Boa tarde pessoal!
Estou aprendendo análise de sistemas por conta. Estou usando um case de Controle Financeiro.
Segue o link com o projeto no astah e o doc com a descrição do caso de uso.
Tenho em mente o que o sistema deve fazer, por isso dividi por pacotes. Comecei com o contas a pagar/a receber.
Fiz o modelo de caso de uso, levantei algumas classes e os relacionamentos. Não sei se está certo, porque é meu primeiro projeto.
Gostaria de sugestões e críticas do pessoal mais experiente para que eu possa entender como funciona todo o ciclo de uma fábrica de software.
Estou fazendo um treinamento de Java para depois implementar esse projeto.
Projeto.zip
André.
Você realmente não precisa usar uma abordagem iterativa e incremental em todos os projetos, precisa apenas nos que você deseja sucesso.
De uma estudada em TDD, vai ser como seu projeto vai andar muito mais rápido e a qualidade do seu código vai ser infinitamente melhor.
[]s
PS: Fábrica serve para fazer carros, aviões, não existe fábrica para software.
Como assim? Não preciso de diagrama de classes? De caso de uso? Esqueço tudo e parto para o código direto?
[]´s
em uma resposta curta: SIM!
o diagrama de classe pode ser gerado em tempo de execução a partir do seu código com uma das diversas ferramentas disponíveis para isso.
e os casos de uso podem ser substituídos com ganhos significativos por casos de teste.
Agora tente responder a seguinte questão: Como eu verifico a corretude de um diagrama UML?
[quote=orlandocn]em uma resposta curta: SIM!
o diagrama de classe pode ser gerado em tempo de execução a partir do seu código com uma das diversas ferramentas disponíveis para isso.
e os casos de uso podem ser substituídos com ganhos significativos por casos de teste.
Agora tente responder a seguinte questão: Como eu verifico a corretude de um diagrama UML?[/quote]
Implementando o código?
Acho que agora estou entendendo…
Essa abordagem que você e o Luiz Aguiar citaram, é uma abordagem ágil?
E o que eu estava querendo fazer era uma iterativa e incremental?
É que não sei nada de análise e projeto e peguei o material que eu tinha (que pelo jeito faz uma abordagem iterativo e incrimental).
a sua abordagem não é iterativa e incremental, pelo contrário, ela é orientada a planejamento(ou especulações) conforme proposto por Barry Boehm.
em uma abordagem agile / lean (iterativa e incremental) é mais importante “responder as mudanças que seguir um plano”
existem diversos livros sobre o assunto, mas você pode começar por aqui
http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php
http://improveit.com.br/xp/dissertacaoXP.pdf
não se assuste, você no inicio ira torcer o nariz para muita coisa, mas com o tempo ira se indagar: Pq não pensei nisso antes??
resposta linda
acabei de postar, espero que te ajude