Quais são as linguagens de programação que fazem parte da grade curricular dos cursos de programação, mas que não fazem parte da velocidade do mercado?

Olá!

Quais são as linguagens de programação que fazem parte da grade curricular dos cursos de programação, mas que não fazem parte da velocidade do mercado?

EDIT:
Eu não lembro qual é o nome do livro que eu folheei que diz que em determinada instituição, havia professores que diziam na época que a linguagem do engenheiro tem que ser FORTRAN enquanto que havia professores e alunos desse curso da mesma instituição que tinham repulsa contra o FORTRAN.

Faz assim: pega o telefone de todas as universidades e faculdades que oferecem cursos que possuam programação em sua grade. Depois, pega o telefone de todas as coordenações desses cursos.
Aí, liga em cada coordenação e pergunta quais as linguagens que eles usam (afinal, é bem comum utilizar-se mais de uma linguagem durante o decorrer de um curso).
Feito isso, monte um gráfico indicando qual o percentual de cada linguagem em uso nos meios acadêmicos.
Então, pega e valida qual a velocidade com que o mercado utiliza e torna obsoleta tais linguagens.

Pronto. Fácil, não é?

1 curtida

Provavelmente a minha pergunta deste tópico é assunto de quem estuda para ser professor universitário de programação, ou seja, de quem está cursando mestrado ou doutorado ou talvez especialização.

EDIT: Eu decidir reformular a minha pergunta:

Quais são as linguagens de programação que fazem parte da grade curricular de todos ou parte dos cursos de programação, mas que não fazem parte da velocidade do mercado?

Há professores universitários que são inscritos no GUJ que sabem toda ou parte da resposta da pergunta que eu postei neste tópico?