Qto vale um erp?qual arquitetura?

Qual seria a melhor arquitetura a usar em um ERP? Eu fiz um ha um tempo atrás com web services e etc…gostaria de saber qual a sugestão…

Eu queria fazer em python, mas os clientes querem java…

Valeu

Luciene, tudo bem?

Vamos lá…

Em relação a estimativa vai depender muito dos requisitos que serão usados para elaborar o sistema. Assim acho melhor primeiro verificarem o que elees querem, documentar alguma coisa e depois estimar o preço. Recomento pontos por função para a estimativa.

Em relação a arquitetura…para sistemas web acho mais interessante usar EJB pois caso precisa que o sistema seja distribuido mais tardfica mais fácil.
Recomendo também usar Hibernate e JSF.

Espero ter ajudado.

Levante os requisitos do sistema e, a partir dai, estime o numero de horas necessarias para a implementação dele. Você negocia o valor hora com o seu cliente e, a partir dai, chega ao valor final. Não é muito dificil.
Quando a arquitetura, só recomento o uso do WebServices se o sistema for acessado por outras sistemas legado da empresa, senão é desnecessário. O uso de EJB é bem interessante até porque eles podem ser acessados por outros sistema Java mas tome cuidado que alguns conteineres não estão suportando muito bem EJB 3.0 e não vale a pena desenvolver em EJB 2.0.
A camada de controle e apresentação depende muito da sua equipe. O JSF é realmente muito bom mas não adianta muito se você ficar quebrando a cara e atrasar todo o seu projeto.

Olá,

Minha dica não é como fazer essa estimativa, mas sim pra tomar cuidado pra nao levar a pior. Muito cuidado.

]['s

Tempo x r$ da sua hs

[quote] Estou chutando que no mínimo seria uns 50.000…isso pensando num erp para uma empresa de medio porte… [/quote]Luciene esse valor R$ 50.000,00 é somente para o banco de dados né.
Empresa de medio porte possui .:

• 250-300/450-600 usuários. (calcule a locação minima de R$ 120,00 p/300 usuários )

• 24/7

• Infra-estrutura 100%

• SGBD - Oracle ou DB2 (vc. vai querer Backup on line + Storage ??)

• etc.

Cade o projeto de viabilidade economica para apresentar ao cliente:
    -ROI
    -Desenvolvedor p/H
    -Analista p/H
    -Arquiteto
    -Estimativa de tempo p/ desenvolvimento
    -XP, Scrum, RUP, Waterfall neles.
    -Treinamento
    -Beneficios
    -etc.
    Acho que é melhor um"prato feito".
    sds

Muito obrigada pelas dicas!

Eu nunca pensei em comprar um pronto e integrar.
Na verdade, o cara tá querendo contratar a minha empresa pra desenvolver um ERP para ele do 0.
Ele disse que quer java e só…Tá pagando qualquer coisa…

[quote] Ele disse que quer java e só…Tá pagando qualquer coisa…
[/quote]Se tá pagando …o quê vc. esta esperando…

Se ele tá pagando qualquer coisa não cobre essa mixaria… rs Cobre muito, pq ERP é difícil…

Blz?

Recomendo que toma cuidado com essa história de pagar qualquer coisa. Tudo deve ser documentado para sua segurança, ok? Mesmo porque muitos clientes não tem noção de preço que pode chegar um sistema.

Verifique estimativa por pontos de função e pesquise preços de ERP no mercado, ok?

Em relação a querer que seja Java, muito cuidado se sua empresa não possui experiência no assunto, principalmente porque exitem diversas IDE´s, framworks…etc…

espero ter ajudado.

Olá

Já desenvolvi um ERP. Meus pitacos:

1. ERP = monte de softwares diferentes integrados, então para estimar o custo precisa saber sobre quais softwares comporão o ERP

2. Cada software pode oferecer um monte de facilidades. Considerando que normalmente o cliente chuta o que acha que vai precisar quando no fim das contas só usa 10% do que falou, considere o desenvolvimento de cada software usando técnicas ágeis. Comece assistindo os vídeos do Vinicius Teles da ImproveIt.

3. Considerando que será impossível para você fazer tudo sozinha, forme uma equipe com habilidades complementares mas desenvolva em pares para a tecnologia sedimentar no grupo.

4. Proponha ao cliente um desenvolvimento interativo baseado em práticas ágeis com entregas frequentes de coisas realmente úteis e cobre por entrega.

Ah, antes que eu me esqueça. Cuidado com qualquer estimativa baseada em pontos de função para avaliar o custo do produto completo. É muito difícil aprender e ter experiência para fazer uma estimativa com pontos de função. E com Java geralmente dá erros enormes. Serve somente para avaliar coisinhas isoladas do sistema.

No mais boa sorte porque o mais difícil você já fez que foi conseguir o cliente.

[]s
Luca

Veja primeiro quais os módulos de um ERP que seu cliente necessita. Se ele te responder todos, eu acho que passa fácil dos 50.000 que vc falou.

Outra coisa, vc vai desenvolver tudo ou comprar um ERP? Comprar um pode ser mais barato e mais fácil de vc integrar com o negócio dele.

flw!