opa, alguns ja me conhecem aqui, mas, estou iniciando no java, estudando bastante, tentando assimilar o maximo possivel da linguagem, mas, estou meio “sem o que fazer” alguem ai tem ideia de projetos ou progamas simples em que posso começar a “testar serviço” um pouco?
O programa clássico para gerenciar uma biblioteca!
Você pode tentar desenvolver algum software que você usa e ache que não é bom!
bem, dentro do mesmo topico, vou fazer uma outra perg
alguem sabe algum projeto opensource para iniciantes?
ou intermediarios???
o/
Faça um jogo. Em ordem de dificuldade:
- Jogo da velha: jogo em turnos, tabuleiro, fácil;
- Space invaders: Envolve animação;
- Pacman: Animação e tilemaps;
- Mario: Animação, tilemaps e side scrolling;
- Worms: Animação, lógica vetorial, destruição de cenário;
- Worms 3D: O mesmo acima, mas em 3D;
Mesmo pegando o tema 1, você pode aprimora-lo:
- Comece fazendo para dois jogadores: detecte o fim de jogo e quem ganhou;
- Você pode acrescentar animação e som;
- Você pode acrescentar IA;
- Você pode acrescentar rede;
ok, obrigado, to começando com esse da biblioteca e brincado com esse esquemas de jogos do vini, mas worms 3D ja fica pesado pra mim rsrsrs, ainda nao to com esse bola toda nao.
é que ainda to bem inciante mesmo, so algo pra por em poratica poliformismo, herança, interfaces, arrays(ainda nao consegui pegar o “espirito” direito) entre outros.
O pessoal deu algumas ideias interessantes, mas eu deixaria de lado a contribuição open-source enquanto iniciante. Open-source é ótimo para aprender, mas de modo geral, apenas para desenvolvedores mais experientes. Isso porque é comum esperar contribuições da comunidade, e não ensinar a comunidade. Dependendo do projeto open-source, talvez seja possível acessar o código-fonte, contribuir com localização, documentação. Implementar alguma funcionalidade nova vai ser mais difícil.
O ViniGodoy propos a criação de um jogo, o que é uma ótima pedida por n motivos. Note que ele dividiu o tema 1 em quatro partes. Isso é importante, independentemente do que você for construir, não tente entregar tudo de uma vez. Defina objetivos e alcance um por um.
Quando comecei a trabalhar com programação, me envolvi com dois projetos: um de estatística, com análise de regressão linear e não-linear, na FATEC; outro, um programinha pra ajudar o escritório de vendas de um colega meu. De repente, você pode ajudar algum negócio da sua região, identificar problemas que podem ser resolvidos com software, trocar ideias com os usuarios e ir mandando bronca. Foram as melhores experiencias que tive enquanto aprendia.
Algumas armadilhas pra um iniciante: não tente abraçar o mundo, tentando virar um expert no assunto antes dos seus primeiros programas; não tente entregar o software completo numa taca só; deixe os padrões de projeto e a boa O.O. para um segundo momento. Faça o negócio funcionar do jeito que o seu cliente espera, depois vá evoluindo. Não cobre nada num primeiro momento e coloque limites caso te cobrem. Deixe bem claro que você está entregando o software experimentalmente, e que você não deverá ser cobrado no futuro em caso de bugs, a não ser que você cobre pelo serviço. Se bobear, vira até um contrato se precavendo.
Com um jogo ou projeto da faculdade, você não terá que se preocupar com questões legais, a coisa fica mais suave. Com um projeto para um negocio, a coisa fica mais “real” (e bem mais dificil, na minha opinião, pelas questões humanas). Ambos podem ir para o seu currículo.
Boa sorte.
[postagem duplicada]
Cara,
http://www.antoniopassos.net/ead/
Esse cara oferece um curso de java padrões que envolve a criação de um projeto para gestão de um clube, muito bom e bem feito. Estou gostando.
Só tome cuidado caso você faça um remake de algum jogo. Personagens, músicas e sons são patenteados. Se quiser fazer um jogo mais clássico, como tetris, isso dificilmente será um problema. Mas fazer um remake de um personagem ainda explorado comercialmente, como Mario ou Sonic, ou usando músicas da sua banda favorita, pode ser um problema caso você queira disponibilizar o jogo open source, ou participar de uma feira ou congresso.
Se é mais difícil ou não, é dá margem para muita discussão, então não vou entrar nesse mérito. Mas o fato é que o projeto de um jogo mais legalzinho representa geralmente um desafio técnico muito maior do que um sistema de cadastro e relatório tradicional: principalmente se IA ou redes estiverem envolvidas. Por outro lado, como o Rafael ressaltou, todo escopo e definição do jogo estará na sua mão, assim como o cronograma.
Gosto da sugestão dele. Use o jogo como projeto de faculdade (onde um corte no escopo caso você esteja atrasado não represente um problema para ninguém) e procure um estágio. Aí você vê os dois lados da moeda.
Comece escrevendo Estou iniciando Java.
public class seunome
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println(“Estou iniciando java!”)
}
}
Oi Suiane. Bem-vinda ao guj. Uma dica, quando for postar código, use a tag code.
[code]
seu código aqui
[/code]
Isso facilita muito a leitura, pois o código mantém a formatação e fica colorido.
Obrigado pela dica, eu não sabia.
Me desculpe.
legal, ja estou um pouco mais avançado que o hello world, mas, estou tentando algo para por em pratica o que to aprendendo no momento, poliformismo, herança, classes abstratas, interfaces etc.