Olá Pessoal
Estou querendo implementar PWA no site da empresa aqui. pois pelo meu segmento que é concessionária de caminhões acho muito difícil o cliente querer entrar na play store baixar o app.
Eu gostaria de saber se ele fazer uma limpeza de cash no celular o aplicativo sai fora? ou limpeza no navegador dele.
Ola amigo
Eu estou levando duas coisas em conta, valor de montar um app e o valor de criar um PWA.
Outra coisa seria o perfil de cliente da empresa, quando foi feita a pesquisa com os clentes eles preferiam entrar no site do que baixar um app.
Da veio a ideia de ter um PWA.
penso que só o site não faria o cliente retornar, mais se tivesse em pwa e ele autorizasse o atalho em seu celular eu poderia dar um push da proxima revisão.
Quem entra em um site não espera isso, são experiências diferentes, o usuário pode nem estar em um celular. Neste caso é mais profissional um aplicativo nativo.
Só uma coisa… você pretende abordar só dispositivos Android mesmo ne? Pois os dispositivos iOS (Apple) não possuem suporte a PWA (e não há previsão para o mesmo)…
Apenas um detalhe, mas dependendo do publico que quer atingir, é algo a se considerar…
Olá Tais
Nosso público pela pesquisa nenhum deles apareceram com apple ainda bem rs.
Um pouco sobre meu público: São motoristas de caminhões, mas em grande parte usinas de cana de açúcar, madeireira e cereais.
Eles em grande parte abrem reclamações que gostariam de receber promoções, mais por ser zona rural cai tudo em caixa postal, grande parte da nossa carteira mora em fazendas. O problema agravou quando os correios parou de fazer esse serviço de entregar em zona rural sem ser na caixa postal, direto na fazenda.
Dai pensamos em criar um aplicativo que o motorista pudesse baixar acessar, ver a promoções e criaríamos algo atrativo com pontos para trocar.
Primeiro baque foi ai, têm que regulamentar na caixa econômica federal
Segundo baque motorista não está disposto a entrar na play store e baixar como mostraram as pesquisa feitas.
Dai veio essa ideia do PWA, por mim não faria eu já montaria no Ionic e colocaria pra rodar, até porque não acredito em pesquisa que a pessoa fica perguntando, induz muito a pessoa na hora da entrevista.
.
Mais alguma agência doida veio aqui e vendeu o PWA com menor custo e talz, e jogaram no meu colo agora.
Eu fiz um app a tempos atrás de rastreio de caminhão, usando o celular do motorista. Ele devolvia as coordenadas por sms para o celular que solicitou e mostrava no mapa a localização, para mensurar o tempo de entrega. Chama-se Staza, está no googlePlay (GitHub: https://github.com/taisbatuira/staza ).
Um problema comum nas zonas rurais, que eu identifiquei, é que nem sempre tem wifi ou 3G (por isso optei pelo sms).
Mas acho muito interessante a idéia!
Se quiser conhecer um pouco mais sobre PWAs, tem uma palestra e um post do Sergio Lopes sobre o assunto que ajuda bastante:
Não vou entrar no mérito do custo de desenvolver cada um pq acho que isso depende… mas sobre isso que vc escreveu:
Com certeza tem algo de errado com essa pesquisa. O conceito de “loja de aplicativo” está bem consolidado na mente do publico em geral como o lugar para se baixar ferramentas/jogos/brinquedos.
Eu posso te garantir que João e Maria não preferem usar um site quando estão no smartphone.