Projeto de software

Olá…

Eu irei desenvolver um software para uma farmácia, mas…

Eu não sei qual seria a melhor escolha:

1 - Fazer uma aplicação swing em java, usando um banco de dados, ou...
2 - Fazer uma aplicação web. Assim o usuário mexerá no browser...

A aplicação é para cadastro e consulta.

Ou será que talvez seja melhor eu usar um banco de dados tipo Access e construir uma aplicação em VB?

Acho que o melhor é realmente o projeto web.

O JBoss é um framework pago…

Eu usava ADF-BC onde eu trabalho, nunca usei JSP na empresa, mas o pouco que eu aprendí eu achei meio “FEIO”, então usar JSP está fora de cojitação, mas o JSF eu achei legal pelo pouco que eu mexí.

Saberia me dizer o quê uma empresa de software faria neste caso??? Porque talves a melhor solução não seja implementar isto em Java.

É que eu lí o seguinte no site do jboss:

“JBoss Seam for only $99.00”. Aí eu achei que era pago. Foi mal, errei!

No caso das páginas JSP eu realmente acho bem “FEIO”, ela tem código Java que fica imprimindo HTML, isso é horrível, mas tem a JSTL que dá uma ajudinha. Eu não me importo com a tecnologia que eu tenho que usar, até porque linguagens de programação se aprende rapidinho, então eu não me apego muito à elas, mas eu prefiro usar mesmo o ADF Faces enves do JSP, aí eu uso o JSF e pronto.

A estimativa é que 80% da comunidade que trabalha com Java na Web utilizam JSP, eu ainda não entendí o porque disto. Mas esta estimatica já deve ter baixado porque o pessoal está utilizando agora JSF mesmo eu acho.

Eu acho o JSP feio mas eu acho ele legal. Legal, mas feio. Prefiro usar outra tecnologia.

[quote=renatoerp]Olá…

Eu irei desenvolver um software para uma farmácia, mas…

Eu não sei qual seria a melhor escolha:

1 - Fazer uma aplicação swing em java, usando um banco de dados, ou...
2 - Fazer uma aplicação web. Assim o usuário mexerá no browser...

A aplicação é para cadastro e consulta.

Ou será que talvez seja melhor eu usar um banco de dados tipo Access e construir uma aplicação em VB?[/quote]

Itens a verificar:

:arrow: Configuração da máquina: não tente rodar um app server em uma máquina com 256 que o usuário não vai ficar feliz.
:arrow: Sistema Operacional: caso use Linux a idéia do Visual Basic fica por conta de emulação, o que não é 100% confiável.
:arrow: Quantos computadores irão utilizar o sistema? A farmácia possui um servidor? Estão ligados em rede? Acho que estes itens são auto explicativos.
:arrow: Qual seu conhecimento em Java e o prazo para entregar o projeto? Caso não conheça o suficiente e o prazo seja curto não recomendo pois certamente lhe trará dor de cabeça.

Lembre-se que Java possui alguns bd portateis como hsqldb e derby que agem similares ao access, tomcat portatil e jetty que também ajudariam a suavizar a execução do sistema.

Apenas tenha em mente que Java nem sempre é a melhor solução.

Olá…

Valeu aleck, vou ver estas ferramentas que você falou. Eu acho que talvez Java não seja a melhor solução.

Só tem 1 computador, mas não posso desenvolver uma aplicação visando em apenas 1 computador, porque provavelmente no futuro os computadores estarão em rede lá.

O sistema operacional será o Windows, embora eu recomendaria alguma distribuição linux.

E eu não tenho assim tanto conhecimento em Java, sobre J2EE eu ainda tenho muito para aprender, mas não é o que quero aprender. Eu faço ciência da computação e prefiro ficar com minhas pesquisas, acho mais interessante e mais útil. Mas já que eu tenho que trabalhar, então eu tento usar o trabalho como uma fonte de estudo também e aprender bastante, mas sobre J2EE eu não manjo, só conheço, dá para trabalhar e resolver problemas de nível médio, mas estou longe da certificação para J2EE, mas a J2SE já dá para tirar. Ou seja, não sou um expertise em Java.

Maracuja…
Você provavelmente conhece mais de Java do que eu, por isso eu estou aqui, mas em relação à estatística, ela não é tão nova, por isso disse que talvez os 80% já haviam diminuído. Um amigo meu da faculdade trabalha em uma das empresas presentes no World Linux Conference, e ele foi no último representar a empresa, e lá tinha o pessoal da Sun dando palestras, e eles falaram desta estimativa. Se ela está errada então favor me dizer porque até onde eu saiba isto é verdade. E… O JSP é realmente feio, tem muita coisa melhor, mas é legal, normal, quando a pessoa gosta ela defende e pronto. Mas o JSP é legal. O comentário do JSP ser feio ser balela não é um comentário muito lógico, porque algo seria balela somente se tal algo fosse falso, e para este caso EU acho o JSP feio, isso não prova que ele é realmente feio, é apenas o que eu acho.

Valeu os dois pelas dicas… Valeu mesmo…

Olha eu desenvolveria uma aplicação WEB, pois assim você poderia ter como terminal um computador simples; e se por acaso a farmácia um dia evoluir para uma rede tudo ja via mais fácil; hehehehehehehehe

Cara, seguinte existem muitas formas de você utilizar java; por exemplo, se você quiser não precisa implementar um sistema com n-camadas o que implicaria em complexidade no seu projeto; Eu usaria Jboss Seam que é muito poderoso é simples de utilizar.(Rails do java???)

Ou se vc quiser algo bem rasteiro e chulé, poderia utilizar somente JSP com JSTL (inclusive as tags sql); (Solução não recomendada);

Enfim, as possibilidades são muitas;

1 - JBoss pago? Do que vc está falando, de onde tirou isso? O app server jboss não é pago, SEAM não é pago e etc.

2 - Usar JSP não é nada “feio”; De onde vc tirou isso e pq?

3 - Ruby on Rails??

[quote=renatoerp]É que eu lí o seguinte no site do jboss:

“JBoss Seam for only $99.00”. Aí eu achei que era pago. Foi mal, errei!

[/quote]

O que é pago é o red hat studio developer.

Vc não deve ter código java em JSP (Scriplets), nem imprimir HTML;

[quote=renatoerp]

A estimativa é que 80% da comunidade que trabalha com Java na Web utilizam JSP, eu ainda não entendí o porque disto. Mas esta estimatica já deve ter baixado porque o pessoal está utilizando agora JSF mesmo eu acho.

Eu acho o JSP feio mas eu acho ele legal. Legal, mas feio. Prefiro usar outra tecnologia.[/quote]

Não sei de onde veio esta estatística; Vc pode preferir usar JSF, agora dizer que JSP é feio, é no mínimo uma balela infundada.