[quote=gustavo_apsilva]ótima iniciativa, só que os ECFs estão com os dias contados já que estarão sendo substituidos por modelos de cupom eletrônico ainda neste ano.
Na verdade, no Amazonas isto já começou.
Mas não tira o mérito do projeto.[/quote]
Opa!
Na verdade, sim e não … os ECFs estão com os dias contados, mas o substituto está entre o SAT-CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) ou alguma variante da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Diversos/Sat%20Fiscal/Manual_Orientacao_SAT_v_MO_2_1_4.pdf
O que mais importa nesse caso, é que independente do hardware (no caso dos CFe), a API do ACBr será mantida compatível suportando tanto os novos modelos/fabricantes de SAT-CFe quanto garantindo acesso ao enorme parque de ECFs existentes no mercado.
E o ACBr vai bem além dos ECFs, ele também possui recursos para geração de arquivos do PAF, Assinatura digital, SPED, Sintegra (Fiscal, Contabil), NFe, TEF (discado e dedicado) e diversos outros (comunicação com balanças, leitores, etc…).
Eu desenvolvo em C# .Net, mas já trabalhei muitos anos com Java.
Quem trabalha no mercado de automação comercial sente muito isso na pele - cada fabricante disponibiliza uma “DLL”, nada orientado a objetos e nem sempre multiplataforma… na verdade um aglomerado de funções estáticas sem a mínima padronização entre os fabricantes (falo falta de padronização de funções e também falta de padronização de comportamento dos equipamentos).
Quando ingressei nesse ambiente de automação comercial e conheci o projeto ACBr tive esse dilema: Como o ACBr era restrito apenas a desenvolvedores Delphi, ponderei se valeria a pena eu esquece-lo e construir apenas uma camada OO de abstração entre os N fabricantes que queria suportar em meu aplicativo ou se valia a pena criar encarar o projeto e criar toda uma estrutura de Interop para torar o ACBr compatível com qualquer linguagem/plataforma e com isso lucrar com dezenas de modelos de ECF suportados e todo o know-how de uma vasta base de conhecimento gerado por milhares de usuários e alguns anos de estrada … acho que fiz a escolha certa.
A atualmente sou um dos administradores do projeto, e desenvolvedor ativo nas versões Java e .Net do ACBrFramework.
Para a versão Java, estamos precisamos fundamentalmente de usuários interessados no projeto, para que ele tome as proporções de seu potencial.
É possível colaborar usando o projeto, reportando bugs, sugerindo melhorias, estudando o código e implementando novas rotinas.
Aos interessados, por favor, dirijam-se ao fórum próprio do ACBr para esta finalidade.
Grande abraço a todos!