Projeto de TCC - Sistemas de Informação - TEMA: JOGO Educativo - Gostaria de Dicas e Conselhos

Ano que vem estarei me formando em Sistemas de Informação :smiley: . Ja formei meu grupo para o TCC, e ja fechamos o tema (em nível Macro) em que vamos trabalhar: Um Jogo Educativo. :stuck_out_tongue:

O que já decidimos:

-Sera um Jogo;
-Provavelmente baseado no estilo Plataforma (Estilo Mario);
-Será 2D
-Devera ser educativo, o jogador deve aprender algum conteúdo ao jogar;
-A(s) disciplina(s) explorada(s) no jogo ainda não foram definidas, podem ser relacionadas à Geografia, Matemática, Noções de Astronomia…;
-Provável Publico Alvo: Crianças da (antiga) 4° e 5° Séries;
-Linguagem: Java;
-Ferramenta: NetBeans;
-Abusar da arte gráfica, para tornar o Jogo chamativo e divertido;
-Ainda não decidimos se será Desktop ou WEB.

Gostaria de receber ideias a respeito, sugestões, tudo é bem vindo.
Ideias como, que tipo de jogo eu poderia fazer, como seria a dinâmica do jogo, qual disciplina explorar e como.

Desde já, grato :slight_smile:

Por que é que já fecharam em Java? Fazer um jogo plataforma em Java é osso. Use uma coisa pronta e fácil de usar, como o Unity ( http://unity3d.com/ ) senão vocês não vão conseguir acabar o trabalho.

http://unity3d.com/create-games/

TEM QUE SER JAVA

Os orientadores delimitaram a Linguagem: Apenas Java.

Podemos escolher entre J2SE, J2EE, J2ME, escolher a ferramenta e o banco, mas tem que usar JAVA, eles deixaram isso claro.

Pensamos em um jogo, porque os orientadores deixaram também claro a saturação de “Sisteminhas” como temas de TCC, então eles exigiram temas inovadores.

Sou leigo em programação, mas a algum tempo atrás iniciei um curso em Blender para jogos, ao qual o professor pediu que desenvolvessemos um jogo.
Fiz apenas 2 aulas e sai, mas no curto período senti que seria interessante fazer um jogo de forma RPG, com formas de LEGO.

Um exemplo é o STAR WARS LEGO… segue o link: http://starwars.lego.com/en-us/Default.aspx
obs: cito este exemplo pelo fato de ser mais simples a modelagem e a fisíca.
Espero ter ajudado.

[quote=Eder_TCC_UGB]Ano que vem estarei me formando em Sistemas de Informação :smiley: . Ja formei meu grupo para o TCC, e ja fechamos o tema (em nível Macro) em que vamos trabalhar: Um Jogo Educativo. :stuck_out_tongue:

O que já decidimos:

-Sera um Jogo;
-A(s) disciplina(s) explorada(s) no jogo ainda não foram definidas, podem ser relacionadas à Geografia, Matemática, Noções de Astronomia…;

Ideias como, que tipo de jogo eu poderia fazer, como seria a dinâmica do jogo, qual disciplina explorar e como.

[/quote]

oO…

Sim, devem ser temas inovadores…Mais não quer dizer que um “sisteminha” não seja inovador.

Quer um conselho ainda???..Comece a estudar, e muito. Não que seja impossível, mais vai demorar muito mais tempo do que imagina… :slight_smile:

[]'s

[quote=buiutb]Sou leigo em programação, mas a algum tempo atrás iniciei um curso em Blender para jogos, ao qual o professor pediu que desenvolvessemos um jogo.
Fiz apenas 2 aulas e sai, mas no curto período senti que seria interessante fazer um jogo de forma RPG, com formas de LEGO.

Um exemplo é o STAR WARS LEGO… segue o link: http://starwars.lego.com/en-us/Default.aspx
obs: cito este exemplo pelo fato de ser mais simples a modelagem e a fisíca.
Espero ter ajudado.

[quote=Eder_TCC_UGB]Ano que vem estarei me formando em Sistemas de Informação :smiley: . Ja formei meu grupo para o TCC, e ja fechamos o tema (em nível Macro) em que vamos trabalhar: Um Jogo Educativo. :stuck_out_tongue:

O que já decidimos:

-Sera um Jogo;

[/quote][/quote]

Ola Amigo, obrigado pela dica

Mas eu esqueci de citar que o jogo, devera ser 2D, por ser mais fácil (ao meu ver).

[quote]Ola Amigo, obrigado pela dica

Mas eu esqueci de citar que o jogo, devera ser 2D, por ser mais fácil (ao meu ver).[/quote]

Creio que da pra fazer em 2D…

Mas sinceramente Eder, não quero desmotivá-lo mas você tem um período muito curto pra desenvolver o game.
É em dupla o TCC ?

O que acha de desenvolver algo com relação a Cloud Computing? Tudo que envolva isso, é inovador… Esta é minha opinião, claro…

[quote]

Mas sinceramente Eder, não quero desmotivá-lo mas você tem um período muito curto pra desenvolver o game.
É em dupla o TCC ?

O que acha de desenvolver algo com relação a Cloud Computing? Tudo que envolva isso, é inovador… Esta é minha opinião, claro…[/quote]

O TCC é em 3 pessoas ( na verdade 4, mas o 4 integrante talvez saia do curso), e tempo de desenvolvimento é 1 ano, todo ano que vem, mas estou tentando aiantar o que da ja esse resto de ano.

Não gosto muito de redes(nem sou bom…), eu não iria bem num trabalho sobre Cloud Computing.

[quote]

Sim, devem ser temas inovadores…Mais não quer dizer que um “sisteminha” não seja inovador.

Quer um conselho ainda???..Comece a estudar, e muito. Não que seja impossível, mais vai demorar muito mais tempo do que imagina… :slight_smile:

[]'s[/quote]

Mas eu pensei em um jogo 2D, isso deve ajudar a reduzir a complexidade do projeto.

[quote=Eder_TCC_UGB][quote]

É em dupla o TCC ?

O que acha de desenvolver algo com relação a Cloud Computing? Tudo que envolva isso, é inovador… Esta é minha opinião, claro…[/quote]

O TCC é em 3 pessoas ( na verdade 4, mas o 4 integrante talvez saia do curso), e tempo de desenvolvimento é 1 ano, todo ano que vem, mas estou tentando aiantar o que da ja esse resto de ano.

Não gosto muito de redes(nem sou bom…), eu não iria bem num trabalho sobre Cloud Computing.[/quote]

Certo… da tempo sim, só dedicar-se bastante. :wink:

Sobre o game… outra opção, ao qual eu pretendo desenvolver um quando estiver amadurecido em desenvolvimento, engenharia…
Seria um game de Engenharia…
Do tipo Crazy Machines: http://www.crazymachinesgame.com/

Espero ter ajudado, um abraço.

Não falo tanto pela complexidade, e sim pelo tempo.

Pra começar, a quanto tempo você já desenvolve software? E o seus parceiros?
Esses são uns dos itens para serem colocados em questão. Pensando em complexidade, nesse caso, quanto menor o conhecimento, maior será a complexidade, etc. e tal

[]'s

[quote]
Não falo tanto pela complexidade, e sim pelo tempo.

Pra começar, a quanto tempo você já desenvolve software? E o seus parceiros?
Esses são uns dos itens para serem colocados em questão. Pensando em complexidade, nesse caso, quanto menor o conhecimento, maior será a complexidade, etc. e tal

[]'s[/quote]

Eu não sou programador, mas eu fiz um TCC em VB6 em 2002, para o meu curso técnico de informática. Na faculdade tive que fazer um projeto (em 2010) para a disciplina de programação. Em 2002 tb fiz"80%" de um jogo de nave em VB6. O que eu ja fiz de concreto é isso, alem de outras coisas incompletas, exercícios, estudos autodidatas e etc. Não sou um programador, tão pouco desenvolvedor, mas acho que não posso me considerar um amador ou um InicianteSuperRuim. Eu tenho conhecimento de lógica de programação.
Uma das integrantes do grupo se formou em 2007 como tecnica de informatica, a outra trabalha como gerente de suporte/HelpDesk.

Mas entendo o seu argumento, e concordo com ele, por isso, apesar de oficialmente o TCC só ter inicio ano que vem, quero adiantar o que for possível esse resto de ano, mesmo que esse “adiantar” seja apenas estudar Java, UML e Game Design.

Estou tentando fechar o tema, para fechar a plataforma, separar o material e ir metendo a cara nos estudos durante as férias.

Cara desenvolver um projeto no estilo quis é uma boa saida vi alguns trabalhos neste estilo que ganharam 10 em tcc por alinhar atecnologia com didatica e pratica de ensino as universidades costumam dar alguns pontinhos a mais para quem desenvolve tcc’s na area da educaçao.