Ola,
Até alguns anos atras eu so’ sabia pouco de java, depois eu fiz uma pesquisa aqui no forum e comprei dois livros.
Use a cabeça! Java
Java como Programar 8° ed: Deitel
Mas uma coisa que eu ja reparei é q qdo eu tenho q fazer um programa eu n sei por onde começar, assim eu pensei q seira melhor comprar um livro de projetos OO ou UML ou sei la oq.
Dando outra pesquisada aqui no forum eu vi q mtos recomendam os livros:
Utilizando UML e Padrões (Applying UML and Patterns): Craig Larman
Use a cabeça - Padroes de Projetos (designer patterns)
Use a cabeça - Analise e projetos OO
Porem eu n quero me bombardear de livros por enquanto.
Quais desses livros seria o melhor? Ou vcs recomendam outros?
Se possivel, deem prioridade nas recomendaçoes (1° esse, 2° esse etc)
[quote=Skim]Ola,
Até alguns anos atras eu so’ sabia pouco de java, depois eu fiz uma pesquisa aqui no forum e comprei dois livros.
Use a cabeça! Java
Mas uma coisa que eu ja reparei é q qdo eu tenho q fazer um programa eu n sei por onde começar, assim eu pensei q seira melhor comprar um livro de projetos OO ou UML ou sei la oq.
Valeu[/quote]
tem dificuldade em saber como começar a desenvolver um software? começe com Test-Driven Development?
[quote=wbdsjunior][quote=Skim]Ola,
Use a cabeça! Java
Valeu[/quote]
tem dificuldade em saber como começar a desenvolver um software? começe com Test-Driven Development?
outros livros sobre arquitetura, design, padrões, etc você lê conforme a necessidade.[/quote]
Otimas dicas, mas d qq jeito eu vi q o test driven requer o conhecimento de uml, portanto tenho q ler algo sobre uml.
Valeu
[quote=Skim]Ola,
Use a cabeça! Java
Valeu[/quote]
se você não sabe por onde começar então eu te diria que ao menos o "Use a cabeça - Padroes de Projetos (designer patterns) " não vai te responder isso… ele ensina design patterns, não vai te ensinar por onde começar mas sim o por que de certas abordagens serem ruins e como fazer melhor no caso destas…
acho que pra resolver isso vai bastante da experiência mesmo…
Ahmn… não. TDD não requer conhecimento em UML, só requer que você saiba onde quer chegar. Isso, se consegue em qualquer linguagem, de qualquer tipo, com UML ou sem.
[quote=Skim]Otimas dicas, mas d qq jeito eu vi q o test driven requer o conhecimento de uml, portanto tenho q ler algo sobre uml.
Valeu[/quote]
onde você viu isso?
[quote=asaudate]Ahmn… não. TDD não requer conhecimento em UML, só requer que você saiba onde quer chegar. Isso, se consegue em qualquer linguagem, de qualquer tipo, com UML ou sem.
[quote=wbdsjunior]Otimas dicas, mas d qq jeito eu vi q o test driven requer o conhecimento de uml, portanto tenho q ler algo sobre uml.
Valeu[/quote]
Em um dos links q vc me mandou tem uma parte (parte de teste) q fala para usar o use case. Pelo q eu me lembro, posso estar enganado, os diagramas de caso de uso fazem parte do uml? Ou n?
Outra coisa qdo eu disse q n sei por onde começar eu qeuro dizer q sei q tipo de programa eu devo fazer, mas n sei como “montar” o programa em OO. Por isso Eu pensei de ler ou um livro de uml, ou de analise de projetos OO ou desegner patern (ok, esse ultimo eu descarto por enquanto).
Eu penso da seguinte maneira, se eu tenho um programa pra fazer eu ja tenho q ter a estrutura dele, depois eu começo a transformar tudo em codigo.
Deu pra entender pq eu estava procurando esses livros?
[quote=Skim][quote=wbdsjunior]Otimas dicas, mas d qq jeito eu vi q o test driven requer o conhecimento de uml, portanto tenho q ler algo sobre uml.
Valeu[/quote]
Em um dos links q vc me mandou tem uma parte (parte de teste) q fala para usar o use case. Pelo q eu me lembro, posso estar enganado, os diagramas de caso de uso fazem parte do uml? Ou n?
Outra coisa qdo eu disse q n sei por onde começar eu qeuro dizer q sei q tipo de programa eu devo fazer, mas n sei como “montar” o programa em OO. Por isso Eu pensei de ler ou um livro de uml, ou de analise de projetos OO ou desegner patern (ok, esse ultimo eu descarto por enquanto).
Eu penso da seguinte maneira, se eu tenho um programa pra fazer eu ja tenho q ter a estrutura dele, depois eu começo a transformar tudo em codigo.
Deu pra entender pq eu estava procurando esses livros?[/quote]
Na verdade a ideia do TDD eh oposta a esta. Voce nao tem que ter tudo pronto antes de comecar. Com TDD voce vai descobrindo a estrutura a medida que os testes avancam.
Um livro que me ajudou bastante no comeco foi Applying UML and Patterns do Craig Larman (existe a versao em portugues com o titulo Utilizando UML e Padroes). Apesar do titulo falar sobre UML o livro aborda varios temas interessantes para quem esta comecando com OO.
[quote=YvGa][quote=Skim][quote=wbdsjunior]Otimas dicas, mas d qq jeito eu vi q o test driven requer o conhecimento de uml, portanto tenho q ler algo sobre uml.
Valeu[/quote]
Na verdade a ideia do TDD eh oposta a esta. Voce nao tem que ter tudo pronto antes de comecar. Com TDD voce vai descobrindo a estrutura a medida que os testes avancam.
Um livro que me ajudou bastante no comeco foi Applying UML and Patterns do Craig Larman (existe a versao em portugues com o titulo Utilizando UML e Padroes). Apesar do titulo falar sobre UML o livro aborda varios temas interessantes para quem esta comecando com OO.[/quote]
Entendi. O livro Applying UML and Patterns do Craig Larman era um dos livros q eu tinha citado.
O problema dele sao dois:
Na minha opiniao o livro é mto longo, eu até compraria ele e o leria, mas tenho receio q seje cansativo. Por mais q eu me esforço eu me canso de ler livros assim (mas vou tentar d qq jeito).
Eu li um post aqui q dizia q esse livro é mto academico e existem outros livros mais praticos.
[quote=YvGa][quote=Skim]Outra coisa qdo eu disse q n sei por onde começar eu qeuro dizer q sei q tipo de programa eu devo fazer, mas n sei como “montar” o programa em OO. Por isso Eu pensei de ler ou um livro de uml, ou de analise de projetos OO ou desegner patern (ok, esse ultimo eu descarto por enquanto).
… Com TDD voce vai descobrindo a estrutura a medida que os testes avancam.[/quote]
Skim! como o amigo YvGa, você vai descobrindo o a estrutura. isso pode ser chamdao de Design Evolutivo.
O Phillip Calçado “Shoes” deu os dois centavos dele sobre isso recentemente, em uma entrevista. Ele indicou o Fundamentals of Object-Oriented Design in UML e o Domain-Driven Design. Acho que vale a pena
não seria test case? isso não é UML.
[/quote]
Nao, o link do wikipedia q vc me enviou fala de casos de uso
Para escrever um teste, o desenvolvedor precisa claramente entender as especificações e requisitos da funcionalidade. O desenvolvedor pode fazer isso através de casos de uso ou user stories que cubram os requisitos e exceções condicionais. Esta é a diferenciação entre desenvolvimento dirigido a testes entre escrever testes de unidade ‘depois’ do código desenvolvido. Ele torna o desenvolvedor focado nos requisitos ‘antes’ do código, que é uma sutil mas importante diferença.
não seria test case? isso não é UML.
[/quote]
Nao, o link do wikipedia q vc me enviou fala de casos de uso
Para escrever um teste, o desenvolvedor precisa claramente entender as especificações e requisitos da funcionalidade. O desenvolvedor pode fazer isso através de casos de uso ou user stories que cubram os requisitos e exceções condicionais. Esta é a diferenciação entre desenvolvimento dirigido a testes entre escrever testes de unidade ‘depois’ do código desenvolvido. Ele torna o desenvolvedor focado nos requisitos ‘antes’ do código, que é uma sutil mas importante diferença.[/quote]
OK… repare que o autor desse mesmo verbete cita o conhecimento de user stories. Isso não quer dizer que você tenha que ter o conhecimento de UML ou mesmo de Scrum, mas que você saiba onde quer chegar com seu código antes de começar a escrevê-lo. Isso, na verdade, não implica que você tenha que ter conhecimento algum sobre a história como um todo, já que testes unitários são feitos por componente e nem sempre um componente é escrito para atender a uma história específica.
Como já disse anteriormente, no entanto, o próprio Shoes afirmou que alguns livros interessantes para um iniciante é um de UML e um de DDD. Eu acrescentaria também algum de TDD, mas se é pra começar com algum, acredito que o mencionado por ele de UML é interessante, já que ensina bons princípios de programação para iniciantes (nesse sentido, algum de Design Patterns também seria de grande ajuda).
Ainda uma outra pergunta relacionada a esse topico.
Se eu entendi bem, vcs me disseram q uma boa maneira de começar um projeto é usar o TDD, porém como vcs mesmo explicaram o TDD n requer q vc saiba exatamente oq tem q fazer certo?
Mas e se o cliente querer um preventivo (tempo estimado do projeto) se eu usar o TDD acho q eu n vou conseguir responder para ele. Como vcs fazem?
Uma outra pergunta é, o livro Applying UML and Patterns vai contra os ensinamentos do TDD?
A minha duvida é pq pelo pouco que eu entendi do TDD é que usando esse metodo o analista programador vai descobrindo o que é necessario desenvolver de acordo com q ele vai fazendo os testes. Ja a UML seria uma ferramenta para planejar um projeto. Ou seja o TDD vc vai desenvolvendo, testando e projetando ja com a ferramenta UML vc analisa primeiro e depois vc desenvolve e testa.
Eu tentei usar uma liguagem muito sintetica pra explicar oq eu penso.
Corrijam se eu estiver errado.
valeu