Proposta de arquitetura para uma aplicação simples

Bom dia pessoal.

Vou iniciar o desenvolvimento de uma nova aplicação aqui no trabalho e gostaria de compartilhar com vocês a arquitetura que vou adotar e também saber a opinião de vocês sobre a arquitetura.

Vamos lá, antes vou passar as características gerais da aplicação.

1 - Temos um ambiente hibrido aqui no trabalho, todas as informações são tratadas no mainframe e são disponibilizados em arquivos para a plataforma baixa (micro).

2 - Os arquivos disponibilizados no item 1 sofrem novos tratamentos na plataforma baixa (Aplicadas algumas regras de negócio).

3 - Devido ao volume das informações (extremamente grandes) as regras de negócio são implementadas por meio de stored procedures no Oracle, com apoio do SQLLoader para carga nas tabelas.

4 - Finalmente o java funciona apenas como front-end. Existem até algumas poucas operações CRUD, mas realmente são cerca 2% do sistema.

5 - A aplicação será intranet e terá pouquissimos usuários, na ordem de 30 +/-

Bom pessoal, é isso.

Minha idéia seria montar algo (Java) bastante simples e de fácil manutenção e entendimento para futuros colegas.

Para as classes do domínio estou pensando em utilizar o padrão ActiveRecord.
[color=blue]Justificativa: Quase 100% da regra de negócio será definida no banco. A chance de mudarmos de banco é praticamente 0. Então acho que seria de bom senso eliminar camadas adicionais de Facades, BOs, DAOS e outros “bichos” e concentrar as regras e a lógica de persistencia diretamente nos objetos de domínio. Como disse, utilizando o padrão ActiveRecord. Pretendo utilizar Hibernate para a comunicação com o Banco e também para aliviar a verbosidade de códigos SQL no ActiveRecord.[/color]

Para DI, no caso para a sessionFactory nos domínios, pretendo utilizar o spring.
[color=blue]Além disso também devo utilizar o Spring MVC para limitar ao máximo o uso de frameworks diferentes e fornecer maior integração com o hibernate, além de usar o Acegi para questões de segurança.[/color]

De resto o padrão, JSTL, Log4j e Ant para montagem do war.

E aí pessoal, o que acham? Minha idéia e montar uma arquitetura simples, dada a própria simplicidade da aplicação.

[]'s
William