Projeto de lei propõe adotar ODF nos órgãos públicos

O projeto pretende padronizar o formato ODF (odt, ods, odp, etc) para “criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos” por parte dos órgãos públicos.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2008/03/27/deputado-paulista-apresenta-projeto-para-adocao-do-odf-por-orgaos-publicos/

Eu acho ótimo.
Além de que o governo deve gastar uma quantia considerável com licenças do Office.

Se isto correr bem, vai ser uma grande vitória! E melhor ainda, vou poder zuar com os caras da Microsoft no trabalho! Vai dar certo!

Eu ja tive que engulir quando Portugal aprovou o OpenXML, só Portugal mesmo, mas tinha alguns caras do juri que eram da Microsoft, apenas mera coincidência… grande obra do acaso…

Se os caras te sacanearam, nada melhor que sacanear eles. Mas isto não é motivo para alarde, por que os vossos deputados não se dobrarão ao que eles mesmos decidirem isto servira para uma boa parte dos servidores públicos federais, pq a lei trata do âmbito federal e o pessoal erroneamente coloca servidores públicos, até por que o estado do Paraná já adota padrões de arquivos aberto. Outros estados assim tb já devem fazer.

se isso realmente acontecesse seria muito bom.

Sinceramente,

espero que NÂO.

O dia que tivermos que mudar uma lei para poder ESCOLHER um novo produto será o fim, inclusive da democrácia.

Que as escolhas sejam feitas a todo momento, por opções técnicas (atualmente são, em sua maioria políticas), mas as coisas normalmente evoluem e prefiro ter que viver em uma zona sem padrão, em ter sistemas amarrados a plataforma MS do que ser limitado a uma tecnologia…

Se editarem essa norma, eu dúvido que ela pegue… será mais uma norma a entrar em desuso por falta de bom senso.

fw

Ps: nada contra os formatos… mas certamente irão surgir melhores.

Bom, é preciso ter um formato padrão.
E não vejo por que o “padrão” ser um formato proprietário e que só pode ser aberto (de forma satisfatória) por um programa pouco portável e caro.

[quote=Dieval Guizelini]
prefiro ter que viver em uma zona sem padrão, em ter sistemas amarrados a plataforma MS do que ser limitado a uma tecnologia… [/quote]
E hoje não é assim?

Chega de criarem leis a torto e a direito nesse pais. Legislar sobre tudo quanto é assunto dificilmente é saudável para nossa democracia.

Fora isso, vamos parar de perder tempo com esse tipo de frivolidade? Em vez de discutir qual dos formatos é mais XMLicious, adote um projeto open source e colabore. O mundo não precisa de mais fanboys pentelhando todo mundo.

A lei não fala de produtos e sim de padrões.

Mais uma vez, a lei fala de padrões e não das tecnologias que os implementam. Mesmo que fosse o caso, não há limitação alguma, mas sim rejeição de características maléficas, no caso, dos formatos de arquivo proprietários.

Pelo contrário, é abundância de bom senso. A lei não é sobre BrOffice x MS Office, mas sobre padrões de documentos eletrônicos, o que é muito mais amplo. Nada impede que a M$ implemente o ODF, mas eu te pergunto: ela vai fazer isso?

[quote=louds]Chega de criarem leis a torto e a direito nesse pais. Legislar sobre tudo quanto é assunto dificilmente é saudável para nossa democracia.

Fora isso, vamos parar de perder tempo com esse tipo de frivolidade? Em vez de discutir qual dos formatos é mais XMLicious, adote um projeto open source e colabore. O mundo não precisa de mais fanboys pentelhando todo mundo.[/quote]

Eu acho essa lei um enorme passo na direção certa.

Sugiro que antes comentar algo que desconhece leia isto:
http://br.odfalliance.org/articlefiles/2008/01/relatorio_anual_odfa_2007.pdf

Existe um plugin não oficial para o MS Office ler ODF criado pela sun (http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/index.jsp), que segundo rumores a Microsoft incorporaria caso o padrão Open XML nao fosse aprovado pela ISO.

Duh! A novidade aí pra mim é apenas que a M$ vai colocar no Office. É esperar pra ver.

Mesmo se colocar, vai ser decente? Na verdade, acho que a M$ pode acabar suportando o ODF (bem ou mal) por pressão do mercado, assim como o Firefox influenciou a maior “interoperabilidade” do IE 7.