Projeto "J2EE Spider" renomeado para "SPIDER on Rails"

Para quem não sabe “J2EE Spider” é uma ferramenta baseada no eclipse (plug-in na verdade) que ajuda na criação e configuração de novos projetos. O objetivo é aumentar a produtividade reduzindo desperdício com tarefas repetitivas (configuração de frameworks, etc).

Bom, a notícia é que o projeto “J2EE Spider” foi renomeado para “SPIDER on Rails”. Isso está acontecendo para alinhamento do projeto com mudanças que serão lançadas em 2010.

Basicamente o projeto vai expandir e irá suportar outras tecnologias como Django e PHP além é claro de Java.
Então para um correto alinhamento estratégico foi removida a palavra “J2EE” do nome do projeto e criado um novo nome utilizando a palavra “Spider” demonstrando que também houve continuação das idéias iniciais.
A opção por SPIDER on Rails não é uma concorrência ao Ruby on Rails. É apenas um alinhamento com o que a ferramenta faz e será visto daqui para frente.

A URL http://www.j2eespider.org continuará existindo, mas redirecionará para http://www.spideronrails.org

Feliz Natal a todos!

baseado em: http://www.spideronrails.org/cnf/pages/viewpage.action?pageId=5111918

Sério, tira o Rails, coloca algo como Spider Generator ou coisa assim, isso só vai fazer com que as pessoas pensem que ele tem relacionamento com Rails, o que não seria verdade :slight_smile:

[quote=bruno.braga]
Bom, a notícia é que o projeto “J2EE Spider” foi renomeado para “SPIDER on Rails”. Isso está acontecendo para alinhamento do projeto com mudanças que serão lançadas em 2010.

Basicamente o projeto vai expandir e irá suportar outras tecnologias como Django e PHP além é claro de Java.

A URL http://www.j2eespider.org continuará existindo, mas redirecionará para http://www.spideronrails.org

Feliz Natal a todos!

baseado em: http://www.spideronrails.org/cnf/pages/viewpage.action?pageId=5111918[/quote]

Gostei das ferramentas !!!

Eu ia falar exatamente isso.

Alias, quando vi o título do tópico achei que vc tinha refatorado a ferramenta para funcionar com Ruby On Rails.

Spider Generator ficaria melhor para o intuito desse projeto. Não vejo a necessidade de confundir a comunidade usando Rails só pra buscar mais adeptos.

Concordo plenamente. Na hora que vi o chamado da notícia pensei que era algo relacionado ao Rails.
[]´s

Acho que teve uma jogada de marketing aí, aproveitando a força do nome Rails hoje em dia.

Lembrei daquelas fábricas de software ‘ágeis’.

Vai funcionar com Ruby on Rails também similar ao que está sendo feito com Django. Mas não na versão 1.0 que deve sair no primeiro quartil de 2010.

Então uma parte do projeto foi “refatorado” sim, mas para funcionar com qualquer coisa =)

O que foi pensado é que o objetivo dos projetos é o mesmo ou muito parecidos. Porém implementados de uma forma diferente.
Enquanto Ruby é um framework web, o Spider é uma ferramenta. Mas o resultado final é ganhar produtividade, configurar o projeto sem muito trabalho, criar os scaffolds, etc… Então o nome parecido foi proposital nesse aspecto. Mas como havia adiantado o objetivo não é competir, o objetivo é agregar idéias e implementações diferentes a mesma solução…, tanto que uma hora o SPIDER pode ser uma ferramenta para o Ruby on Rails basta sobrar um tempinho e criar um template.

Olhando só em função do nome é algo como “Coca Cola” e “Pepsi Cola” (apesar de que esses são concorrentes).

O proprio Grails é um acronimo de Groovy on Rails.

Então em questão de foco do projeto, objetivo, marketing, SPIDER on Rails foi o melhor nome que encontramos.

Acho que no começo pode parecer um pouco estranho (questão de costume), mas seria melhor do que fazer como o Grails e colocar SRails (super rails? kk).

A versão 1.0 só vai ser lançada em 2010 como comentei.

Mas quem quiser brincar com a versão de build atual, gravei um vídeo de 2 minutos mostrando como instalar:

http://www.spideronrails.org/cnf/display/PT/How+To

O template que está mais funcional é o de JSF (mas na hora de configurar OpenID e HTTPs ainda :P).

[quote=bruno.braga]A versão 1.0 só vai ser lançada em 2010 como comentei.

Mas quem quiser brincar com a versão de build atual, gravei um vídeo de 2 minutos mostrando como instalar:

O template que está mais funcional é o de JSF (mas na hora de configurar OpenID e HTTPs ainda :P).[/quote]

Posso aliar as funcionalidades do VRaptor 3 ao J2EE Spider, como situações usando a API Restfulie para contexto de URI ?

Não é mais, o pessoal do rails “pediu educadamente” pra que eles não chamassem mais assim e ficou apenas “grails” mesmo.

Não entendi 100% da pergunta, mas sim você pode criar um template do VRaptor 3 para a ferramenta e economizar trabalho em novos projetos.

Sobre o nome, não sei. Não estou vendo tantos problemas.
Por enquanto vai ficar esse mesmo mas vou pensar se surgirem novos argumentos.

Até porque existe DB2 on Rails, RadRails, JRails e outros… a maioria tem algo a ver com Ruby, mas o SPIDER também tem em teoria e vai ter na prática.

Não entendi 100% da pergunta, mas sim você pode criar um template do VRaptor 3 para a ferramenta e economizar trabalho em novos projetos.[/quote]

hummmm !!!

O VRaptor 3 é um framework controller e agora tem a novidade para usar conceitos Rest, ou melhor usando um modelo Restfulie, no que lhe perguntei é se posso ter uma solução acoplada as funcionalidades do J2EE Spider, já que nesse quesito não fora observado em sua solução.

[quote=bruno.braga]A versão 1.0 só vai ser lançada em 2010 como comentei.

O template que está mais funcional é o de JSF (mas na hora de configurar OpenID e HTTPs ainda :P).[/quote]

Vi o video, ficou bem interessante !!! , uma iniciativa legal pra fazer a pessoa entender rapido as reais mudanças da aplicação, por curiosidade a voz como você fez, achei que ficou perfeito junto com a explicação do video !!! :thumbup:

[quote=Alex Basto]
Vi o video, ficou bem interessante !!! , uma iniciativa legal pra fazer a pessoa entender rapido as reais mudanças da aplicação, por curiosidade a voz como você fez, achei que ficou perfeito junto com a explicação do video !!! :thumbup: [/quote]

Sim… :slight_smile: A página de How To foi criada justamente para isso. Vou colocar vários vídeos pequenos sobre vários assuntos e novidades. Mas vou deixar para gravar a maior parte dos vídeos mais para frente quando estiver fechando a versão. Mas todos vão ser nesse estilo.
O vídeo foi criado com Adobe Captivate 4, que tem esse recurso de transformar texto em voz. Da um certo trabalho, mas ficou bacana mesmo.

Sobre o VRaptor / Rest funcionaria sim. Sem problemas.

Olá,

já testei algumas vezes o Spider. Não me adaptei, no entanto a idéia é bastante valida! Sou bastante solidário a geração de código e espero que esta área continue ganhando adeptos.

Mas enfim, tenho algumas sugestões e opiniões (algumas já faladas neste tópico)

:arrow: Também não achei o nome Spider On Rails um bom nome. Um nome como Spider Generator ou Spider Scaffold seria muito mais bem vindo!

:arrow: Até onde me lembro, eu populo varias telinhas com informacoes para que o spider possa gerar código. Aqui vai a sugestão: já pensou se não seria interessante eu popular essas informacoes textualmente, como se fosse uma DSL?

:arrow: [Sugestão Viagem] O Spider poderia talvez se integrar com o TextUML. Se houver outra ferramenta mais interessante, pq não?

As sugestões ficaram um pouco vagas, mas espero ter contribuído de alguma forma :slight_smile:

Abraço,
Thiago

Faça uma parceiria com a Caelum e pede pra que a mesma liberar um plugin do Vraptor3 (Open Source) assim a ideia iria ganhar um reforço consideravel.

Ei Thiago,

Bom, vamos por partes:

Sobre o TextUML eu não conheço. Mas se a sugestão é colocar annotações nas classes para gerar diamagras UML também, isso pode ser feito de forma muito fácil (apesar de que eu não sei qual o valor desses diagramas para CRUDs).
Agora se a sugestão é gerar código a partir de diagramas (ao estilo MDD), isso não está nos planos porque muda totalmente o conceito / foco da ferramenta. Neste caso é melhor utilizar alguma ferramenta MDD que ja tem pronta.
Segue um comparativo entre a geração de código do SPIDER e MDD:
spideronrails.org/cnf/display/docPT/Comparativo

[quote]SPIDER versus MDD
Algumas ferramentas de geração de código são Model-Driven Development (MDD) e o SPIDER possui outro conceito. Vamos tentar explicar as diferenças:

No SPIDER você não precisa criar diagramas e não tem dependência com a ferramenta se quiser alterar o código. Nós suportamos você a criar o código do seu projeto e após criar os arquivos eles tem como único dono o próprio desenvolvedor. O SPIDER não precisa manter qualquer sincronismo regular com o código. Você pode continuar o seu projeto manualmente, após algumas semanas pode usar o SPIDER novamente, para novos Use Case.
o SPIDER não possui dependência entre o código e a ferramenta, os dois são completamente independentes. Se na metade do projeto você decidir não usar mais o SPIDER, ok. Você pode fazer isso.

Algumas outras ferramentas parecidas tem alguns passos manuais como: muitos “comandos maven”, ou entrada de dados usando somente comandos (command line). A abstração do SPIDER é mais elevada e você não precisa “conhecer ou aprender” nada para usar a ferramenta… é muito mais fácil e permite mais features por exemplo: escolher layout (skin) visualmente. Fazer isso em um prompt seria ruim.

As facilidades do SPIDER permitem que você crie projetos muito mais rápido do que com ferramentas MDD ou ferramentas baseadas em comandos.
A qualidade também será boa porque o código gerado é baseado em templates. Você pode usar o seu template com as customizações que quiser.

A documentação e diagrama UML são importantes, mas nós não precisamos delas para configurar o projeto ou criar CRUDs. O SPIDER é mais ágil e consegue criar código (como você quiser) sem usar o conceito de MDD, então você economiza tempo.
Na nossa opinião MDD é importante (por exemplo) para modelar um sistema e criá-lo em várias tecnologias diferentes. Se o seu sistema terá somente uma tecnologia (JEE), MDD não é necessário ou não agrega muitas vantagens. Por isso o SPIDER não é uma ferramenta MDD. [/quote]

Então o projeto tem um objetivo muito bem definido, e (felizmente ou infelizmente) MDD ou DSL não fazem parte dele. Essas tecnologias são bacanas para alguns casos especificos, mas sinceramente não sei se precisa de tudo isso para configurar um projeto e criar CRUDs. Veja bons exemplos no django e ruby, tudo é feito da maneira mais simples e rápida possível. No SPIDER também sempre foi com esse objetivo, só que tentando ser mais fácil ainda (visualmente), integrado a IDE e sem ter que aprender nenhum comando.

Se está procurando por MDD e DSL, realmente não vai se adaptar (mas não estou dizendo que essas tecnologias são ruins, só que o objetivo é outro).

Abçs,

Quando você fala em gerar código é algo similar ao Xdoclet, poderia ter código scala gerado também ???

Bem, no Django eu realmente não sei, mas em Rails o pessoal está caminhando cada vez mais pra DSLs até mesmo nos geradores, é só ver como funcionam os novos esqueletos de geradores de aplicação do Rails, o novo Bundler de gems e vários plugins. O rails em si já funciona a base de várias DSLs, como as migrations, o router, as validações do active-record.