Projeto Marvin

Bom dia pessoal!

Durante os últimos 6 meses eu e meus colegas (Fabio Andrijauskas e Gabriel Archanjo) trabalhamos neste projeto e hoje gostariamos de compartilhar com a comunidade o Projeto Marvin.

O Marvin é uma ferramenta para aprendizado e desenvolvimento de algoritmos para manipulação de imagens. Ele uma API simples para que o desenvolvedor possa criar novos plug-ins para processamento de imagem, visão computacional, análise de imagem, etc.

Nós sabemos que existem outros projeto, tais como GIMP e ImageJ, que também fazem isso. Mas estes exigem um tempo maior para aprendizado devido ao grande número de recursos.

O Marvin tem como características / recursos:

:arrow: Desenvolvido em Java, na versão 1.6;
:arrow: Código aberto;
:arrow: Fácil aprendizado;
:arrow: O Marvin trata as operações com arquivos de imagens (Abrir, Salvar, Reset);
:arrow: Filtros (Filters);
:arrow: Analyses (Análises);
:arrow: Histórico
:arrow: Janelas com atributos para plug-ins
:arrow: Análise de performance e estatísticas

Atualmente estamos também procurando colaboradores para desenvolver novos plug-ins (processamento de imagens, visão computacional, estatísticas, etc.)

Site para o projeto:
http://incubadora.fapesp.br/sites/marvin/

Sintam-se livre para entrar na página de contatos ou aqui mesmo neste tópico e falar / criticar / dar idéias sobre o projeto.

Muito obrigado e até mais.

Muito interessante o projeto danilomunoz, a algum tempo atraz estava pesquizando nessa area de imagens mas um foco diferente, meu estudo era na compactação de imagens. Legal mesmo parabéns e continuem com o projeto hoje é basico … mas logo logo ficara bem avançados os recursos.

Abraço e sucesso.

Muito bom!!

Tem codigos bem uteis!

parabens…

jopss

Excelente projeto Danilo! Parabéns.

A alguns anos atrás no java 1.3 criei uma classe para trabalhar com imagens, resize, crop, inserir texto, imagem dentro de outra image e salvar em jpg, algo até bem precário. E como esta minha classe servia para o que eu precisava a nível de imagens até hoje, não pesquisei mais sobre isto em java.

Mas o este projeto vai muito a frente, mesmo excelente, não sabia que já tinha destas coisas para Java, parece q é muito simples de usar, gostei mesmo, assim q tiver tempo vou ver melhor isto, mas as primeiras impressões me agradam :wink:

Parabéns!

Grande iniciativa! a proposito eu nao sabia desse repositorio e estrutura de projetos oferecida pela fapesp!!
Duas grandes noticias num unico post!
vou testar qdo tiver tempo.

Ótimo, meus parabéns :smiley:
Os códigos estão muito bons

Muito obrigado pessoal!

Espero que usem bastante e também colaborem com a criação de plug-ins.

Até mais!