estou fazendo um programinha d bingo q esta quase pronto, porem queria fazer um “detalhe” nele, q seria isso:
qndo meu usuário clicar no botão de sorteio, antes da palavra ser sorteada, qria q mostrasse tipo uma progressbar, como se estivesse “pesquisando” a palavra q será sorteada, e depois q ele estiver cheio, ai sim exibir a palavra…
já li vários tópicos sobre progressbar, mas nenhum deu certo… sendo assim, gostaria d saber se seria melhor fazer esse “detalhe” com progressbar, ou com um gif animado?
e independente da opção, como posso fazer isso? :?:
num periodo d 5 segundos, por exemplo, ele vai mostrar a barra d progressao nesse comando ai, carregando…
ai, depois desse tempo ela para e exibe a palavra sorteada, entende?
Se você for fazer uma barra que carrega enquanto a pesquisa esta sendo feita, ela mal irá aparecer, pois vai ser bem rapido.
Nesse caso um .gif e um Timer resolvem.
[quote=brunosupremo]Se você for fazer uma barra que carrega enquanto a pesquisa esta sendo feita, ela mal irá aparecer, pois vai ser bem rapido.
Nesse caso um .gif e um Timer resolvem.[/quote]
Então, eu tmb pensei nisso, e sei q a pesquisa é rapida, e ñ daria tempo d ver a barra… só q tanto pra barra, como pro gif, imaginei um timer ou um contador de 5 segundos, e depois q acabar esse tempo, ele mostra a palavra sorteada…
Eu nunca usei a JProgressBar, mas acredito que seja simples, ela deve ter um atributo que diz em que posição a barra já está. Tudo o que você iria precisar é incrementar esse valor conforme o tempo passa no Timer. E um if no final pra parar o Timer quando a barra já estiver no maximo.
Eu fiz uma vez algo parecido em outra linguagem, mas usando gambiarras. Basicamente usei um painel de largura 0, e com o tempo ia incrementando a largura, até atingir o tamanho certo.
1 - Crie sua JProgressBar com setIndeterminate(true). Assim a barrinha fica de 1 lado pro outro e vc nao esquenta com calculos de incremento.
2 - Exiba sua progressBar numa Thread separada (crie uma nova). Caso contrário vc nao verá o efeito da animação visto que sua unica thread (main) está ocupada.
[quote=fabim]1 - Crie sua JProgressBar com setIndeterminate(true). Assim a barrinha fica de 1 lado pro outro e vc nao esquenta com calculos de incremento.
2 - Exiba sua progressBar numa Thread separada (crie uma nova). Caso contrário vc nao verá o efeito da animação visto que sua unica thread (main) está ocupada.[/quote]
vc poderia me dar um exemplo d como seria essa Thread aplicada a uma progressbar?
pq eu lembro d uma fez, q ter trabalhado com ela na construção d um contador gráfico, mas para a barra d progresso, ainda ñ…
[quote=fabim]No topico abaixo eu coloquei um exemplo usando SwingWorker:
Ahh fabim, eu ja tinha visto esse tópico no fórum, mas ñ consegui fazer nada, pois o link q esta lá e q pede para baixar o SwingWorker, ñ funciona, entao ñ pude testar nada…