Quais campos de trabalho para quem faz Sistemas de Informação?

Vou iniciar SI ano que vêm,estou aprendendo sozinho linguagem C,e desejo aprender mais sozinho até o fim do ano. Gostaria de fazer um estágio em programação primeiramente. Porém linguagens e banco de dados e só no 3 e 4 semestre na faculdade, e engenharia de software também. É possível eu conseguir um cargo de Analista de Sistemas júnior no final do 4ºsemes,vejo vagas no catho com salário que varia de 2 a 4 mil,exigindo algumas experiências,é muito difícil alcançar esses cargo? Quais outras área que também é interessante que dá para atuar?
Cargos como Analista desenvolvedor júnior têm que ter uma grande bagagem técnica,analista de sistemas é mais negócios do quê técnico ?

minha grade é a seguinte;

Sistemas de Informação

1º Semestre- Disciplinas
Informática
Lógica Matemática
Administração
Ética e Práticas Sociais
Leitura e Produção de Textos

2º Semestre Disciplinas
Algoritmos
Laboratório de Programação
Cálculo I
Cultura e Sociedade
Metodologia da Investigação Científica

3ºSemestre Disciplinas
Linguagem de Programação I
Estruturas de Dados
Engenharia de Software I
Arquitetura e Organização de Computadores
Matemática Discreta

4ºSemestre Disciplinas
Linguagem de Programação II
Redes de Computadores
Engenharia de Software II
Banco de Dados I
Sistemas Operacionais

5ºSemestre Disciplinas
Programação WEB I
Interação Humano-Computador
Gestão de Tecnologia de Informação
Banco de Dados II
Probabilidade e Estatística

6ºSemestre Disciplinas
Programação WEB II
Psicologia Aplicada a Sistemas de Informação
Teoria da Computação I
Gestão de Projetos
Eletiva I: Administração e Segurança de Redes / Tunning de Banco de Dados

7ºSemestre Disciplinas
Inteligência de Negócios
Tópicos Avançados I
Teoria da Computação II
Segurança da Informação
Eletiva II: Fundamentos de Desenvolvimento de Jogos / Sistemas e Aplicativos Móveis

8º Semestre Disciplinas
Multimídia e Computação Gráfica
Tópicos Avançados II
Empreendedorismo
Legislação em Informática
Eletiva III: Governança de TI ou Integração de Sistemas

Atividades Complementares
Projeto Integrador
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado (não obrigatório)
Língua Brasileira de Sinais (optativa)

Vejo muitos cargos,pelas tabelas de salário da info entre outros. Porém quais cargos interessante para quem deseja fazer uma carreira aos passos,mas que não deixe da manter um certo padrão de vida,ou seja,cargos bons com salários bons . Quais mais interessante para o meu perfil? Gostaria de uma orientação de quem já está no mercado,pois como ainda não faço parte,fico com poucos “alvos” para mim.

Abaixo pequei dados interessantes que dá uma generalizado nesses n cargos para n perfis em TI.

Trecho retirado de ;http://www.omelhordoinf.com/2011/03/mercado-de-trabalho-sistemas-de.html

Além de Atuar como Analista de Sistemas, o bacharel pode ainda atuar em outras áreas. Veja:

• Desenvolvimento de Softwares: Projetar e desenvolver sistemas bem como tratar da estética e da funcionalidade de sites em empresas de todos os setores.
  • Ensino: Lecionar em escolas públicas ou particulares de Ensino Fundamental, Médio e técnico ou em faculdades.
  • Fluxo de informação: Modernizar e agi

Sobre certificações também tenho interesse,porém quero mirar algo antes de investir .

Sou de Cajamar-SP

Próximo de Barueri,SP e Jundiai.
Regiões de trabalho no meu caso …

Acho que você tem que ir com mais calma… rs

É mais provável que vc consiga uma vaga como estagiário, enquanto estiver cursando a graduação…
Os salários pra estagio não são lá grandes coisas, mas já quebram um galho…

Depois de formado, ai sim os salários variam muito de acordo com a área escolhida e a região em que você trabalha…

Dependendo de que área você gostar mais, você pode olhar as certificações, da área…
Algumas certificações são bem caras mas, na minha opinião, valem a pena, já que aumentam o salário e a visibilidade do profissional.

Sobre vc conseguir emprego de júnior enquanto cursa a facul, não sei… rs
Mas se você já tiver uma experiência na área e tiver um bom networking, é possivel… =)

Boa sorte pra vc… :wink:

Olá… como disse nossa colega ai… é isso mesmo, depende de qual área você atuar…
Segue link com cargos e salários de algumas áreas de TI
http://www.apinfo.com.br/
La na parte pesquisa tem uma visão sobre isso…

Durante o estágio, as empresas dá uma força para o candidato ser efetivado ou apenas contrata por um tempo?

Sobre essas experiências,durante o estágio em consultoria por exemplo,eles dá oportunidade para pessoas não ficar focada em um só lugar ou deixa a pessoa sentir cada parte da criação do software ?

Como é a relação do estagiário,é um programador,ou analista que fica dando tarefas para ele realizar?eles costumam dar alguma orientação ou deixa o estagiário aprender sozinho ? Sou novo nesse negócio e gostaria de entender antes de entrar …

Tudo depende…
A maioria das empresas que contratam estagiários tem algum interesse em contratar o cara depois, mas tb tem aquelas empresas que só contratam estagiários como uma forma de gastar menos… rs

Da mesma forma é a carga de serviços…
Algumas empresas vão te contratar pra que você aprenda e, logo, comece a desenvolver, ou seja lá o que for que vc faça, como um profissional com uma carga horaria menor…
Existem também relatos na literatura de estagiarios da informática que são utilizados pra fazer café e tirar xerox… hehe

De toda forma, isso também depende do seu nível de instrução… Se você entra na faculdade completamente leigo e consegue um estágio no 1º período, sinceramente, seu destino é a cozinha e a máquina de xerox… rs

:slight_smile:

Infelizmente o curso de BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação) é muito prostituído no mercado, o foco do curso é na área de gestão e análise de sistemas, é meio que administração com TI. Se você gosta muito de programar eu recomendo fazer o curso de Ciência da Computação, não que você não possa ser Analista/Desenvolvedor com BSI (sou desenvolvedor java e curso BSI) mas o foco não é bem programação, se você quer fugir de algumas matérias como cálculo e física (geralmente a galera muda pra sistemas rsrs) é uma boa também.

Quem quer se dar bem na área de TI tem que ler muito e investir nos estudos não só financeiramente mas sim se preocupar em aprender os conteúdos da faculdade e a tecnologia/ferramenta que vai utilizar, nem preciso dizer que inglês é fundamenta, bons salários são consequência do seu esforço e só vão depender de você. Boa sorte e qualquer coisa estamos ai =D

Sinceramente tendo uma visão de carreira eu não me vejo trabalhando formado com desenvolvimento,só queria pegar uma base legal,pois muitos cargos de Analista de Sistemas exigem muitos conhecimento técnicos,ou seja,o nome nem sempre bate com a função,mas na realidade não quero ficar focado em programação ou desenvolvimento.

Geralmente os estágios na área de desenvolvimento exigem quais conhecimentos,linguagens,quais ? Me dê exemplos de quais exigências eles querem,só para mim ter uma noção …

Aguardo respostas

[quote=Guimagal] Geralmente os estágios na área de desenvolvimento exigem quais conhecimentos,linguagens,quais ? Me dê exemplos de quais exigências eles querem,só para mim ter uma noção …

Aguardo respostas[/quote]
Faz buscas por vagas de estágio que terá essa resposta na prática real. Na minha época CIEE e MUDES eram as melhores referencias. Mas seguem exemplos de buscas:
https://www.google.com.br/search?hl=pt&as_q=Estágio+Programação
https://www.google.com.br/search?hl=pt&as_q=Estágio+Desenvolvedor
https://www.google.com.br/search?hl=pt&as_q=Estágio+Analista+de+sistemas
http://www.indeed.com.br/empregos?q=Estágio+Programação&l=&rs=1&fromage=last (esse site pode até colocar sua região).

[quote=Guimagal] Geralmente os estágios na área de desenvolvimento exigem quais conhecimentos,linguagens,quais ? Me dê exemplos de quais exigências eles querem,só para mim ter uma noção …

Aguardo respostas[/quote]

Depende do seu foco, desenvolvimento web? No lado do servidor temos c#, java e php que são as linguagens mais fortes no mercado atualmente, cada uma tem suas peculiaridades então o legal e escolher uma e estudar a fundo, fora isso temos o que todo sistema web usa atualmente que é css, html e javascript, mas o conhecimento vai muito além de saber uma ou outra tecnologia.

Já deu uma olhada na parte de análise de processos? Pesquise por BPM quem sabe você goste.

Vou olhar sim…

O que vocês pode me dizer sobre Analista de Testes ?