Boas,
Pessoal gostaria de compartilhar uma triste experiência que tive e em um projeto de uma definição de arquitetura e desenvolvimento de um framework que participei já faz algum tempo.
A historia começa quando recibi uma proposta para um novo emprego onde iria participar como desenvolvedor auxiliando um Arquiteto de software onde iria auxiliar em desenvolver suas definições de arquitetura e um framework de desenvolvimento.
Fiquei entusiasmado com a proposta pois sempre gostei do assunto e ansiava por uma oportunidade para conhecer mais na prática.
E lá fui eu pedi demissão em até então meu atual emprego e foi empolgado com o novo desafio, mas tamanha empolgação logo viraria uma decepção proporcional em seu tamanho, na verdade bem maior.
Talvez não tivesse sido tão grande se tivesse percebido os sinais logo no inicio que estava entrando em uma tremenda roubada tal como o fato de que tão breve ter sido apresentado ao tal “Arquiteto” pelo nosso gestor logo o chamei no café e perguntei o que ele pretendia usar de Padrões de Projeto, Tecnologias e etc para que eu fosse já estudando, como resposta obtive um sorriso irônico e a seguinte frase que não saiu mais da minha mente:
"Não sei ainda, possivelmente eles já devem ter essa arquitetura e os componentes quase todos prontos, e se não tiver eu busco outra solução, mas não importa se arquitetura ficar boa ou ruim ela vai entrar de qualquer jeito."
Isso me surpreendeu tremendamente, fiquei principalmente chocado com a ultima parte da declaração, mas até então resolvi ver o que viria nos próximos capitulos.
E resumindo a opera fiquei mais um mês no projeto onde vi cada tipo de absurdo como:
"Implementar o maximo de responsibilidade em um classe ou camada pois o contrario dificulta a manutenção"
Isso mesmo não era so me mandado fazer como dito com todas as letras.
“Retornaremos os dados seriarizalos em formato JSON em uma string nos métodos dos Web Services pois nossa camada de apresentação usurá Plugins javascrpts que usam JSON”.
E logo tal absurdo foi implementado tambem na camda de BLL (negocio) ou seja os metodos não podiam ser chamados por qualquer outra coisa que não fosse para os fins de regastar pela camada de apresentação.
E por ai vai nem daria pra mensurar todos absurdos, até mesmo trabalhar conectado no Source Control o tal Arquiteto não sabia fazer, era eu desenvolvendo de um lado as loucuras que ele mandava ele fazendo as dele proprio do outro.
Bom tomei a decisão que mais arrependo nessa historia, expus para o meu gestor por parte da consultoria e tambem para o meu gestor por parte do cliente.
Adivinhem o que aconteceu?
Tomei um baita esporro, ouvi de tudo um pouco até que concluiu com meu pedido de demissão e ainda no adeus ainda escutei do Gestor por parte do Cliente:
“Te garanto que esse projeto vai sair sim, vai ser performático e arrojado”.
Com isso fiquei dias até meses complexado com o fato.
Meses depois encontrei com um rapaz que trabalhava nessa empresa e mesmo se eu tocar no assunto ele fez questão de contar o fracasso que o projeto se tornou e algumas das perolas decorridas do fato, resumindo que o tal Arquiteto fora demitido após inúmeros fracassos.
Bom aí eu penso chutaram o picaretinha mas e os Picatetões, continuam lá picaretando.
[quote=eduJava]A cara nem tudo é alegria
Toca o barco e tente entrar em empresas maiores…[/quote]
Cara, por motivos óbvios não irei dizer qual empresa era, mas se trata de uma multinacional líder do seu segmento.
Ou seja não acho que seja questão de tamanho da empresa.
[quote=snype][quote=eduJava]A cara nem tudo é alegria
Toca o barco e tente entrar em empresas maiores…[/quote]
Cara, por motivos óbvios não irei dizer qual empresa era, mas se trata de uma multinacional líder do seu segmento.
Ou seja não acho que seja questão de tamanho da empresa.[/quote]
Eu não duvido que aconteça. Inclusive, trocaria a frase do snype por “Toca o barco e tente entrar em empresas melhores”.
Uma boa dica que te dou é: tente perguntar ao máximo na entrevista sobre o quê você terá que fazer e converse com os responsáveis pelo projeto. Se a empresa não lhe der detalhes que possam fazer você tomar uma decisão, então você nem precisa considerar trabalhar nela.
[quote=Ataxexe]Eu não duvido que aconteça. Inclusive, trocaria a frase do snype por “Toca o barco e tente entrar em empresas melhores”.
Uma boa dica que te dou é: tente perguntar ao máximo na entrevista sobre o quê você terá que fazer e converse com os responsáveis pelo projeto. Se a empresa não lhe der detalhes que possam fazer você tomar uma decisão, então você nem precisa considerar trabalhar nela.[/quote]
Ou considere aumentar a pretensão salarial pra compensar o risco de assumir um vaga que não tem informação nenhuma.
Aposto que o colega arquiteto tinha um gordo contracheque esperando por ele no fim do mês, por isso achou que ele não sabia nada, na verdade ele estava cagando pra tudo mesmo. hehehe
Boa dica Ataxexe, vlew.
Acredito que meu erro foi justamente fazer o que o outro colega sugeriu aí, ou seja acreditar que por a empresa ser grande e respeitada no seu segmento não teria margem pra acontecer esses tipos de coisas.
Nenhuma surpresa, na verdade muito comum é já bem previsto ha mais de uma década…as estatística dos últimos 10, 20 anos ja nos mostraram que somente 30xxx% de projetos de software são bem sucedidos e 70xxxx% falham por profissionais despreparados, processos ineficazes entre outras coisinhas mais…
Falando assim, agente não da importância, mas se colocarmos uma metáfora da pra sentir melhor… Seria como a cada 10 aviões que sobem para voar, 7 vão cair por problemas e todas a pessoas abordo morrerão no acidente…
Espero não ter assutado o pessoal…kkkkk
Isso é dar um tiro no escuro e tentar acertar o alvo…
Dá próxima pelo menos pede um bom dinheiro para valer o risco.
O mercado de trabalho não quer grandes pensadores,querem bombeiros
[quote=lucasvvasconcelos]Isso é dar um tiro no escuro e tentar acertar o alvo…
Dá próxima pelo menos pede um bom dinheiro para valer o risco.
O mercado de trabalho não quer grandes pensadores,querem bombeiros [/quote]
Talvez pensadores são melhor aproveitados em cargos de gestão, enquanto bombeiros são melhores botando a mão na massa.
Você não deveria ter exposto ao gestor dessa forma, deveria ter tentando convencer o “arquiteto” que você conhecia uma maneira melhor de fazer, e explicar o porque de tais decisões.
Mas se você não sabe como melhorar e simplesmente diz “está errado”, sinceramente, eu teria feito a mesma coisa.
É muito difícil trazer mudanças a pessoas que tem um certo respaldo no negócio, tem que ter uma estratégia para fazer isso. Em uma palavra, ser mais político.
[quote=xdraculax]Você está certo, mas executou errado.
Você não deveria ter exposto ao gestor dessa forma, deveria ter tentando convencer o “arquiteto” que você conhecia uma maneira melhor de fazer, e explicar o porque de tais decisões.
Mas se você não sabe como melhorar e simplesmente diz “está errado”, sinceramente, eu teria feito a mesma coisa.
É muito difícil trazer mudanças a pessoas que tem um certo respaldo no negócio, tem que ter uma estratégia para fazer isso. Em uma palavra, ser mais político.[/quote]
Então, eu contei o resumo da historia.
Na verdade no inicio eu fiz exatamente isso, mostrei as falhas para o “arquiteto”, expliquei o pq dos erros e demonstrei e claro os caminhos corretos isso tudo é claro com o maximo de educação e humildade.
Quem não viu o andamento das coisas pode dizer o mesmo que vc, que não tive tato, mas a questão é que o cara não tem humildade, a cada erro que apontava o cara insistia mais ainda em não aceitar.
Cara nunca se esquente com esses arquitetos puros, eles só querem brincar de tecnologia. Nunca queira trabalhar nessas equipes isoladas. Na maioria dos sistemas de informação o Negocio é mais importante e complexo do que a tecnologia, sendo desperdício adotar complicações muitas vezes desnecessárias, que sao mais para justificar a função de arquiteto. Ideal é ir para lugares em que a arquitetura seja definida dentro da equipe do projeto focada no Negocio e que considere a opnião de todos.