necessário deixar claro que existe uma diferença grande entre programadores Juniors e estagiários.
Eu definiria o estagiário como uma pessoa que sabe lógica de programação e tem uma pequena noção do que é o Java. Já um programador Jr já sabe criar páginas, fazer consultas no banco,
usar alguns benefícios da orientação a objetos, conhece tb as principais bibliotecas, etc…

Após definir qual dos perfis acima vc se encaixa, diga em qual área do java vc quer seguir JSE, JEE, ou JME???
Ai será mais fácil ajudá-lo.
[/i]

[/quote]

Bom, de acordo com o que você informou, acredito que atualmente me encaixo mais como estagiário então. Ainda não programei em nada utilizando Java, mas já tenho algumas idéias que com certeza utilizarei Java para desenvolver. Inicialmente quero seguir JSE, mas futuramente pretendo mudar de área, indo pra JME…

Então, para trabalhar como estagiário, o que eu preciso conhecer para me colocar no mercado JSE?

Seja qual for o mercado, para entrar como júnior você precisa dessas habilidades técnicas:

• Ao menos 1 ano como estagiário Java.
  • Conhecer a Java SE: Estruturas de controle, tratamento de exceções, I/O, collections, Generics…Algum conhecimento em tópicos como RMI e Sockets ajuda. Básico do Swing também ajuda.
  • Conhecer Orientação a Objetos: Usar herança, composição polimorfismo, interfaces x classes abstratas. Saber criar métodos e atributos, sobrecarga e sobrescrita de métodos, escopo de variáveis.
  • Conhecer APIS: Collections, Apis de I/O, String e afins, JDBC. Não precisa ser avançado. Conhecendo o suficiente pra se virar, já tá bom.
  • Web: JSP e Servlets. Mesmo que você queira mobile, é bom saber um pouco de web. Pode abrir outras portas.

Alguns diferenciais, dependendo da empresa:

• Algum conhecimento em Linux
  • Algum conhecimento de padrões de projeto (mesmo que só te´´orico)

O básico é isso, que me lembre agora. Com certeza faltou algo. Pessoal, por favor, ocmpletem (ou até corrijam, caso eu tenha me enganado em algo). O resto, se aprende.

Em boa parte das empresas é ter concluído a faculdade, e já ter trabalhado com a tecnologia (pelo menos no seu TCC).

E para trabalhar como estagiário, você obrigatoriamente deve estar cursando uma faculdade.

Bom, aqui onde trabalho, pra contratar um junior nós pedimos no mínimo que tenha algum conhecimento em HTML, JavaSE básico e que já tenha trabalhado pelo menos com Servlets. Felizmente toda faculdade da região já ensina isso há anos, então não temos problemas nos requisitos técnicos. Os currículos no geral chegam com conhecimento bem acima disso.

O que pesa mais são fatores mais subjetivos, como autodidata, proatividade, relacionamento, dicção e postura, essas coisas…

É, acho que se eu for entrar em uma empresa, tenho que entrar como estagiário pra poder estudar a mais a linguagem e estar sempre acompanhando os desenvolvedores pra tentar absorver o máximo de conhecimento deles. E quanto a trabalhar como estagiário, é dificil encontrar empresas que queiram um funcionário estagiário em java?

Depende da região. Por aqui está difícil encontrar empresas que queiram estagiário pra qualquer coisa, a não ser que não encontrem um profissional pronto no mercado.

Tem regiões que é o contrário, preferem estagiário.