PWA se limpar cash perde o aplicativo?

Olá Pessoal
Estou querendo implementar PWA no site da empresa aqui. pois pelo meu segmento que é concessionária de caminhões acho muito difícil o cliente querer entrar na play store baixar o app.
Eu gostaria de saber se ele fazer uma limpeza de cash no celular o aplicativo sai fora? ou limpeza no navegador dele.

Pensei em usar polymer e firebase para a criação.

se o JS estiver desativado não vai nem abrir.

entendi, se acha que compensa tentar usar PWA?

compensa em que sentido?

Se for pra algo experimental pode usar, se for coisa séria analise bem os requisitos antes de entrar na moda.

Ola amigo
Eu estou levando duas coisas em conta, valor de montar um app e o valor de criar um PWA.

Outra coisa seria o perfil de cliente da empresa, quando foi feita a pesquisa com os clentes eles preferiam entrar no site do que baixar um app.
Da veio a ideia de ter um PWA.

Se preferem entrar no site, então qual seria a necessidade de “PWA”?

É que gostaria de criar algo que desse push notificação, agendamento do serviço. Você acha que só o responsivo ajudaria?

penso que só o site não faria o cliente retornar, mais se tivesse em pwa e ele autorizasse o atalho em seu celular eu poderia dar um push da proxima revisão.

Quem entra em um site não espera isso, são experiências diferentes, o usuário pode nem estar em um celular. Neste caso é mais profissional um aplicativo nativo.

Entendi, valeu!

Só uma coisa… você pretende abordar só dispositivos Android mesmo ne? Pois os dispositivos iOS (Apple) não possuem suporte a PWA (e não há previsão para o mesmo)…

Apenas um detalhe, mas dependendo do publico que quer atingir, é algo a se considerar…
:wink:

Olá Tais
Nosso público pela pesquisa nenhum deles apareceram com apple ainda bem rs.

Um pouco sobre meu público: São motoristas de caminhões, mas em grande parte usinas de cana de açúcar, madeireira e cereais.

Eles em grande parte abrem reclamações que gostariam de receber promoções, mais por ser zona rural cai tudo em caixa postal, grande parte da nossa carteira mora em fazendas. O problema agravou quando os correios parou de fazer esse serviço de entregar em zona rural sem ser na caixa postal, direto na fazenda.

Dai pensamos em criar um aplicativo que o motorista pudesse baixar acessar, ver a promoções e criaríamos algo atrativo com pontos para trocar.

Primeiro baque foi ai, têm que regulamentar na caixa econômica federal
Segundo baque motorista não está disposto a entrar na play store e baixar como mostraram as pesquisa feitas.

Dai veio essa ideia do PWA, por mim não faria eu já montaria no Ionic e colocaria pra rodar, até porque não acredito em pesquisa que a pessoa fica perguntando, induz muito a pessoa na hora da entrevista.
.
Mais alguma agência doida veio aqui e vendeu o PWA com menor custo e talz, e jogaram no meu colo agora.

Bem interessante!

Eu fiz um app a tempos atrás de rastreio de caminhão, usando o celular do motorista. Ele devolvia as coordenadas por sms para o celular que solicitou e mostrava no mapa a localização, para mensurar o tempo de entrega. Chama-se Staza, está no googlePlay (GitHub: https://github.com/taisbatuira/staza ).
Um problema comum nas zonas rurais, que eu identifiquei, é que nem sempre tem wifi ou 3G (por isso optei pelo sms).
Mas acho muito interessante a idéia!

Se quiser conhecer um pouco mais sobre PWAs, tem uma palestra e um post do Sergio Lopes sobre o assunto que ajuda bastante:

Espero ter ajudado!!

Obrigado Tais :relaxed:
Vou estudar esse seu app, e ver esse video, valeu mesmo!

Não vou entrar no mérito do custo de desenvolver cada um pq acho que isso depende… mas sobre isso que vc escreveu:

Com certeza tem algo de errado com essa pesquisa. O conceito de “loja de aplicativo” está bem consolidado na mente do publico em geral como o lugar para se baixar ferramentas/jogos/brinquedos.

Eu posso te garantir que João e Maria não preferem usar um site quando estão no smartphone. :sweat_smile: