Olá, pessoal !
Não sei se aqui é o melhor para levantar esse ponto, mas como desenvolvedores gostaria de ouvir suas considerações.
Não é meu objetivo levantar aquelas longas discussões sobre qual é o melhor. Entendo que toda linguagem possui seus prós e contras que cada um pode levantar de acordo com seus gostos. Mas, com a bagagem que vocês possuem poderiam levantar os pontos positivos e negativos de se usar um ou outro ? E o que vocês usariam para um projeto particular?
O caso é o seguinte:
Estou com um projeto particular no gatilho e desejo desenvolver o mais rápido possível. Eu trabalho com java há um bom tempo e gosto tanto da linguagem quanto da enorme comunidade que existe para suporte. Inquestionável. Uma forma que vejo para aumentar a produtividade e velocidade de desenvolvimento é a existência de frameworks que facilitam a nossa vida assim como existe o Rails para o Ruby e Django para o Python, assim cheguei no PlayFramework2(o que achei fantástico). Para esse meu projeto estou considerando o Python com Django ou Java(Posso usar o Scala, mas por questão de conhecimento penso usar Java mesmo) com o PlayFramework versão 2.
A seguir algumas considerações que levantei sobre os dois:
Python + Django
Prós:
- tem muito conteúdo na internet
- Python é uma linguagem divertida de se trabalhar
- existem muitos Hosts que suportam com um preço bem acessível ou até de graça(Google AppEngine)
Contras:
- Incompatibilidade de ferramentas com versões de Python, por exemplo: Para meus testes usei Python 2.7 e precisava uma forma de criptografar e assim usei o PyCripto, porém não funciona com a versão 2.7, mas com a versão 2.5 do Python, fui obrigado a fazer downgrade do Python (Esse ponto me incomoda).
Java + PlayFramework2 (aqui o ponto é mais sobre o Framework do que a linguagem em si)
Prós do PlayFramework2:
- Pelo que entendi junta o melhor de Rails e Django, facilita muito o desenvolvimento
Contras:
- Pouco Conteúdo na internet (por conta de ser relativamente novo)
- Dificuldade para encontrar Hosts que suportam e quando se encontra não é barato. O que estou considerando é o OpenShift (RedHat), porém para a subida da aplicação usa-se o diy(do it yourself), que ainda está em fase de testes e não é aconselhado usar em produção.
Resumindo: Gosto do Python+Django, mas essa história de incompatibilidade de versões atuais de Python me preocupa, pois assim não posso usufruir de atualizações da linguagem, o que não acontece com projetos em Java. O Play!2 é muito legal e realmente facilita o desenvolvimento, porém é complicado de encontrar um Host que o suporte e que seja acessível para uma startup.
Tentei resumir o máximo o texto.
Desde já agradeço suas opiniões.
Valeu.