[quote=LucianoTulio]Estou postando este tópico com o objetivo de descobrir a base de profissionais para um projeto
ter sucesso. Em um equipe, quais são os papéis necessários?
[/quote]
Papeis necessários. Ora está ai uma coisa que nunca havia pensado … na “necessidade” dos papeis.
Vc ficaria melhor servido perguntando as responsabilidades envolvidas.
Escola clássica
Responsabilidade Perante os Stakholders - ou seja, se o produto for mal aceite pelos clientes quem roda ? : Gerente de Produto
Responsabilidade por alcançar objetivos num determinado tempo com um determinado orçamento ?: Gerente de Projeto. Um produto pode ter mais de um projeto e os projetos podem ser paralelos.
Responsabilidade por levantar os requisitos e documentar os requisitos : Analista De Negocio ( é subalterno do Gerente de Produto)
Responsabilidade por traduzir corretamente os conceitos de negocio para conceitos de software : Analista Funcional
Responsabilidade por ter a visão do todo, organizar os elementos de software e atender os requisitos não funcionais: Arquiteto.
Responsabilidade por digitar o código da melhor maneia possível, obedecendo a um design : Programador
Responsabilidade de verificar que o software se comporta como especificado : Testador de Qualidade (QA)
Responsabilidade de verificar que o software atende o que o cliente espera : Gerente de Produto.
Escola Moderna
Responsabilidade Perante os Stakholders - ou seja, se o produto for mal aceite pelos clientes quem roda ? : Gerente de Produto, aka Dono do Produto, aka Product Owner (PO)
Responsabilidade por alcançar objetivos num determinado tempo com um determinado orçamento ? :Todos
Responsabilidade por levantar os requisitos e documentar os requisitos : PO e sua equipe. A equipe do PO são pessoas com capacidades variadas que o auxiliam ( que seriam os analistas funcionais no modelo classico)
Responsabilidade por traduzir corretamente os conceitos de negocio para conceitos de software : Equipe. Não é responsabilidade isolada de uma pessoa. A equipe de todos os tecnicos tem esta responsabilidade.
Responsabilidade por ter a visão do todo, organizar os elementos de software e atender os requisitos não funcionais : Equipe . O mesmo que antes.
Responsabilidade por digitar o código da melhor maneia possível, obedecendo a um design : Equipe. O mesmo que antes.
Responsabilidade de verificar que o software se comporta como especificado : Equipe e PO ( o PO pode delegar para pessoas da sua equipe especializadas em testes. Isto seria o QA classico)
Responsabilidade de verificar que o software atende o que o cliente espera : PO
Veja que na escola moderna não ha muitos papeis: apenas dois , basicamente : PO e Equipe. E um PO pode usar várias equipes em paralelo.
Falemos agora dos skills da equipe.
Realmente apenas pessoas que sabem escrever código não é suficiente. É preciso pessoas que tenham visão e saibam organizar as coisas para os porgramadores. É necessário que alguem tenha skils de arquitetura e design.
Na escola moderna todos são testes do seu codigo e do codigo de outros, portanto não ha ninguém especifico para testes. ou seja, na escola moderna, bugs são encontrados e mortos antes que o PO sequer os veja.
Mas o PO vai usar o software, experimentá-lo ( tarefa que pode ser delegada). Durante esta incursões no software ele pode encontrar coisas que precisam ser mudadas. Isto são Defeitos. Defeitos não são apenas coisas que não funcionam ( como erros inexperados e coisas assim) mas também coisas simples como a ordem dos botões ou a posilção dos botões, a distancia entre os campos, o logotipo , ou a falta de um , etc… qualquer coisa. Coisas que já foram realizadas mas precisam ser modificadas.
Quando se fala em Equipe está subentendido que é a Equipe de Construção. ou seja, aquela que realmente poe a mão no código. Mas o PO pode ter outras equipes (e deve ter outras equipes) e se relaciona com os liders de outras equipes. As equipes clássicas são UX ( user experience) e Marketing além das pessoas que trabaha diretamente com o PO auxiliando no levantamento de requisitos e nas incursões pelo software já pronto.
Se o seu objetivo é montar uma equipe é bom que tenha alguem com capacidade de arquiteto, design ( não é design gráfico, é design de código) , programadores e analistas. Lembre-se que são capaciades. Então existem pessoas com todas, e pessoas com nenhuma e pessoas com algumas. O preço do serviços delas varia em conformidade.