Ei Thiago,
Bom, vamos por partes:
Sobre o TextUML eu não conheço. Mas se a sugestão é colocar annotações nas classes para gerar diamagras UML também, isso pode ser feito de forma muito fácil (apesar de que eu não sei qual o valor desses diagramas para CRUDs).
Agora se a sugestão é gerar código a partir de diagramas (ao estilo MDD), isso não está nos planos porque muda totalmente o conceito / foco da ferramenta. Neste caso é melhor utilizar alguma ferramenta MDD que ja tem pronta.
Segue um comparativo entre a geração de código do SPIDER e MDD:
spideronrails.org/cnf/display/docPT/Comparativo
[quote]SPIDER versus MDD
Algumas ferramentas de geração de código são Model-Driven Development (MDD) e o SPIDER possui outro conceito. Vamos tentar explicar as diferenças:
No SPIDER você não precisa criar diagramas e não tem dependência com a ferramenta se quiser alterar o código. Nós suportamos você a criar o código do seu projeto e após criar os arquivos eles tem como único dono o próprio desenvolvedor. O SPIDER não precisa manter qualquer sincronismo regular com o código. Você pode continuar o seu projeto manualmente, após algumas semanas pode usar o SPIDER novamente, para novos Use Case.
o SPIDER não possui dependência entre o código e a ferramenta, os dois são completamente independentes. Se na metade do projeto você decidir não usar mais o SPIDER, ok. Você pode fazer isso.
Algumas outras ferramentas parecidas tem alguns passos manuais como: muitos “comandos maven”, ou entrada de dados usando somente comandos (command line). A abstração do SPIDER é mais elevada e você não precisa “conhecer ou aprender” nada para usar a ferramenta… é muito mais fácil e permite mais features por exemplo: escolher layout (skin) visualmente. Fazer isso em um prompt seria ruim.
As facilidades do SPIDER permitem que você crie projetos muito mais rápido do que com ferramentas MDD ou ferramentas baseadas em comandos.
A qualidade também será boa porque o código gerado é baseado em templates. Você pode usar o seu template com as customizações que quiser.
A documentação e diagrama UML são importantes, mas nós não precisamos delas para configurar o projeto ou criar CRUDs. O SPIDER é mais ágil e consegue criar código (como você quiser) sem usar o conceito de MDD, então você economiza tempo.
Na nossa opinião MDD é importante (por exemplo) para modelar um sistema e criá-lo em várias tecnologias diferentes. Se o seu sistema terá somente uma tecnologia (JEE), MDD não é necessário ou não agrega muitas vantagens. Por isso o SPIDER não é uma ferramenta MDD. [/quote]
Então o projeto tem um objetivo muito bem definido, e (felizmente ou infelizmente) MDD ou DSL não fazem parte dele. Essas tecnologias são bacanas para alguns casos especificos, mas sinceramente não sei se precisa de tudo isso para configurar um projeto e criar CRUDs. Veja bons exemplos no django e ruby, tudo é feito da maneira mais simples e rápida possível. No SPIDER também sempre foi com esse objetivo, só que tentando ser mais fácil ainda (visualmente), integrado a IDE e sem ter que aprender nenhum comando.
Se está procurando por MDD e DSL, realmente não vai se adaptar (mas não estou dizendo que essas tecnologias são ruins, só que o objetivo é outro).
Abçs,